sexta-feira, março 23, 2007

CRIL: 150 mil veículos por dia







Poluição, doenças, barulho não vão faltar

Populações da proximidade, em Lisboa e na Amadora preocupadas
Santa Cruz de Benfica, Damaia e Alfornelos queixam-se de onde lhes vai doer
Coisa horrível que aí vem para aqueles lados… 150 mil veículos por dia
Mas como é possível que os jornalistas ainda não tenham descoberto estas tristes notícias?
Tanto as Comissões de Moradores de Santa Cruz de Benfica e da Damaia como a Associação Cívica de Moradores de Alfornelos.

Santa Cruz e Damaia

No 1º blog pode ler-se, por exemplo, o seguinte: «Implicações deste traçado (onde estão previstos circular mais de 150.000 veículos dia):
Pelo facto de apresentar 3 curvas perigosas, com deficiente visibilidade, e com excesso de entradas e saídas (tipo 2ª Circular), é de prever que o acidente será uma constante, com a inevitável perda de vidas humanas;
Em termos de eficiência rodoviária, e tendo em conta o número elevado de veículos, é fácil perceber que esta solução não irá resolver os problemas de mobilidade.
Os congestionamentos nas entradas e saídas serão inevitáveis. As vias de entradas e saídas (nós / rotundas) não são as mais adequadas, indo contra as próprias normas das Estradas de Portugal (Ex. IEP / JAE);
As populações (mais de trinta mil pessoas), por onde passa este traçado, verão a sua qualidade de vida degradada de forma irreversível, em consequência dos elevados níveis de poluição e ruído.
Nas zonas dos nós / rotundas (entradas e saídas da CRIL) as mortes por atropelamento serão frequentes. Basta recordar o que se passou em Alfornelos no período em que existiu o acesso à CRIL: inúmeros acidentes que levaram ao fecho daquele acesso após várias manifestações da população.
Este projecto atenta gravemente contra a Segurança Rodoviária, a Saúde Pública e o Ambiente.
Exemplo dos graves impactes causados pelo Nó da Damaia na população de Santa Cruz de Benfica e da Damaia: poluição dos escapes dos mais de 120.000 veículos/dia: problemas respiratórios, cancerígenos e outros... com sofrimento para o cidadão e custos para o Estado».

Alfonelos

Os moradores de Alfornelos, Amadora, também não estão tranquilos. No seu blog enunciam as consequências que prevêem, se o projecto do Governo – apoiado pela Câmara da Amadora, for para a frente: «poluição do ar, poluição sonora, degradação paisagística, doenças graves, desvalorização do nosso Património, excesso de tráfego (que) dificultará entrada e saída da nossa freguesia, elevada sinistralidade (o projecto não cumpre as regras de projecto da antiga JAE), degradação da nossa qualidade de vida».

Sem comentários: