quinta-feira, dezembro 20, 2007

Feira da Ladra: requalificação precisa-se, diz Vitor Agostinho


Quem olha para a Feira da Ladra? - «pergunta» Vitor Agostinho, presidente da junta de São Vicente de Fora?
VA reclama a requalificação do local e com toda, mas toda a razão.

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema da feira são muitos e vários, passe a expressão. Mas sem dúvida o mais chocante é o seu estado de abandono, de demissão e de falta de autoridade da Câmara. Por exemplo, em controlar as vendas de clandestinos fora do recinto da feira. Há passeios totalmente ocupados por feirantes em ruas de tráfego intenso onde em dias normais já é difícil transitar. Junte-se a isto o estacionamento clandestino dos visitantes e dos próprios feirantes (a Ford Transit é hoje o burro de outros tempos), os autocarros nos dois sentidos e teremos uma amostra do caos q aí reina ás terças-feiras (dia de trabalho) e aos sábados.
O que se passa é q o espaço já não tem condições. Pretende-se meter o rossio na betesga. Nos dias normais aquele espaço é um estacionamento e totalmente ocupado!
Não é preciso acabar com a feira. Há é que disciplinar o espaço e fundamentalmente criar condições (como estacionamentos) para existir com dignidade.
Para quem apenas tem a visão romêntica da Feira há que lembrar que na zona também moram pessoas e há empregos, com direitos.

Anónimo disse...

Caro GAC (presumo que nada tenha a ver com o Grupo de Acção Cultural)

Realmente o problema da Feira da Ladra são muitos. Relativamente ao seu comentário passo a enumerar os pontos indicados:
1-Ocupação clandestina de passeios com venda fora do recinto da feira,existe de facto (Rua do Mirante e calçada em redor do Panteão Nacional, estado de abandono e demissão e de falta de autoridade da Câmara Municipal de Lisboa;
2-Estacionamento "clandestino";
3-Manter a Feira e disciplinar o espaço e criar condições para existir com dignidade.

Quanto ao ponto 1 lembro-lhe que a feira da ladra tem mais de 600(!!!) vendedores licenciados com lugar fixo ou o chamado acidental. Sendo a feira actualmente fiscalizada na totalidade por 3/4 Fiscais da Câmara, acompanhados por 2 Agentes da Policia Municipal (numero bastante reduzido para a quantidade de vendedores e visitantes), que tentam fazer o seu trabalho da melhor maneira possivel, com dignidade e esquecendo que aos sabados em vez de estarem com a familia estão ali a trabalhar, quando abordados (já os abordei) são correctos e construtivos (raro nos agentes fiscalizadores), tendo sido bastante esclarecedores quanto ás questões por mim colocadas, daqui o meu obrigado.
Ponto 2 -O estacionamento clandestino que fala, não é apenas em dias de feira é todos os dias. Neste local estaciona-se diáriamente de forma abusiva em cima de passeios, passadeiras, placas centrais....(consulte o codigo da estrada).
Ponto 3- Manter a feira e criar condições para esta se manter de forma digna é um problema que o Sr. PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DEVERIA SE BATER. O estacionamento de que fala é um problema diário como acima disse, cabendo á Junta de Freguesia em parceria com a CML resolver o problema de estacionamento DIÁRIO para os residentes. O SR PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DEVERIA EM VEZ DE QUERER FICAR COM O MERCADO DE SANTA CLARA (OBSSEÇÃO), BATER-SE PARA NÃO PERDER A FEIRA NESTE LOCAL (COM MELHORAMENTOS AO SEU FUNCIONAMENTO É CERTO), COMO JÁ PERDEU AS OFICINAS, JÁ PERDEU O COLÉGIO DA CASA PIA (ESTÁ Á VENDA)BREVEMENTE PERDERÁ O CASÃO MILITAR,E O HOSPITAL DA MARINHA. FICARÁ COM UM CONDOMINIO DE LUXO (LOCAL DO COLÉGIO)E UM ESPAÇO (MERCADO) PARA ENTRETER OS PROBETANAS QUE ALI VIVEM...... Então a Freguesia deixará de ser S. Vicente de Fora mas S. Vicente Daqui para fora.....