sexta-feira, agosto 31, 2007
Teixeira Pinto sai
Ou seja: já se demitiu? Então que descanse em paz...
Temas destacados por António Costa para a próxima sessão de 4ª-feira
Diversos
Equipa de Maria José Morgado inicia investigação à CML - diariodigital.sapo.pt; Diário Digital
Morgado começa a investigar caso Bragaparques - www.portugaldiario.iol.pt; Portugal Diário
Câmara de Lisboa e Sporting chegam a acordo
Câmara de Lisboa e Sporting chegam a acordo
Em causa está o loteamento de 80 mil metros quadrados, que ainda não foi aprovado devido a divergências.
A Câmara Municipal de Lisboa e o Sporting chegaram a um entendimento sobre o loteamento dos terrenos do clube. O acordo estabelece que as divergências entre a autarquia lisboeta e o clube de Alvalade serão resolvidas por um tribunal arbitral, constituído pelas duas partes. A proposta de entendimento deverá ser aprovada, em reunião de Câmara, na próxima semana.
31 de Agosto de 2007, 19:16
Lisboa, 31 Ago (Lusa) - O vereador José Sá Fernandes acusou hoje o ex-presidente da Câmara de Lisboa de ter bloqueado o processo dos terrenos do Sporting "intencionalmente ou por inépcia".
Carmona Rodrigues, actualmente vereador independente, contrapõe que a proposta de loteamento que será apresentada pela maioria PS/BE é a mesma que apresentou no anterior mandato.
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), chegou a acordo com o Sporting sobre o loteamento dos terrenos do clube, entendimento que será apresentado quarta-feira na reunião do executivo, disse hoje à Lusa fonte do Município.
Segundo a mesma fonte, o acordo estabelece que as "questões polémicas" que impediam a aprovação pela Câmara de um loteamento de 80 mil metros nos terrenos do clube sejam decididas por um "tribunal arbitral".
Capitólio: reabilitação / Terceira Travessia do Tejo: debater
Equipa de Maria Morgado inicia investigação à CML
O despacho assinado por Pinto Ponteiro referia que Maria José Morgado e a equipa existente iam continuar a «acompanhar os inquéritos e processo relativos ao «Apito Dourado», até os mesmos estarem findos».
Nota da CDU de Lisboa sobre a privatização do Quartel da Graça
Operação camuflada do Governo na prática aponta para a entrega do Quartel da Graça a privados
Câmara de Lisboa, o órgão de Poder Local, não foi tida nem achada
«Está em curso uma operação de privatização do Monumento Nacional que é o Quartel da Graça. Encapotada, é certo, de «contrato administrativo de concessão» por 75 anos, etc., mas não é outra coisa se não isso mesmo: uma privatização, na prática.
O Despacho 19 778 / 2007, hoje mesmo publicado em «Diário da República» não deixa dúvidas de que se trata de um «truque» mal concebido para entregar este património ao capital privado.
(…) Leia mais aqui.
Célula do PCP na CML defende trabalhadores com vínculo precário
Durante a campanha eleitoral o PCP alertou para a possibilidade desta situação vir a acontecer.
(…) Leia mais aqui.
D. Pedro IV ainda mexe...
«A Comissão de Moradores do IGAPHE do Bairro das Amendoeiras informa que os elementos da comissão foram constituídos arguidos no inquérito nº4396/06.2TDLSB, fruto de uma queixa-crime movida pela Fundação D. Pedro IV e pelo seu presidente Eng. Canto Moniz e que serão interrogados amanhã, dia 31 de Agosto, a partir das 14 horas.»
(…) Leia mais aqui.
Foi hoje. Aguardemos notícias.
Propinas, empréstimos e investimentos do Estado
Acordo CML-Sporting
Olááá! Aqui há pardal!
«Dois importantes porta-vozes do governo chinês afirmaram que as suas consideráveis reservas de dólares estadunidenses e Títulos do Tesouro “são uma grande contribuição para a manutenção da posição do dólar como moeda de reserva”.Se os EUA adoptarem sanções para provocar a valorização da moeda chinesa, “o banco central chinês ver-se-á obrigado a vender dólares, o que poderia levar a uma massiva desvalorização do dólar”.Se os mercados financeiros ocidentais forem suficientemente inteligentes para compreender a mensagem, as taxas de juro dos EUA aumentarão sem ter em conta nenhuma acção ulterior da China. Neste momento a China não precisa de vender um único Título. Num instante, a China deixou claro que as taxas de juro dos EUA dependem da China e não da Reserva Federal Americana (FED).»
... ODiário.info
Mais uma rua da Amadora com falta de policiamento...
Brutal
(...) PD
Próxima sessão da CML: mais temas
quinta-feira, agosto 30, 2007
Deslocalização de serviços públicos preocupa a CDU na CML
«(...) · o esclarecimento das intenções do Governo, quanto à deslocalização ou extinção de serviços públicos do Estado na cidade de Lisboa e alienação de instalações;
· o estabelecimento de canais regulares de diálogo, sobre medidas do Governo que, à semelhança das agora em questão, tenham impactos na vida da cidade e nas competências municipais em gestão do território e urbanismo.
· O estabelecimento de procedimentos regulares que salvaguardem que a CML será sempre informada e deverá emitir o seu parecer.»
Leia a proposta na íntegra aqui.
Lisboa: CDU propõe fim da Emarlis
Numa proposta a apresentar na próxima reunião de Câmara, na quarta-feira, a CDU defende que a Câmara deve «propor à Assembleia Municipal de Lisboa a extinção da Emarlis - Empresa Municipal de Águas Residuais de Lisboa», liquidando o seu património, a reverter para a autarquia, e integrando os trabalhadores em outros serviços.
Ota: Quercus pode recorrer a tribunais para exigir novo estudo
«Temos dois juristas a analisar a possibilidade de recorrer aos tribunais, para exigir um novo estudo de impacte ambiental», afirmou à agência Lusa Francisco Ferreira, da Quercus.
O EIA que a Quercus põe em causa foi realizado em 1999 e, tal como a legislação de impacte ambiental exige, comparou apenas duas alternativas de localização para o aeroporto de Lisboa: Ota e Rio Frio.
Júdice e os consensos na Câmara de Lisboa
Concorrente do Youtube
Le Monde alerta para perigos de comida chinesa...
Para os investigadores, os utensílios de cozinha provenientes da China também são insalubres, por alegadamente conterem vestígios de níquel, de manganês ou de crómio susceptíveis de contaminar os alimentos.»
Portagens nas SCUT não são para já
O Diário Económico garante que a introdução de portagens será irrealizável no presente ano e é de muito duvidosa concretização ao longo do próximo.
quarta-feira, agosto 29, 2007
Veto à lei da GNR
CM Porto faz o mal e a caramunha?
29 de Agosto de 2007, 16:39
Porto, 29 Ago (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) acusou hoje a Câmara do Porto de estar a "criar um cenário" para permitir a privatização do serviço de recolha municipal de lixo, considerando injustas as acusações de falta de brio profissional.
"Este é um cenário montado para preparar a opinião pública", afirmou João Avelino, do STAL, em declarações à Lusa, comentando o aviso feito hoje pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, sobre a possível privatização da recolha de lixo na cidade.
Depois de ter visitado esta manhã algumas zonas da cidade para avaliar a eficácia da limpeza urbana, Rui Rio admitiu alargar a privatização dos serviços caso os trabalhadores não cumpram as suas obrigações profissionais.
Em causa está a acumulação de lixo nas ruas de algumas zonas da cidade, alegadamente por deficiência dos serviços municipais.
"Uma pessoa não pode receber o salário e depois não cumprir com o que está obrigado", afirmou Rui Rio, frisando que "ou as pessoas cumprem profissionalmente ou a alternativa será concessionar (a recolha de lixo) a privados".
Para o sindicalista João Avelino, a autarquia pretende alargar a privatização dos actuais 50 por cento para a quase totalidade da recolha de lixo porque "o negócio é mais apetecível quanto maior for a área concessionada".
João Avelino criticou ainda a autarquia por estar a culpar os trabalhadores pela situação, defendendo que a Câmara do Porto "devia era preocupar-se em penalizar quem não cumpre os regulamentos".
Em causa estão os comerciantes e particulares que colocam o lixo na rua fora das horas e dos locais previstos para o efeito.
"Os trabalhadores estão a ser injustamente acusados de falta de brio profissional", frisou o dirigente do STAL.
FR.
Lei sobre venda etc. de património do Estado...
Lisboa: Associação de moradores da Baixa apela à CML para mediar acordo que permita continuação do Grémio Lisbonense
"Todos os esforços têm de ser feitos para que o Grémio permaneça no local e a Câmara de Lisboa tem de ter responsabilidades. Não podemos deixar que este tipo de associações desapareçam", afirmou à Lusa a presidente da Associação de Moradores da Baixa Pombalina, Anabela Rocha.
"É uma relação longa e há interesse das partes para que se mantenha no local. A Câmara deve mediar um acordo entre as partes, mesmo que seja um novo arrendamento. É impensável que não se possa chegar a um acordo", disse.
A centenária associação de cultura e recreio Grémio Lisbonense tem uma ordem de despejo, a executar até Setembro, para deixar as instalações que ocupa na Praça do Rossio desde 1842, revelou à Lusa o vice-presidente da instituição.
Durão é homem de coragem!
Partido local em Lisboa?
Um aviso
A Polícia Judiciária decidiu investigar de uma forma articulada as mortes de Aurélio Palha, dono da discoteca Chic, e de Nuno Gaiato, segurança da discoteca River Caffé, e um tiroteio entre grupos rivais à porta deste espaço nocturno de diversão.
- Ministro Rui Pereira ordenou reforço da vigilância nas zonas de diversão nocturna
- Luís Filipe Menezes exige explicações do governo para aumento da criminalidade na área do Porto
- PS e PCP culpam câmara do Porto pelo aumento da insegurança na cidade
- Donos de discotecas do Porto criticam "impunidade" na noite da cidade
Blog nº 11 milhões e tal...
terça-feira, agosto 28, 2007
Mercado de escritórios de Lisboa entra na rota da aceleração de rendas
A propósito de corvinas e amêijoas...
Leitores do LisboaLisboa andam preocupados em dar mais sugestões para ajudar a resolver a crise financeira da CML... E eu tenho de lhes dar voz!
Contributos dos leitores do LL, para reflexão
O Sr. Vereador quer diminuir a "generosidade" da Câmara então ficam aqui 2 sugestões:
12:50 PM
Anónimo disse...
Então mais outra sugestão:
3:29 PM
Fica mais uma sugestão:
3:29 PM
2:43 PM
PSD / Lisboa: antecipar as eleições?
segunda-feira, agosto 27, 2007
GEOTA e Fundação Vodafone apelam a corredor verde para Lisboa
Inserida na Semana Europeia da Mobilidade, que antecede o Dia Sem Carros, a ideia visa promover um maior desenvolvimento de uma consciência ambiental, individual e colectiva e sensibilizar a sociedade em geral para as vantagens da criação de um corredor verde.
domingo, agosto 26, 2007
Terreiro do Paço sem carros
"Aos Domingos Terreiro do Paço é das Pessoas" é uma das dez medidas prioritárias anunciadas pelos presidente da Câmara, António Costa, para o inicio do mandato e implica o encerramento ao tráfego automóvel das laterais do Terreiro do Paço e o troço da Ribeira das Naus entre o Largo do Corpo Santo e o Campo das Cebolas». (...)
Ota ou Alcochete?
1
Diário de Notícias - LisboaGoverno vai decidir localização no princípio de 2008
Ota abandonada há meses pelo Governo
3
«Há meses que a Ota já acabou»
4
Rádio Renascença
5
Diário Digital
6
TVI
7
Diário de Notícias
8
Todas as 37 relacionadas »
O homem que sabia prever o tempo
Leia aqui, no LL2.
sábado, agosto 25, 2007
70 mil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 70 mil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Monsanto: Sá Fernandes muda de opinião e diz-se aberto a melhorias do Campo de Tiro
A concessão que o Campo de Tiro mantinha com a autarquia lisboeta terminou há cerca de um ano, embora tenham sido dados sucessivos prazos para que fosse apresentado um plano de melhoria, que prevenisse o ruído e a contaminação do solo pelo chumbo.
Para o vereador do BE, "existe relativo consenso" quanto à ideia de que a permanência do campo de tiro "não é a solução mais adequada".»
Amêijoas não convencem
Dirigente do PCP diz que Bloco se "colou" ao Governo
LNEC dá «luz verde» a Alcochete
Última actualização às 13:42 de hoje
O estudo foi feito por 20 especialistas de diversas áreas, mas o relatório final só chegará às mãos de Mário Lino no início do próximo mês. No entanto as conclusões do laboratório nacional de engenharia civil já são conhecidas: de acordo com o jornal «Expresso», o estudo dá «luz verde» à localização do novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete.
A principal barreira à localização em Alcochete foi demolida com a disponibilidade manifestada pelo ministro da Defesa, Mário Lino, que cedeu 7500 hectares do campo de tiro. As questões da população de sobreiros ou das aves migratórias também não representam problema de maior para a equipa que realizou o estudo.
Depois de definida a viabilidade do campo de tiro de Alcochete, o laboratório terá agora que realizar, até ao final do ano, um estudo comparativo entre as duas localizações: Ota e Alcochete. Prazo considerado muito apertado pelos responsáveis do estudo.
TVI
LNEC está a estudar Ota e Alcochete / José Sócrates: Governo decide localização do novo aeroporto no início de 2008 / 25.08.2007 - 15h36 Lusa, in Público Última Hora
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o Governo vai decidir no início do próximo ano a localização do novo aeroporto de Lisboa, com base num estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que está a comparar a Ota com Alcochete.
"O LNEC vai estudar a comparação entre esse sítio [Alcochete] e o da Ota de forma a que o Governo possa tomar uma decisão no princípio do próximo ano", disse José Sócrates. (... ): leia o resto da notícia, clicando sobre o link do Púb Ú H. E leia mais notícias sobre esta matéria, aqui.
Última hora: morreu Prado Coelho
O escritor, ensaísta e professor universitário Eduardo Prado Coelho faleceu esta manhã na sua residência em Lisboa
Opiniões sobre a 'coligação' PS/BE de Lisboa
Poderá Costa manter a coligação em Lisboa?
Semanário - ( dia 23 de Agosto ) ...por causa do acordo em Lisboa e das medidas de contenção...para dentro da Câmara Municipal de Lisboa, agravando os problemas...preços controlados em Lisboa, uma medida igual às...ter a primeira Câmara Municipal do País, em coligação...
.
E ainda:
CML pondera renegociar Gertrude:
Assistência aos semáforos de Lisboa em causa...
Ex-vereadora da Câmara de Lisboa ouvida no âmbito do processo Bragaparques / Desconhece-se o teor do inquérito (Púb. Ú H)
.
sexta-feira, agosto 24, 2007
Sugestões de leitores do LL para aumentar a receita e cortar na despesa da CML
Aí vão as sugestões, tal e qual:
«««Anónimo disse...
O Sr. Vereador quer diminuir a "generosidade" da Câmara então ficam aqui 2 sugestões
1ª.
Verificar quantas casas a Câmara tem alugadas para instalar serviços a pagar renda quando a própria Câmara é a maior proprietária do País. Até para realojamentos se alugaram casas que a Câmara suporta a renda.
2º.
Quantos alugueres a Câmara tinha feita ao Estado para este instalar serviços como é o caso das Conservatórias do Registo Civis e Predial que agora que têm instalações novas deixam nas da Câmara pequenos "arquivos" como é o caso da Alexandre Herculano 23 onde já não funciona o Registo Civil.Sugestão para o Sr. Vereador tirem os primeiros dos sítios onde estão e ponham-nos nos segundos . Resultado: Corte na despesa»»».
12:50 PM
«««Anónimo disse...
Então mais outra sugestão
Todos os prédios da Baixa estão isentos de IMI por ser zona histórica. O Sr. Vereadot acha isto justo que o Millenio, o Montepio a Caixa Geral Dep as companhias de Seguros e todas as nacionais e multanacionais instaladas na Baixa não paguem aquilo que qualquer um de nós com a casa hipotecada ao Banco, pobres mortais pagantes, temos de enfrentar todos os anos, o IMI. Então se calhar será necssário o Sr. Presidente pedir ao seu amigo das Finanças q altere a lei e dê só isenção nas zonas históricas aos propritários com casas alugadas a preços muito baixo e para habitação»»».
3:29 PM.
Carta aberta a uma amiga
Partilho das tuas preocupações. Mas elas são um efeito especialmente previsível. Pouco poderás contra as leis do mercado. A partir de agora és mais uma. Apenas. Nas redacções, há que encontrar um reforço de substituição... e parece que já está definido. Ou não deste conta disso? Hoje é a TVI, amanhã é outro e mais outro...
(...)
Lê o resto aqui, pf.
Um abraço amigo,
JCM.
(Caro leitor, para entender melhor esta linguagem cifrada, clique em cima do link acima - «Caríssima CO»)
Terreiro do Paço sem carros levanta dúvidas
Finanças da CML
Câmara de Lisboa quer diminuir isenções de IMI
«A Câmara Municipal de Lisboa vai rever as isenções no IMI para subir a receita. Se o corte na despesa é o grande pilar da estratégia do novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, para equilibrar as contas, o aumento da receita está na mira do homem das Finanças do novo executivo camarário, Cardoso da Silva, noticia o «Semanário Económico».
Desde logo, vai rever todas as taxas municipais e, neste capítulo, para o ex-director geral do BCP, não restam dúvida de que «há generosidade excessiva na concessão de isenções no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis, ex-contribuição autárquica)». Este hábito é para terminar dada a incompatibilidade com a condição financeira da câmara. Mais, o vereador afirma que fará um grande esforço para duplicar a taxa de IMI sobre os edifícios devolutos ainda este ano, o que não é tarefa fácil.»
Jornal belga liga Barroso ao caso Somague (ilegalidade do PSD em 2002)
O jornal escreve, citando como fonte a imprensa portuguesa, que «o Partido Social Democrata português (PSD, centro-direita) beneficiou em 2002, quando era dirigido pelo actual presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso, de fundos ilícitos pagos por uma empresa privada».
Assédio em Tavira?
De acordo com o Diário de Notícias desta sexta-feira, o assédio sexual terá ocorrido na primeira quinzena de Julho de 2006, num «fim-de-semana», no «gabinete da presidência», segundo a queixosa, que se afirma agora perseguida pelo autarca.
quinta-feira, agosto 23, 2007
Uma proposta com título grandiloquente mas cheia de nada...
Na quarta-feira, ontem, na sessão da Câmara de Lisboa, o BE apresentou e o PCP votou contra uma proposta que fala de Orçamento Participativo. A votação do PCP, um partido que integra a CDU, CDU que pratica este modelo nas câmaras, poderá parecer estranha. Mas não é.
Vamos por partes.
Leia mais no LL2, clicando no link acima.
«O valor da abstenção de Costa pela Portela+1»
«A Câmara Municipal de Lisboa adoptou ontem, por maioria, uma recomendação ao Governo: quer que o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa abranja a hipótese Portela+1. A proposta foi apresentada por Helena Roseta. Mas, tendo sido aprovada, passou a ser de toda a câmara. O que quer dizer que a Câmara de Lisboa, presidida pelo PS, recomenda ao Governo, do PS, que faça um estudo sobre um cenário que o Governo tem rejeitado em absoluto.
Eventualmente, uma terceira via: a expectativa ou quase certeza de que a posição do LNEC não prejudica as opções do PS no Governo...
Tem havido «alguns contactos»
A Câmara de Lisboa e o Sporting têm vindo a manter “contactos” sobre o loteamento dos terrenos do clube cuja aprovação foi herdada pelo actual executivo da capital, liderado por António Costa.
Uma ideia que já deu um bom efeito: fazer-nos rir a bandeiras despregadas...
Bombeiros satisfeitos após reunião com presidente
Leia mais no site da TSF
Pior a emenda que o soneto...
Blogue "pessoal" de Menezes é feito por assessor
22.08.2007 - 13h45 Ricardo Dias Felner
O blogue de Luís Filipe Menezes é feito por um dos seus assessores, afirmou ontem ao PÚBLICO António da Cunha Vaz — da agência de comunicação que foi contratada para fazer a campanha do autarca de Gaia para a liderança do PSD —, a propósito da notícia do PÚBLICO que revela que o presidente da Câmara copiou, sem referir a fonte, artigos nomeadamente da Wikipédia sobre Michelangelo Antonioni, Bergman, sobre Hiroshima e sobre Miguel Torga.
Outros textos com interesse para esta matéria:
Menezes: plágio de textos da Wikipédia é "um lapso"
Algumas das frases transcritas por Menezes
Textos assinados por Luís Filipe Menezes copiados de sites da Internet
Blog de Luís Filipe Menezes
Público Última Hora
Notas publicadas sobre a primeira reunião da CML «a sério»
Os «takes» da Lusa esta tarde
1
Câmara aprova alteração orçamental, orçamento rectificativo e defende estudos sobre "Portela + um"
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 2007, 23:41
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje a nona alteração orçamental de 2007, de sete milhões de euros, uma verba que se destina maioritariamente a retomar obras que se encontram paradas na capital.
Na nona alteração ao Orçamento de 2007, no valor de sete milhões de euros, 6,3 milhões destinam-se a dotações orçamentais da direcção municipal de Projectos e Obras para permitir o pagamento de algumas empreitadas paradas.
2
Oposição vota adiamento proposta de reuniões descentralizadas, António Costa avisa que PS/BE podem avançar com as sessões (ACTUALIZADA)
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 1007, 22:38
Lisboa, 22 Ago (Lusa)- Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa votaram hoje pelo adiamento da proposta socialista para a realização de reuniões descentralizadas mas o presidente da autarquia afirmou que a maioria PS/BE poderá avançar sozinha com as sessões.
Em causa está uma proposta socialista para a realização mensal de reuniões de Câmara em diferentes locais da capital destinadas exclusivamente à intervenção da população.
"Se a maioria da Câmara não quiser, eu próprio e todos os vereadores com pelouro realizaremos reuniões com os cidadãos em diferentes zonas da cidade", afirmou António Costa na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.
3
António Costa afasta despedimentos de funcionários e vai analisar situação de trabalhadores precários (ACTUALIZADA)
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 2007, 21:49
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS) garantiu hoje que está a fazer uma "análise criteriosa" dos trabalhadores com vínculos precários que possam vir a fazer parte dos quadros da autarquia e afastou despedimentos de funcionários.
"Quem é funcionário da Câmara está no quadro e não seremos nós a promover despedimentos. Não podemos é confundir funcionários com pessoas em situação de avença, que são 1.038, e, dentro destes, estamos a fazer uma análise criteriosa, caso a caso", disse António Costa.
O autarca, que falava na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal, recusou ainda que os dez concursos externos que anulou, e que viriam a permitir a integração de mais de quatrocentas pessoas nos quadros da autarquia, servissem para regularizar a situação dos cerca de 1.200 trabalhadores com vínculo precário do Município.
Por Ana Clotilde Correia
No Público de hoje
Link para o artigo todo:
Presidente da autarquia afirma que vão ser analisadas caso a caso as necessidades de trabalhadores com vínculo precário no município
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, recusou ontem despedimentos de funcionários, mas justificou que, perante as actuais dificuldades financeiras do município, não seria compreensível a admissão de centenas de trabalhadores para os quadros da autarquia."Quem é funcionário da câmara está no quadro e não seremos nós a promover despedimentos. (...)
António Costa obrigado a pedir estudo a Governo sobre Portela
A Câmara de Lisboa aprovou ontem uma proposta que visa "exigir do Governo" que a hipótese Portela mais Alcochete seja incluída no estudo comparativo, ... (DN)
O valor da abstenção de Costa pela Portela+1
A Câmara Municipal de Lisboa adoptou ontem, por maioria, uma recomendação ao Governo: quer que o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa abranja a ... (DN)
Helena Roseta impõe solução Portela + 1
Mais, os bloquistas consideraram que a atitude da CDU, na reunião do executivo, “parece configurar uma linha de afastamento da Câmara Municipal e das suas ... (CM)
O PS e os assessores
O problema da oposição socialista à maioria social-democrata na Câmara Municipal de Coimbra parece ser a falta de um assessor político. ... (Campeão)
Lisboa: oposição dá nega a Costa
Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa votaram esta quarta-feira pelo adiamento da proposta socialista para a realização de reuniões descentralizadas ... (PD)
Alteração ao regimento foi adiada
A alteração ao regimento camarário que previa, por proposta do chefe do Executivo lisboeta, António Costa, a realização de reuniões públicas e sem ordem de ... (JN)
quarta-feira, agosto 22, 2007
1.500 trabalhadores com vínculo precário em risco de serem dispensados
Sindicato dos trabalhadores da Câmara acusa António Costa de "ultrapassar competências do Governo"
Construção na Av. Infante Santo gera mais polémica
A IGAT "conclui pela verificação de procedimentos irregulares graves em práticas" da Câmara de Lisboa, "mas parece conformar-se com o uso reiterado das mesmas", sublinha a Provedoria.
O calendário e o blog: desfasamentos de um blog adiantado...
Regimento dos Sapadores de Lisboa em crise
Baixa-Chiado
A antiga vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa e ex-militante democrata-cristã, Maria José Nogueira Pinto, assegurou ontem ao CM que não tomou qualquer decisão sobre a sua participação no projecto de reabilitação da Baixa-Chiado, prometido pelo novo presidente da autarquia, António Costa (PS).
CM
Helena Roseta
Helena Roseta salientou que não fará acordos com a vereação socialista e que se recandidatará à presidência da Câmara nas próximas eleições de 2009.
Rádio Macau
E disse mais: à pergunta «Isso quer dizer que é cada vez mais remota a hipótese de assinar com António Costa um acordo como aquele que José Sá Fernandes assinou?» respondeu: «Os Cidadãos por Lisboa decidiram nesse sentido. Não estou em condições de aprovar nenhum acordo. E não vamos mudar de opinião de oito em oito dias.»
DN
Reforços para investigar a CML
DN
Venda de imóveis da CML
terça-feira, agosto 21, 2007
As amêijoas de Lisboa
Lisboa: Vereadora da Habitação Social da CML, Ana Sara Brito: «BE criticou por falta de esclarecimento»
PSD acusa; Roseta queixa-se; Sá Fernandes propõe
«É como se não existissemos»
Sá Fernandes quer que CML institua Orçamento Participativo
CDU propõe equipas de intervenção rápida para o espaço público
Grande bronca que o PSD deu
O acórdão do TC, a que a Agência Lusa teve acesso, deu como cabalmente provado que a SOMAGUE, SA pagou em 2002 uma factura no valor de 233.415 euros por serviços prestados ao PSD e à JSD pela empresa Novodesign.
Este tipo de pagamentos configura, à luz da lei do financiamento dos partidos políticos, um donativo indirecto punível com coima e perda a favor do Estado dos valores ilegalmente recebidos. (...)
Isto é o que se chama fazer peito
Equipas nos serviços para melhorar Lisboa – propõe a CDU
JN
Venda de património do Estado em causa: gabinete justifica por que é que António Costa não agendou proposta dos vereadores do PCP
CDU acusa Costa de não agendar proposta por «critérios de ...
segunda-feira, agosto 20, 2007
Falta de pessoal no DIAP
Contratações congeladas na CML
domingo, agosto 19, 2007
Um estudo de Eugénio Rosa
PS-BE em Lisboa: os factos políticos encavalitam-se…
Mas os factos políticos e a sua promoção desastrada começam a encavalitar-se:
1
Louçã avisa que Sá Fernandes vai confrontar muitas vezes António Costa.
2
Vêm dirigentes nacionais do BE e dizem: «O PS precisa deste acordo – mas... e o Bloco?»
3
Concelhia do BE exige medidas de apoio social para despejados de Marvila (mesmo que seja só isso – apoio social, que é coisa pianinha –, mas a linguagem não cai bem no PS que conheço).
4
«O verador José Sá Fernandes anunciou que vai pedir explicações sobre os despejos à vereadora da Habitação e Acção Social, Ana Sara Brito» - li aqui e aqui agora mesmo…
É muita fruta. É todo um contexto. É toda uma linguagem («Bloco condena» e tal). É todo um clima. Ná. Sinto que há algo que não bate certo com um acordo entre parceiros. Pode ser que esteja enganado. Mas acho tão estranho o à-vontade do BE como o concomitamte silêncio do PS. Isto não vai longe, digo-lho eu…
Coisa esquisita mesmo, na CML
«Situação inédita
Não agendamento de proposta por critérios de oportunidade política
Em causa proposta do PCP sobre Património Imobiliário do Estado em Lisboa
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa rejeitou inserir na Ordem de Trabalhos para a reunião de dia 22 de Agosto próximo, uma proposta dos Vereadores do Partido Comunista Português, atempadamente apresentada para o efeito (...) »
Texto integral da Nota da CDU no LL2. Aqui.
As fraquezas e as forças do PSD
Em causa declarações de Ana Salgado
Xarivari múltiplo no PSD
Espantosa comunicação social esta!
sábado, agosto 18, 2007
Muitos anos em 67 minutos: os 67 minutos mais longos da netosfera…
Agora, dá-me para brincar com a GNR. Como ela cresceu em 67 minutos, entre as 8 e 25 e as 9 e 32 desta noite… Ou: acertem lá as aguilhas, senhores da GNR… Ou: …
Prémio «Não fui eu, foi aquele menino»...
«O centro de arbitragem da associação Projuris instalou-se gratuitamente numa quinta da Câmara de Lisboa, no início de 2005, mediante autorização verbal de um director municipal. A Projuris tinha sido criada no âmbito da Faculdade de Direito de Coimbra e era dirigida por João Álvaro Dias, o então professor daquela faculdade que, logo a seguir, foi mandatário de Santana Lopes nas legislativas.
Quem hoje se dirigir à Quinta do Conde de Arcos, nos Olivais, onde a câmara tem as suas escolas de jardinagem e de calceteiros, verifica que uma parte do antigo palácio está ocupado pelo Instituto Português de Ciências Jurídicas. No local, funciona um centro de arbitragem de conflitos, cuja criação foi autorizada no ano passado pelo Ministério da Justiça, a pedido de Álvaro Dias, depois da extinção da Projuris. Nos serviços camarários, porém, não há qualquer registo relativo à cedência das instalações a quem quer que seja.
Eles não se entendem...
O procurador-geral, Pinto Monteiro, ordenou a abertura de um inquérito-crime para avaliar o conteúdo e origem de uma carta anónima, escrita em papel timbrado da directoria da PJ, que relata alegados favorecimentos a Luís Filipe Vieira e ao Benfica na investigação do processo Apito Dourado.
Desafinado-Stan Getz In The UK
Não desanime: o Stan Getz entra aos 25 segundos...
(Esta é uma recomendação de Vitor Dias no seu Tempo das Cerejas que agradeço)