sábado, fevereiro 02, 2008

AVISO CONTRA UMA MENTIRA DA TRETA QUE CIRCULA EM E-MAIL SOBRE CARTÕES MULTIBANCO

Um amigo enviou-me um e-mail e pediu que eu averiguasse se aquilo era verdade. Porque, a sê-lo, era bom inserir aqui, no LL. Tratava-se de divulgar um pretenso truque contra assaltos quando se estivesse no multibanco: o ladrão queria que eu digitasse o código, eu digitava o código invertido e, zás, a máquina alertava a Polícia...
Uma grande treta.
Vinha no mail o nome de um técnico de informática do Ministério da Justiça. E os contactos - tudo em formato bem oficial.
Pego no telefone, ligo, atendem, dizem:
- Ministério da Justiça, Direcção-Geral de Justiça.
Julgo ter percebido isso. Pergunto pelo técnico tal. Resposta imediata:
- Não está. Mas se é por causa de um mail sobre cartões multibanco, esclareço que é tudo falso.
E eu:
- Ok. Obrigado.
Desligo. Marco o 12118. Dou o número referido, para «checar». Podia alguém ter colocado o seu número, dizer que era do MJ e... desmontar assim facilmente a denúncia.
Por isso, fui então às Informações da PT. E, de facto, corresponde-lhe um departamento do MJ.
Portanto, estou em condições de lhe garantir: aquele e-mail é falso. Não acredite em fantasias: se for assaltado, não resista, não use truques, não vá em cantigas. Arrisca aleijar-se a sério.

2 comentários:

Anónimo disse...

quem tivesse um código q pudesse ser lido igual nos 2 sentidos estava tramado, o senso comum diz logo q o email é absurdo. mas infelizmente muita gente ainda acha q não precisa certificar-se da veracidade só pq no remetente diz que vem de alguem ou algum sitio "acima" de suspeitas.

j.lip's disse...

O pior é que ainda há gente que acredita! Os números capicuas estariam sempre a activar a polícia!