sexta-feira, agosto 31, 2007

Teixeira Pinto sai

«BCP: Júdice elogia qualidades de Teixeira Pinto.» (in DD).
Ou seja: já se demitiu? Então que descanse em paz...

Temas destacados por António Costa para a próxima sessão de 4ª-feira

CML: Mais polícias municipais discutidos quarta-feira / A Câmara de Lisboa discute quarta-feira em reunião do executivo a incorporação de mais 150 agentes na Polícia Municipal, a extinção da empresa de águas residuais e a fusão de departamentos municipais, revelou hoje o presidente, António Costa.

Diversos

Situação financeira da CML conhecida em Setembro: Costa elogia "empenhamento" dos serviços Expresso - ( há 10 horas ) ...sexta-feira, 31 AGO 07 O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, juntou-se a acção de limpeza geral das ruas de Lisboa O presidente da Câmara Municipal de Lisboa revelou que a situação financeira na autarquia...
Equipa de Maria José Morgado inicia investigação à CML - diariodigital.sapo.pt; Diário Digital
Morgado começa a investigar caso Bragaparques - www.portugaldiario.iol.pt; Portugal Diário

Câmara de Lisboa e Sporting chegam a acordo

Terrenos
Câmara de Lisboa e Sporting chegam a acordo
Em causa está o loteamento de 80 mil metros quadrados, que ainda não foi aprovado devido a divergências.
A Câmara Municipal de Lisboa e o Sporting chegaram a um entendimento sobre o loteamento dos terrenos do clube. O acordo estabelece que as divergências entre a autarquia lisboeta e o clube de Alvalade serão resolvidas por um tribunal arbitral, constituído pelas duas partes. A proposta de entendimento deverá ser aprovada, em reunião de Câmara, na próxima semana.
Lisboa/Sporting: Sá Fernandes e Carmona Rodrigues trocam acusações sobre loteamento nos terrenos do clube
31 de Agosto de 2007, 19:16
Lisboa, 31 Ago (Lusa) - O vereador José Sá Fernandes acusou hoje o ex-presidente da Câmara de Lisboa de ter bloqueado o processo dos terrenos do Sporting "intencionalmente ou por inépcia".
Carmona Rodrigues, actualmente vereador independente, contrapõe que a proposta de loteamento que será apresentada pela maioria PS/BE é a mesma que apresentou no anterior mandato.
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), chegou a acordo com o Sporting sobre o loteamento dos terrenos do clube, entendimento que será apresentado quarta-feira na reunião do executivo, disse hoje à Lusa fonte do Município.
Segundo a mesma fonte, o acordo estabelece que as "questões polémicas" que impediam a aprovação pela Câmara de um loteamento de 80 mil metros nos terrenos do clube sejam decididas por um "tribunal arbitral".
Sporting
Sá Fernandes deu "bom contributo" para acordo que salvaguarda direitos das partes
«O vereador dos Espaços Verdes na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, considerou hoje que o acordo entre a autarquia e o Sporting, para o qual deu um “bom contributo”, salvaguarda os direitos de ambas as partes.“Prova-se que, como eu tinha dito antes, havia uma solução e que o loteamento tal como estava não podia ser aprovado”, afirmou Sá Fernandes, vereador eleito pelo Bloco de Esquerda que estabeleceu um acordo pós-eleitoral com o presidente da Câmara, António Costa (PS).»

Capitólio: reabilitação / Terceira Travessia do Tejo: debater

«Movimento apela à CML que reabilite Teatro Capitólio»
«O Movimento Cidadãos por Lisboa (Helena Roseta) vai propor quarta-feira à autarquia que execute com urgência o projecto de reabilitação do Teatro Capitólio, em «avançado estado de degradação».» (DD)
«Movimento apela a debate sobre Terceira Travessia do Tejo»
«O Movimento Cidadãos por Lisboa vai propor quarta-feira à Câmara que organize um debate público sobre as implicações da localização da Terceira Travessia do Tejo, do aeroporto e do traçado do TGV na revisão do Plano Director Municipal.» (DD)

Equipa de Maria Morgado inicia investigação à CML

O caso Bragaparques é a investigação mais mediática à Câmara de Lisboa que será coordenada pela magistrada Maria José Morgado e que se inicia sábado. Praticamente terminada a investigação relativa ao processo «Apito Dourado», o procurador-geral da República nomeou em Julho a magistrada Maria José Morgado para coordenar a «investigação de todos os inquéritos pendentes e aqueles que resultarem da sindicância em curso relativos à Câmara Municipal de Lisboa», a partir de sábado.
O despacho assinado por Pinto Ponteiro referia que Maria José Morgado e a equipa existente iam continuar a «acompanhar os inquéritos e processo relativos ao «Apito Dourado», até os mesmos estarem findos».

Nota da CDU de Lisboa sobre a privatização do Quartel da Graça

Monumento Nacional vai ser privatizado
Operação camuflada do Governo na prática aponta para a entrega do Quartel da Graça a privados
Câmara de Lisboa, o órgão de Poder Local, não foi tida nem achada

«Está em curso uma operação de privatização do Monumento Nacional que é o Quartel da Graça. Encapotada, é certo, de «contrato administrativo de concessão» por 75 anos, etc., mas não é outra coisa se não isso mesmo: uma privatização, na prática.

O Despacho 19 778 / 2007, hoje mesmo publicado em «Diário da República» não deixa dúvidas de que se trata de um «truque» mal concebido para entregar este património ao capital privado.
(…) Leia mais aqui.

Célula do PCP na CML defende trabalhadores com vínculo precário

«Em sequência do despacho relativo a “Medidas Urgentes de Saneamento Económico”, os trabalhadores comunistas da Câmara Municipal de Lisboa querem, antes de mais, solidarizar-se com todos os colegas de trabalho que se encontram há anos em situação de vínculo precário ao serviço da Autarquia e dos lisboetas. Queremos também expressar publicamente o nosso repúdio pelas politicas de gestão, em particular as relativas a Recursos Humanos iniciadas na Câmara de Lisboa pelo executivo do Partido Socialista, com a fiel conivência de José Sá Fernandes, do Bloco de Esquerda.
Durante a campanha eleitoral o PCP alertou para a possibilidade desta situação vir a acontecer.
(…) Leia mais aqui.

D. Pedro IV ainda mexe...

Fundação D. Pedro IV continua a perseguir moradores das Amendoeiras

«A Comissão de Moradores do IGAPHE do Bairro das Amendoeiras informa que os elementos da comissão foram constituídos arguidos no inquérito nº4396/06.2TDLSB, fruto de uma queixa-crime movida pela Fundação D. Pedro IV e pelo seu presidente Eng. Canto Moniz e que serão interrogados amanhã, dia 31 de Agosto, a partir das 14 horas.»
(…) Leia mais aqui.
Foi hoje. Aguardemos notícias.

Propinas, empréstimos e investimentos do Estado

As mais elevadas da Europa e o menor investimento em acção social - tal é a situação das propinas no quedro dos investimentops do Estado em Portugal... Leia isto que lhe faz bem «aos empréstimos» a estudantes!
Depois das loas aos Hospitais EPE que «começam a dar lucro» (como se o Estado não devesse investir no sector) e a saúde real das populações a andar para trás... só me faltava mais esta.

Acordo CML-Sporting

Parece que vem aí uma proposta de acordo. Acho bem. E que o oprimeiro ponto seja: «Elaborar um plano de urbanização para a zona». Mas... depois de tanta palavra, há quem já só espere... «que o anunciado acordo acautele com isenção os interesses da cidade. Vamos aguardar pelo texto da proposta de acordo entre a CML e o SCP que deverá vir a uma próxima reunião de Câmara.» Só esperar e aguardar - é pouco. É curto. Agora que faz parte da maioria, Sá Fernandes tem de fazer mais do que «esperar»: tem de agir. E vai agir, sei de certeza. Não pode ser de outra forma. Não depois de tanta palavra no mandato passado. Vai agir, de certeza. Só não sei em que sentido. É preciso intervir, agir, meter as mãos. Só esperar sentado, não. É preciso arriscar, estar lá, avançar. E assim acontecerá, de certeza.
Não resisto a citar os poetas andaluzes:
« Maldigo la poesia
de los neutrales.
Maldigo la poesia
De los que no toman partido,
Partido hasta manchar-se»

Olááá! Aqui há pardal!

O poderio da China
«Dois importantes porta-vozes do governo chinês afirmaram que as suas consideráveis reservas de dólares estadunidenses e Títulos do Tesouro “são uma grande contribuição para a manutenção da posição do dólar como moeda de reserva”.Se os EUA adoptarem sanções para provocar a valorização da moeda chinesa, “o banco central chinês ver-se-á obrigado a vender dólares, o que poderia levar a uma massiva desvalorização do dólar”.Se os mercados financeiros ocidentais forem suficientemente inteligentes para compreender a mensagem, as taxas de juro dos EUA aumentarão sem ter em conta nenhuma acção ulterior da China. Neste momento a China não precisa de vender um único Título. Num instante, a China deixou claro que as taxas de juro dos EUA dependem da China e não da Reserva Federal Americana (FED).»
... ODiário.info

Mais uma rua da Amadora com falta de policiamento...

Houve lá um crime. Mais um. Nada que a PSP não soubesse que ia acontecer mais cedo ou mais cedo. «(...) a Rua Manuel Ferreira já foi alvo de várias denúncias à PSP. “Na esquadra da Brandoa sabe-se perfeitamente que aqui se assaltam pessoas à mão armada”, adiantou, por sua vez, uma outra moradora contactada pelo CM

Brutal

Brasil: choque de comboios /2007/08/30 22:21 / Acidente em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, fez pelo menos oito mortos e 111 feridos. Comboio com mais de 800 passageiros chocou com outro que viajava vazio a 200 metros da estação de Austin. Maquinista saltou da composição para se salvar, momentos antes da colisão.
(...) PD

Próxima sessão da CML: mais temas

Lisboa: Mais polícias municipais e extinção de empresa águas residuais discutidos quarta-feira - António Costa / 31 de Agosto de 2007, 02:57 / Lisboa, 30 Ago (Lusa) - A Câmara de Lisboa discute quarta-feira em reunião do executivo a incorporação de mais 150 agentes na Polícia Municipal, a extinção da empresa de águas residuais e a fusão de departamentos municipais, revelou hoje o presidente, António Costa.

Universidade Independente ao ataque

Trabalhadores da UnI foram todos despedidos.
... DD

quinta-feira, agosto 30, 2007

Deslocalização de serviços públicos preocupa a CDU na CML

Proposta dos Vereadores do PCP para a próxima sessão pública da CML (quarta-feira que vem)

«(...) · o esclarecimento das intenções do Governo, quanto à deslocalização ou extinção de serviços públicos do Estado na cidade de Lisboa e alienação de instalações;
· o estabelecimento de canais regulares de diálogo, sobre medidas do Governo que, à semelhança das agora em questão, tenham impactos na vida da cidade e nas competências municipais em gestão do território e urbanismo.
· O estabelecimento de procedimentos regulares que salvaguardem que a CML será sempre informada e deverá emitir o seu parecer.»
Leia a proposta na íntegra aqui.

Lisboa: CDU propõe fim da Emarlis

A CDU vai propor na Câmara de Lisboa a extinção da empresa municipal que gere as águas residuais e um pedido de esclarecimento ao Governo sobre os planos para os serviços do Estado localizados em Lisboa, informa a agência Lusa.
Numa proposta a apresentar na próxima reunião de Câmara, na quarta-feira, a CDU defende que a Câmara deve «propor à Assembleia Municipal de Lisboa a extinção da Emarlis - Empresa Municipal de Águas Residuais de Lisboa», liquidando o seu património, a reverter para a autarquia, e integrando os trabalhadores em outros serviços.

Ota: Quercus pode recorrer a tribunais para exigir novo estudo

Os ambientalistas da Quercus admitem recorrer aos tribunais para obrigar o Governo a realizar um novo estudo de impacte ambiental (EIA) das alternativas para a localização do novo aeroporto de Lisboa, adiando assim a decisão final.
«Temos dois juristas a analisar a possibilidade de recorrer aos tribunais, para exigir um novo estudo de impacte ambiental», afirmou à agência Lusa Francisco Ferreira, da Quercus.
O EIA que a Quercus põe em causa foi realizado em 1999 e, tal como a legislação de impacte ambiental exige, comparou apenas duas alternativas de localização para o aeroporto de Lisboa: Ota e Rio Frio.

Júdice e os consensos na Câmara de Lisboa

Respigo da entrevista de José Miguel Júdice hoje ao DE:
(...) - Sem maioria absoluta, a Câmara de Lisboa é ingovernável? Que deve fazer António Costa?
- Mesmo a nível nacional, o país não é ingovernável por não haver um governo sem maioria. Há quem diga que o melhor governo de Cavaco Silva foi o minoritário, em 1985. As grandes decisões que vão ser tomadas em Lisboa dificilmente se evitará que não haja um grande consenso. Sendo o novo presidente um homem sensato, capaz de dialogar, diria que não vai ser difícil. (...)
- Reconheça que é um homem contraditório...
- Sou um ser humano! Não há dúvida é que não me revejo num partido à direita. Critiquei António Costa há uns meses quando lhe chamei «o Sarkozy de Camarate» por causa de uma operação espectacular da polícia.
Mais adiante diz que sabe que se aceitar ser nomeado para a reconversão da frente do Tejo vai levar porrada de criar bicho.

Concorrente do Youtube

Chama-se Hulu. Vai ser o novo canal de vídeos à borla. Com filmes e tal. Li aqui. O novo meio só vai estar operacional em Outubro. Mas o seu conceito já pode ser encontrado aqui.
Já me inscrevi e já recebi a resposta automática: «You have successfully submitted jcarlosmendes@gmail.com for inclusion on the Hulu private beta invite list.We will send an invitation as soon as we are ready for you!Thank you,Team HuluP.S. To remove jcarlosmendes@gmail.com from the Hulu private beta invite list, click (...)»

Le Monde alerta para perigos de comida chinesa...

São várias as conclusões de um estudo feito na França. O pior serão «(...) corantes proibidos encontrados em molhos e bolos de arroz, os fungos cancerígenos descobertos em frutos secos, os resíduos de antibióticos detectados em frascos de mel e os vestígios de mercúrio em enguias, além das massas com componentes geneticamente modificados.
Para os investigadores, os utensílios de cozinha provenientes da China também são insalubres, por alegadamente conterem vestígios de níquel, de manganês ou de crómio susceptíveis de contaminar os alimentos.»
O estudo citado pelo Le Monde é do L'Expansion. A notícia é do DD.

Portagens nas SCUT não são para já

Governo adia portagens nas SCUT para 2008
A introdução de portagens pagas nas concessionárias SCUT (sem cobrança ao utilizador) anunciada pelo ministro Mário Lino em Outubro do ano passado só será concretizada, na melhor das hipóteses, em 2008, revela em manchete o Diário Económico na edição desta quinta-feira.
O Diário Económico garante que a introdução de portagens será irrealizável no presente ano e é de muito duvidosa concretização ao longo do próximo.
(...) DE, in DD

quarta-feira, agosto 29, 2007

Veto à lei da GNR

Fez bem o PR: «O Presidente da República, Cavaco Silva, vetou hoje o decreto que aprova a orgânica da Guarda Nacional Republicana, devolvendo ao Parlamento, para reapreciação, o diploma aprovado a 19 de Julho apenas com os votos do PS.»
E diz a Lusa: «Se o PS decidir não alterar o texto vetado por Cavaco Silva, a sua maioria absoluta (os socialistas dispõem de 121 deputados) é suficiente para a aprovação do diploma, não sendo possível nessa altura novo veto presidencial.»
Pergunto: estará o PS interessado num confronto e numa situação incómoda? Chegará a tanto a nhurrice? Não acredito.

CM Porto faz o mal e a caramunha?

Porto: STAL acusa Câmara de "criar cenário" para permitir privatização da recolha de lixo
29 de Agosto de 2007, 16:39
Porto, 29 Ago (Lusa)
- O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) acusou hoje a Câmara do Porto de estar a "criar um cenário" para permitir a privatização do serviço de recolha municipal de lixo, considerando injustas as acusações de falta de brio profissional.
"Este é um cenário montado para preparar a opinião pública", afirmou João Avelino, do STAL, em declarações à Lusa, comentando o aviso feito hoje pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, sobre a possível privatização da recolha de lixo na cidade.
Depois de ter visitado esta manhã algumas zonas da cidade para avaliar a eficácia da limpeza urbana, Rui Rio admitiu alargar a privatização dos serviços caso os trabalhadores não cumpram as suas obrigações profissionais.
Em causa está a acumulação de lixo nas ruas de algumas zonas da cidade, alegadamente por deficiência dos serviços municipais.
"Uma pessoa não pode receber o salário e depois não cumprir com o que está obrigado", afirmou Rui Rio, frisando que "ou as pessoas cumprem profissionalmente ou a alternativa será concessionar (a recolha de lixo) a privados".
Para o sindicalista João Avelino, a autarquia pretende alargar a privatização dos actuais 50 por cento para a quase totalidade da recolha de lixo porque "o negócio é mais apetecível quanto maior for a área concessionada".
João Avelino criticou ainda a autarquia por estar a culpar os trabalhadores pela situação, defendendo que a Câmara do Porto "devia era preocupar-se em penalizar quem não cumpre os regulamentos".
Em causa estão os comerciantes e particulares que colocam o lixo na rua fora das horas e dos locais previstos para o efeito.
"Os trabalhadores estão a ser injustamente acusados de falta de brio profissional", frisou o dirigente do STAL.
FR.

Lei sobre venda etc. de património do Estado...

Saiu recentemente nova legislação sobre o património do Estado. Aposta que a Penitenciária, o IPO, hospitais, escolas e tal têm destino traçado. E que a nova legislação apenas vem pôr a cereja em cima do bolo? Aposta? Eu aposto!
Oportuna a referência no Cidadania LX. Obrigado, companheiros.

Lisboa: Associação de moradores da Baixa apela à CML para mediar acordo que permita continuação do Grémio Lisbonense

Lusa, 13:35 - A Associação de Moradores da Baixa Pombalina apelou hoje ao executivo camarário para que assuma as suas "responsabilidades" e desenvolva "todos os esforços" para alcançar um acordo que evite o despejo do centenário Grémio Lisbonense, em Lisboa.
"Todos os esforços têm de ser feitos para que o Grémio permaneça no local e a Câmara de Lisboa tem de ter responsabilidades. Não podemos deixar que este tipo de associações desapareçam", afirmou à Lusa a presidente da Associação de Moradores da Baixa Pombalina, Anabela Rocha.
"É uma relação longa e há interesse das partes para que se mantenha no local. A Câmara deve mediar um acordo entre as partes, mesmo que seja um novo arrendamento. É impensável que não se possa chegar a um acordo", disse.
A centenária associação de cultura e recreio Grémio Lisbonense tem uma ordem de despejo, a executar até Setembro, para deixar as instalações que ocupa na Praça do Rossio desde 1842, revelou à Lusa o vice-presidente da instituição.

Durão é homem de coragem!

«Não fui eu: foi aquele menino» - foi assim que Durão Barroso julgou que se limpava desta trama em que está envolvido, o pagamento da Somague de uma factura do PSD seguido de uma adjudicação de obra pública pelo Governo em 2001. «Não fui eu, foi o secretário-geral» - é como se acusasse Durão, na carta que enviou hoje aos deputados europeus... Já aqui tinha referido que um jornal belga le assaca responsabilidades. Na Bélgica. Cá, não. Nem a ele nem a nenhum outro dirigente do PSD. Tudo é levado à conta de acaso: a Somague quis pagar por acaso aquela factura e por acaso logo a seguir sai-lhe uma obra pública na rifa. Ainda havemos de saber que por acaso o custo da obra ficou por mais meio milhão do que seria justo (a factura do PSD era de pouco menos de 400 mil euros). Tudo bons rapazes...

Partido local em Lisboa?

Um partido local? A 'Visão' diz que sim, que é possível: que Carmona pode vir a transformar o seu movimento «Lisboa com Carmona» empartido local. «No lo creo, pero que» está escrito, está...

Um aviso

Isto que aconteceu no Porto deve ser tido como um aviso, uma lição: que nada disto se repita nemlá nem cá. E que nada do que a CML possa fazer para o evitar deixe de ser feito. Por favor. A coisa quando pega fica muito séria!
Leia mais sobre o assunto, se tiver interesse:
- Abordagem global na investigação

Blog nº 11 milhões e tal...

Hoje soube o número do meu blog. Pensava que fosse mais alta essa referência. É o 11 milhões e tal. Estava a tentar meter como vídeo um «pps» (as coisas que um tipo aprende com as máquinas) - e eis que dá erro e vem uma mensagem assim: contacte o servidor e dê este número de blog e esta referência de vídeo... etc.. Pois o número do blog é: «Blog Id:11 073 192».
Boa!

terça-feira, agosto 28, 2007

Mercado de escritórios de Lisboa entra na rota da aceleração de rendas

O mercado de escritórios de Lisboa entrou numa fase de aceleração do crescimento das rendas, aponta o último estudo da consultora CB Richard Ellis (CBRE) sobre escritórios no espaço europeu. A tendência resulta de uma redução da área livre de escritórios nas principais zonas da capital.

A propósito de corvinas e amêijoas...

Não deixe de ler a farta polémica que se gerou em torno. Clique aqui e ria-se...

Leitores do LisboaLisboa andam preocupados em dar mais sugestões para ajudar a resolver a crise financeira da CML... E eu tenho de lhes dar voz!

Finanças da CML
Contributos dos leitores do LL, para reflexão
(Com erros e gralhas e tudo, muitas por causa da pressa, tenho a certeza: assim é que um comentário tem piada!):
.
Anónimo disse...
O Sr. Vereador quer diminuir a "generosidade" da Câmara então ficam aqui 2 sugestões:
1ª.
Verificar quantas casas a Câmara tem alugadas para instalar serviços a pagar renda quando a própria Câmara é a maior proprietária do País. Até para realojamentos se alugaram casas que a Câmara suporta a renda.
2ª.
Quantos alugueres a Câmara tinha feita ao Estado para este instalar serviços como é o caso das Conservatórias do Registo Civis e Predial que agora que têm instalações novas deixam nas da Câmara pequenos "arquivos" como é o caso da Alexandre Herculano 23 onde já não funciona o Registo Civil.Sugestão para o Sr. Vereador tirem os primeiros dos sítios onde estão e ponham-nos nos segundos . Resultado: Corte na despesa
12:50 PM
.
Anónimo disse...
Então mais outra sugestão:
- Todos os prédios da Baixa estão isentos de IMI por ser zona histórica. O Sr. Vereadot acha isto justo que o Millenio, o Montepio a Caixa Geral Dep as companhias de Seguros e todas as nacionais e multanacionais instaladas na Baixa não paguem aquilo que qualquer um de nós com a casa hipotecada ao Banco, pobres mortais pagantes, temos de enfrentar todos os anos, o IMI. Então se calhar será necssário o Sr. Presidente pedir ao seu amigo das Finanças q altere a lei e dê só isenção nas zonas históricas aos propritários com casas alugadas a preços muito baixo e para habitação
3:29 PM
.
Anónimo disse...
Fica mais uma sugestão:
- Verifique alguns prédios onde a Câmara tem instalados serviços, e nos quais paga renda. Sendo a CML uma grande proprietária não se justifica andar a pagar rendas para ter ali os serviços a funcionar.
3:29 PM
.
Anónimo disse...
Mais sugestões:
- Extinguir TODAS as empresas municipais, em vez de cortar nos trabalhadores ou nos seus vencimentos;
- Acabar com o Outsourcing a empresas privadas e fazer o serviço destas com funcionários da CML, em vez de cortar nos trabalhadores ou nos seus vencimentos;
- Acabar com os subsídios à Modalisboa, aos clubes de futebol com natureza empresarial (leia-se Benfica, Sporting, Belenenses), em vez de cortar nos trabalhadores ou nos seus vencimentos;
-ACABAR com apoio a Luzes de Natal, Fábricas das Igrejas - pois os ateus, muçulmanos, indus e outros não têm de pagar para festas religiosas católicas - além disso o Estado e a autarquia são laicos, supostamente.
... Tudo isto em vez de cortar nos trabalhadores ou nos seus vencimentos;Libertar lugares de estacionamento e coloca-los nos mercado - sobretudo aqueles que são utilizados por aguns assessores e dirigentes da CML ou Vereadores, pois não há razão para tamanho privilégio.
Em vez de cortar nos trabalhadores ou nos seus vencimentos:
- Acabar com os carros dos dirigentes, e alguns motoristas. Já ganham participações para deslocações, têm salário muito acima (dobro) de tecnicos superiores ou colegas. Não precisam de ter carro para ir para casa. Em vez de cortar nos trabalhadores ou nos seus vencimentos.
2:43 PM

PSD / Lisboa: antecipar as eleições?

28, Agosto 2007 - Terça-feira - Helena Lopes da Costa quer marcação 'imediata' de eleições na distrital de Lisboa - A deputada social-democrata Helena Lopes de Costa pediu hoje a convocação «imediata» de eleições na distrital de Lisboa do PSD, lamentando o «estado de total abandono»... - Sol - Política - 28, Aug 2007 - 10:08 - Helena Lopes da Costa quer marcação "imediata" de eleições na distrital de Lisboa - RTP - Nacional- 28, Aug 2007 - 09:08 - PSD: Helena Lopes da Costa quer marcação "imediata" de eleições - TVNet- 28, Aug 2007 - 07:08.
.
Actualização
Distrital diz que não lhe compete convocar eleições e lamenta "ignorância" de apoiantes de Menezes / 28 de Agosto de 2007, 20:08 / Lusa - A distrital de Lisboa do PSD afirmou hoje que não lhe compete a marcação de eleições na sequência da demissão apresentada pela sua presidente, Paula Teixeira da Cruz, e lamentou a "ingorância" dos que as têm exigido.

segunda-feira, agosto 27, 2007

GEOTA e Fundação Vodafone apelam a corredor verde para Lisboa

O GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) e a Fundação Vodafone Portugal promovem, dia 15 de Setembro, a iniciativa Belém – Trancão, um Corredor Verde para Lisboa, um passeio de bicicleta com início às 9h30 junto à Torre de Belém e chegada perto da foz do Rio Trancão, no Parque das Nações. O objectivo da iniciativa é apelar à criação de um corredor verde para a Área Metropolitana de Lisboa.
Inserida na Semana Europeia da Mobilidade, que antecede o Dia Sem Carros, a ideia visa promover um maior desenvolvimento de uma consciência ambiental, individual e colectiva e sensibilizar a sociedade em geral para as vantagens da criação de um corredor verde.

domingo, agosto 26, 2007

Terreiro do Paço sem carros

Houve pouca adesão à iniciativa, diz a Lusa: «A Praça do Comércio, em Lisboa, passa aos Domingos, a partir de hoje, a ser espaço reservado aos peões e à animação de rua, mas na manhã do primeiro dia da iniciativa o Terreiro do Paço esteve ainda longe de atrair o entusiasmo dos lisboetas.
"Aos Domingos Terreiro do Paço é das Pessoas" é uma das dez medidas prioritárias anunciadas pelos presidente da Câmara, António Costa, para o inicio do mandato e implica o encerramento ao tráfego automóvel das laterais do Terreiro do Paço e o troço da Ribeira das Naus entre o Largo do Corpo Santo e o Campo das Cebolas».
(...)

Ota ou Alcochete?

São muitas as notícias nas últimas horas sobre este assunto. Eis as principais:

1
Diário de Notícias - LisboaGoverno vai decidir localização no princípio de 2008
TSF Online - 16 horas atrás - O primeiro-ministro garantiu, este sábado, que o Governo vai decidir no início de 2008 a localização do novo aeroporto de Lisboa, com base no estudo que está a ser levado a cabo pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. À margem de uma cerimónia ...
2
Ota abandonada há meses pelo Governo
3
«Há meses que a Ota já acabou»
4
Rádio Renascença
5
Diário Digital
6
TVI
7
Diário de Notícias
8
Todas as 37 relacionadas »

O homem que sabia prever o tempo

Mais uma historieta da minha aldeia natal. Desta vez, dos anos 30.
Leia aqui, no LL2.

sábado, agosto 25, 2007

70 mil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 70 mil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Hoje, o LisboaLisboa passa os seus 70 mil leitores - contados apenas desde 18 de Abril do ano passado, há 16 meses. Boa marca. Vale a pena. Repito: envie o endereço do blog a todos os seus amigos hoje mesmo: «Traz outro amigo também», como cantou o Zeca... Aquele abraço, malta!

Monsanto: Sá Fernandes muda de opinião e diz-se aberto a melhorias do Campo de Tiro

O vereador dos Espaços Verdes na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, manifestou-se aberto a melhorias que o Campo de Tiro de Monsanto possa vir a introduzir naquela infra-estrutura que, sublinha, no estado actual, «não pode funcionar».
A concessão que o Campo de Tiro mantinha com a autarquia lisboeta terminou há cerca de um ano, embora tenham sido dados sucessivos prazos para que fosse apresentado um plano de melhoria, que prevenisse o ruído e a contaminação do solo pelo chumbo.
Mas isto é agora.
Há um ano e tal, Sá Fernandes pensava de modo diferente: queria que o Campo de Tiro a Chumbo saísse de Monsanto até Fevereiro de 2008!!
Se não acredita, leia mais aqui (declarações de 2006). Selecciono, por exemplo, estas loinhas : «"A Câmara de Lisboa não pode negligenciar os impactos ambientais negativos que a presença deste campo no parque de Monsanto acarreta, nomeadamente ao nível da elevada poluição ambiental, ruído e contaminação dos solos, assim como dos próprios riscos físicos a que estão permanentemente sujeitos os utentes do parque", defende a proposta de Sá Fernandes.
Para o vereador do BE, "existe relativo consenso" quanto à ideia de que a permanência do campo de tiro "não é a solução mais adequada".»
Isto foi em 2006: oposição ao campo de tiro. Agora, condescendência com o mesmo campo de tiro. Uma viragem de 180º - a menos que nos seja muito bem explicadinha... A nova posição de Sá Fernandes é estranhíssima. Esperava tudo menos isto que a seguir lhe leio, que é o que Sá Fernandes pensará agora, segundo a Lusa (in DD, declarações de hoje): «"O campo de tiro como está não pode funcionar mas estou aberto a tudo o que não prejudique Monsanto", afirmou. Se estiverem garantidas medidas para a minimização do ruído e a não contaminação do solo pelo chumbo, o vereador afirma que terá de «ponderar» a continuação do campo de tiro em Monsanto. «Se a concessão for paga, se houver uma receita para a Câmara, se o espaço estiver 'blindado', sem derrube de árvores, acho que se pode ponderar», acrescentou.»
O que dirá disto (ou melhor: o que pensará disto tudo) o arq. Gonçalo Ribeiro Telles? E como se encaixará o Campo de Tiro no seu Plano Verde, já agora?

Amêijoas não convencem

A ideia de José Sá Fernandes de criar uma marca de vinho e de azeite da capital, bem como comercializar as amêijoas e as corvinas do Tejo, apanhou de surpresa os vereadores da Câmara de Lisboa.

Dirigente do PCP diz que Bloco se "colou" ao Governo

O dirigente do PCP Jorge Cordeiro acusa o Bloco de Esquerda de se "colar" ao PS, caucionando as políticas do Governo socialista. E sustenta que o acordo entre António Costa e José Sá Fernandes para a Câmara de Lisboa representa bem mais que um compromisso autárquico pontual. Num artigo escrito no Avante!, Jorge Cordeiro (membro da Comissão Política e do secretariado do Comité Central do PCP) afirma que o BE se dispôs "ao papel de refém do PS", ao firmar um acordo com os socialistas na autarquia da capital, dando "garantias por antecipação à aprovação dos planos e orçamentos" da câmara.

LNEC dá «luz verde» a Alcochete

O laboratório tem até final do ano para fazer o estudo comparativo entre Ota e Alcochete

Última actualização às 13:42 de hoje
Alcochete é uma localização viável para o novo aeroporto. É o parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
O estudo foi feito por 20 especialistas de diversas áreas, mas o relatório final só chegará às mãos de Mário Lino no início do próximo mês. No entanto as conclusões do laboratório nacional de engenharia civil já são conhecidas: de acordo com o jornal «Expresso», o estudo dá «luz verde» à localização do novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete.
A principal barreira à localização em Alcochete foi demolida com a disponibilidade manifestada pelo ministro da Defesa, Mário Lino, que cedeu 7500 hectares do campo de tiro. As questões da população de sobreiros ou das aves migratórias também não representam problema de maior para a equipa que realizou o estudo.
Depois de definida a viabilidade do campo de tiro de Alcochete, o laboratório terá agora que realizar, até ao final do ano, um estudo comparativo entre as duas localizações: Ota e Alcochete. Prazo considerado muito apertado pelos responsáveis do estudo.
TVI

LNEC está a estudar Ota e Alcochete / José Sócrates: Governo decide localização do novo aeroporto no início de 2008 / 25.08.2007 - 15h36 Lusa, in Público Última Hora
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o Governo vai decidir no início do próximo ano a localização do novo aeroporto de Lisboa, com base num estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que está a comparar a Ota com Alcochete.
"O LNEC vai estudar a comparação entre esse sítio [Alcochete] e o da Ota de forma a que o Governo possa tomar uma decisão no princípio do próximo ano", disse José Sócrates. (... ): leia o resto da notícia, clicando sobre o link do Púb Ú H. E leia mais notícias sobre esta matéria, aqui.

Última hora: morreu Prado Coelho


Morreu Eduardo Prado Coelho

25.08.2007 - 10h03 PUBLICO.PT
O escritor, ensaísta e professor universitário Eduardo Prado Coelho faleceu esta manhã na sua residência em Lisboa

Opiniões sobre a 'coligação' PS/BE de Lisboa

Sá Fernandes relativiza críticas ao acordo com o PS e diz que continuará a ser crítico do Governo - Lusa ontem
Poderá Costa manter a coligação em Lisboa?
Semanário - ( dia 23 de Agosto ) ...por causa do acordo em Lisboa e das medidas de contenção...para dentro da Câmara Municipal de Lisboa, agravando os problemas...preços controlados em Lisboa, uma medida igual às...ter a primeira Câmara Municipal do País, em coligação...
.
E ainda:
CML pondera renegociar Gertrude:
Assistência aos semáforos de Lisboa em causa...
Ex-vereadora da Câmara de Lisboa ouvida no âmbito do processo Bragaparques / Desconhece-se o teor do inquérito (Púb. Ú H)
.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Sugestões de leitores do LL para aumentar a receita e cortar na despesa da CML

Vai com aspas porque não é da minha autoria. Vai com muitas aspas porque está cheio de gralhas - e até tive pena de as tirar... Os comentários, os mails, as sms são mesmo para isso: linguagem solta. Embora não me dê gozo tanto exagero.
Aí vão as sugestões, tal e qual:

«««Anónimo disse...
O Sr. Vereador quer diminuir a "generosidade" da Câmara então ficam aqui 2 sugestões

1ª.
Verificar quantas casas a Câmara tem alugadas para instalar serviços a pagar renda quando a própria Câmara é a maior proprietária do País. Até para realojamentos se alugaram casas que a Câmara suporta a renda.
2º.
Quantos alugueres a Câmara tinha feita ao Estado para este instalar serviços como é o caso das Conservatórias do Registo Civis e Predial que agora que têm instalações novas deixam nas da Câmara pequenos "arquivos" como é o caso da Alexandre Herculano 23 onde já não funciona o Registo Civil.Sugestão para o Sr. Vereador tirem os primeiros dos sítios onde estão e ponham-nos nos segundos . Resultado: Corte na despesa»»».
12:50 PM

«««Anónimo disse...
Então mais outra sugestão

Todos os prédios da Baixa estão isentos de IMI por ser zona histórica. O Sr. Vereadot acha isto justo que o Millenio, o Montepio a Caixa Geral Dep as companhias de Seguros e todas as nacionais e multanacionais instaladas na Baixa não paguem aquilo que qualquer um de nós com a casa hipotecada ao Banco, pobres mortais pagantes, temos de enfrentar todos os anos, o IMI. Então se calhar será necssário o Sr. Presidente pedir ao seu amigo das Finanças q altere a lei e dê só isenção nas zonas históricas aos propritários com casas alugadas a preços muito baixo e para habitação»»».
3:29 PM.

Carta aberta a uma amiga

Caríssima CO,
Partilho das tuas preocupações. Mas elas são um efeito especialmente previsível. Pouco poderás contra as leis do mercado. A partir de agora és mais uma. Apenas. Nas redacções, há que encontrar um reforço de substituição... e parece que já está definido. Ou não deste conta disso? Hoje é a TVI, amanhã é outro e mais outro...
(...)
Lê o resto aqui, pf.
Um abraço amigo,
JCM.
(Caro leitor, para entender melhor esta linguagem cifrada, clique em cima do link acima - «Caríssima CO»)

Terreiro do Paço sem carros levanta dúvidas

«A Associação de Dinamização da Baixa Pombalina manifestou ontem dúvidas sobre o corte de trânsito aos domingos no Terreiro do Paço, contrapondo que a revitalização da zona passa essencialmente pela aposta no comércio. Em declaraçõesà agência Lusa, o presidente da Associação, José Quadros, afirmou que por enquanto, aquela organização está "disposta a ser convencida" da conveniência de limitar o trânsito na zona aos domingos, uma decisão da autarquia, que criou um programa de actividades culturais e desportivas para animar a Praça do Comércio.» ... ...
E o mesmo tema também no «DN», tratado por Filipe Morais:
António de Sousa, gerente-proprietário do restaurante Martinho da Arcada, disse ao DN que "normalmente o restaurante está fechado ao domingo. ...

Finanças da CML

Para aumentar receita
Câmara de Lisboa quer diminuir isenções de IMI
In Agência Financeira
«A Câmara Municipal de Lisboa vai rever as isenções no IMI para subir a receita. Se o corte na despesa é o grande pilar da estratégia do novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, para equilibrar as contas, o aumento da receita está na mira do homem das Finanças do novo executivo camarário, Cardoso da Silva, noticia o «Semanário Económico».
Desde logo, vai rever todas as taxas municipais e, neste capítulo, para o ex-director geral do BCP, não restam dúvida de que «há generosidade excessiva na concessão de isenções no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis, ex-contribuição autárquica)». Este hábito é para terminar dada a incompatibilidade com a condição financeira da câmara. Mais, o vereador afirma que fará um grande esforço para duplicar a taxa de IMI sobre os edifícios devolutos ainda este ano, o que não é tarefa fácil.»

Jornal belga liga Barroso ao caso Somague (ilegalidade do PSD em 2002)

PSD/Financiamento: Jornal (belga) diz que Barroso foi «enlameado»
O jornal belga Echo noticia na sua edição electrónica o caso do pagamento pela Somague de uma factura do PSD com o título «Barroso enlameado pelo financiamento ilegal do seu partido».
O jornal escreve, citando como fonte a imprensa portuguesa, que «o Partido Social Democrata português (PSD, centro-direita) beneficiou em 2002, quando era dirigido pelo actual presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso, de fundos ilícitos pagos por uma empresa privada».

Assédio em Tavira?

Macário Correia alvo de queixa por assédio sexual
O presidente da Câmara Municipal de Tavira e vice-presidente do PSD, Macário Correia, está a ser alvo de queixa por assédio sexual e moral à actual chefe dos serviços jurídicos da autarquia. Terese Sequeira participou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) em Março.
De acordo com o Diário de Notícias desta sexta-feira, o assédio sexual terá ocorrido na primeira quinzena de Julho de 2006, num «fim-de-semana», no «gabinete da presidência», segundo a queixosa, que se afirma agora perseguida pelo autarca.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Uma proposta com título grandiloquente mas cheia de nada...

Falemos então de Orçamento Participativo! Mas a sério!
Na quarta-feira, ontem, na sessão da Câmara de Lisboa, o BE apresentou e o PCP votou contra uma proposta que fala de Orçamento Participativo. A votação do PCP, um partido que integra a CDU, CDU que pratica este modelo nas câmaras, poderá parecer estranha. Mas não é.
Vamos por partes.
Leia mais no LL2, clicando no link acima.

«O valor da abstenção de Costa pela Portela+1»

No Editorial do 'DN' de hoje:
«A Câmara Municipal de Lisboa adoptou ontem, por maioria, uma recomendação ao Governo: quer que o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa abranja a hipótese Portela+1. A proposta foi apresentada por Helena Roseta. Mas, tendo sido aprovada, passou a ser de toda a câmara. O que quer dizer que a Câmara de Lisboa, presidida pelo PS, recomenda ao Governo, do PS, que faça um estudo sobre um cenário que o Governo tem rejeitado em absoluto.
Esta é a primeira vez que se manifesta publicamente o facto de António Costa governar sem maioria a maior autarquia do País. E logo numa recomendação contra o sentido oficial da posição do Governo do qual fez parte. À parte do conteúdo concreto da recomendação, é um sinal preocupante para a estabilidade da capital: como se sabe, a falta de maioria absoluta do anterior presidente foi uma das razões principais que conduziram à queda do executivo camarário. Perante a proposta de Roseta, o PS absteve-se (António Costa incluído). Quer dizer: não votou contra. O que quer dizer isto? Bom, para já, uma evidência: enquanto ministro, Costa era frontalmente contra a hipótese Portela+1. Agora, enquanto presidente da câmara, já deixou de ser contra, apenas se abstém. Falta saber se este voto é um passo de Costa ao encontro do seu novo eleitorado (os lisboetas), ou se é, de certa forma, um primeiro sinal de uma possível evolução do Governo.»
Eventualmente, uma terceira via: a expectativa ou quase certeza de que a posição do LNEC não prejudica as opções do PS no Governo...

Tem havido «alguns contactos»

Terrenos
António Costa e Sporting em contacto

A Câmara de Lisboa e o Sporting têm vindo a manter “contactos” sobre o loteamento dos terrenos do clube cuja aprovação foi herdada pelo actual executivo da capital, liderado por António Costa.

Uma ideia que já deu um bom efeito: fazer-nos rir a bandeiras despregadas...

Adivinhe em que blog e a propósito de quê é que apareceu eszte comentário de uma leitora:

«A sério, não me faças rir a esta hora....Daqui a pouco vem a vizinhança querer participar da festa....Este post merece um prémio, especialmente a última sugestão das alfaces plantadas no Parque Eduardo VII...Ainda dizem que somos cinzentos e não temos capacidade de humor....Alguém mais conseguia escrever assim?Obrigada pelas gargalhadas, que ainda continuam...»
.
Vá estando atento. Daqui por umas horas ou amanhã meto o link...

Bombeiros satisfeitos após reunião com presidente

"Queremos que [o RSB] continue a ter a responsabilidade de protecção esocorro numa cidade como Lisboa. Acreditamos que [António Costa,presidente da CML] ..."

Leia mais no site da TSF

Pior a emenda que o soneto...

Textos copiados da Internet publicados na página do candidato
Blogue "pessoal" de Menezes é feito por assessor
22.08.2007 - 13h45 Ricardo Dias Felner
O blogue de Luís Filipe Menezes é feito por um dos seus assessores, afirmou ontem ao PÚBLICO António da Cunha Vaz — da agência de comunicação que foi contratada para fazer a campanha do autarca de Gaia para a liderança do PSD —, a propósito da notícia do PÚBLICO que revela que o presidente da Câmara copiou, sem referir a fonte, artigos nomeadamente da Wikipédia sobre Michelangelo Antonioni, Bergman, sobre Hiroshima e sobre Miguel Torga.
Outros textos com interesse para esta matéria:
Menezes: plágio de textos da Wikipédia é "um lapso"
Algumas das frases transcritas por Menezes
Textos assinados por Luís Filipe Menezes copiados de sites da Internet
Blog de Luís Filipe Menezes

Público Última Hora

Notas publicadas sobre a primeira reunião da CML «a sério»

Eis como os jornalistas viram a reunião da CML - reunião extensíssiiiiiiiima em horas de trabalhos: incluindo as seis conferências de imprensa (uma por cada grupo político) que sempre têm lugar no final, durou cerca de 10 horas. Das 9.30 às 19.30...

Os «takes» da Lusa esta tarde

1
Câmara aprova alteração orçamental, orçamento rectificativo e defende estudos sobre "Portela + um"
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 2007, 23:41
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - A Câmara de Lisboa aprovou hoje a nona alteração orçamental de 2007, de sete milhões de euros, uma verba que se destina maioritariamente a retomar obras que se encontram paradas na capital.
Na nona alteração ao Orçamento de 2007, no valor de sete milhões de euros, 6,3 milhões destinam-se a dotações orçamentais da direcção municipal de Projectos e Obras para permitir o pagamento de algumas empreitadas paradas.

2
Oposição vota adiamento proposta de reuniões descentralizadas, António Costa avisa que PS/BE podem avançar com as sessões
(ACTUALIZADA)
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 1007, 22:38
Lisboa, 22 Ago (Lusa)- Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa votaram hoje pelo adiamento da proposta socialista para a realização de reuniões descentralizadas mas o presidente da autarquia afirmou que a maioria PS/BE poderá avançar sozinha com as sessões.
Em causa está uma proposta socialista para a realização mensal de reuniões de Câmara em diferentes locais da capital destinadas exclusivamente à intervenção da população.
"Se a maioria da Câmara não quiser, eu próprio e todos os vereadores com pelouro realizaremos reuniões com os cidadãos em diferentes zonas da cidade", afirmou António Costa na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.

3
António Costa afasta despedimentos de funcionários e vai analisar situação de trabalhadores precários
(ACTUALIZADA)
Veja aqui o artigo inteiro: 22 de Agosto de 2007, 21:49
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS) garantiu hoje que está a fazer uma "análise criteriosa" dos trabalhadores com vínculos precários que possam vir a fazer parte dos quadros da autarquia e afastou despedimentos de funcionários.
"Quem é funcionário da Câmara está no quadro e não seremos nós a promover despedimentos. Não podemos é confundir funcionários com pessoas em situação de avença, que são 1.038, e, dentro destes, estamos a fazer uma análise criteriosa, caso a caso", disse António Costa.
O autarca, que falava na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal, recusou ainda que os dez concursos externos que anulou, e que viriam a permitir a integração de mais de quatrocentas pessoas nos quadros da autarquia, servissem para regularizar a situação dos cerca de 1.200 trabalhadores com vínculo precário do Município.
Por Ana Clotilde Correia

No Público de hoje

Link para o artigo todo:
António Costa garante que não vai despedir funcionários da CML
Presidente da autarquia afirma que vão ser analisadas caso a caso as necessidades de trabalhadores com vínculo precário no município
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, recusou ontem despedimentos de funcionários, mas justificou que, perante as actuais dificuldades financeiras do município, não seria compreensível a admissão de centenas de trabalhadores para os quadros da autarquia."Quem é funcionário da câmara está no quadro e não seremos nós a promover despedimentos. (...)
.
Outros órgãos de comunicação social

António Costa obrigado a pedir estudo a Governo sobre Portela
A Câmara de Lisboa aprovou ontem uma proposta que visa "exigir do Governo" que a hipótese Portela mais Alcochete seja incluída no estudo comparativo, ... (DN)

O valor da abstenção de Costa pela Portela+1
A Câmara Municipal de Lisboa adoptou ontem, por maioria, uma recomendação ao Governo: quer que o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa abranja a ... (DN)

Helena Roseta impõe solução Portela + 1
Mais, os bloquistas consideraram que a atitude da CDU, na reunião do executivo, “parece configurar uma linha de afastamento da Câmara Municipal e das suas ... (CM)

O PS e os assessores
O problema da oposição socialista à maioria social-democrata na Câmara Municipal de Coimbra parece ser a falta de um assessor político. ... (Campeão)

Lisboa: oposição dá nega a Costa
Os vereadores da oposição na Câmara de Lisboa votaram esta quarta-feira pelo adiamento da proposta socialista para a realização de reuniões descentralizadas ... (PD)

Alteração ao regimento foi adiada
A alteração ao regimento camarário que previa, por proposta do chefe do Executivo lisboeta, António Costa, a realização de reuniões públicas e sem ordem de ... (JN)

quarta-feira, agosto 22, 2007

1.500 trabalhadores com vínculo precário em risco de serem dispensados


Sindicato dos trabalhadores da Câmara acusa António Costa de "ultrapassar competências do Governo"
O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa demonstrou hoje "grande preocupação" pela situação dos trabalhadores com vínculo precário na autarquia, acusando o presidente da Câmara, António Costa, de "ultrapassar competências do Governo"."O Governo decidiu que todos os concursos que estão em aberto seriam levados até ao fim e o presidente António Costa decide anular concursos. António Costa está a ultrapassar as competências do Governo", acusou, em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, Delfino Serras, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML). A conferência realizada hoje à porta dos Paços do Concelho surge em reacção às declarações do vereador das Finanças na Câmara de Lisboa, Cardoso da Silva (PS), que admitiu que "é muito natural que não haja admissões nos próximos dois a três anos".O sindicato acusou ainda o executivo camarário de desrespeitar as decisões da Assembleia Municipal, que aprovou a regularização da situação dos trabalhadores com vínculo precário com os votos favoráveis do PSD e PS."São cerca de 1.500 os trabalhadores que estão em situação precária, recibos verdes e contratos precários, o que abrange um leque de serviços que podem mesmo paralisar com o despedimento destes trabalhadores. No sector do urbanismo representam cerca de 50% do total de funcionários", afirmou Delfino Serras.
...
O dirigente sindical esclareceu ainda que são 1.225 os trabalhadores que se encontram a recibos verdes e 251 os que se encontram em regime de contrato de trabalho temporário, "mais coisa, menos coisa", declinando a hipótese de existirem trabalhadores "a mais" na autarquia, uma vez que o quadro de pessoal prevê 11.150 trabalhadores, quando no momento estão integrados cerca de 9.500 efectivos.

Construção na Av. Infante Santo gera mais polémica

Provedoria de Justiça critica conclusões da IGAT sobre projecto da Av. Infante Santo
A IGAT "conclui pela verificação de procedimentos irregulares graves em práticas" da Câmara de Lisboa, "mas parece conformar-se com o uso reiterado das mesmas", sublinha a Provedoria.

A Provedoria de Justiça fez este mês numerosas críticas às conclusões de um inquérito da Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) ao licenciamento das obras do condomínio privado que está em fase de acabamento no número 58 da Avenida Infante Santo, em Lisboa. Um dos pontos de discórdia é a inexistência de uma operação de loteamento, procedimento que a IGAT considera opcional mas que a Provedoria garante ser "necessário" e fazer a diferença entre a garantia da "prosperidade do promotor" e "a vantagem para o interesse público".
Inês Boaventura, Público (sem link), integralmente transcrito aqui.

O calendário e o blog: desfasamentos de um blog adiantado...

Estar adiantado pode ter vantagens. Mas pode ser chato. É o caso deste blog: isso é cada vez mais evidente. As coisas que aparecem hoje nos jornais já quase todas estiveram aqui na primeira página do LisboaLisboa há dois e até há mais dias. É preciso que o leitor saiba isso. E que volte um pouco atrás se já não se lembrar: basta ir até ao fundo desta primeira página e clicar em «mensagens antigas»: aí, salta para a segunda página etc..

Regimento dos Sapadores de Lisboa em crise

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais denuncia uma crise no Regimento dos Sapadores de Lisboa. Os problemas estão relacionados com a falta de pessoal, má organização interna e queixas de abandono por parte da Câmara Municipal nos últimos quatro anos.
... TSF

Baixa-Chiado

Ainda não aceitei, nem recusei (Maria José Nogueira Pinto)
A antiga vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa e ex-militante democrata-cristã, Maria José Nogueira Pinto, assegurou ontem ao CM que não tomou qualquer decisão sobre a sua participação no projecto de reabilitação da Baixa-Chiado, prometido pelo novo presidente da autarquia, António Costa (PS).
CM

Helena Roseta

Em entrevista ao DN, Roseta afirma que "não pretende ser uma vereadora clandestina" e que o seu comportamento político para com o presidente será idêntico ao "que Sá Fernandes fez a Carmona Rodrigues".
Helena Roseta salientou que não fará acordos com a vereação socialista e que se recandidatará à presidência da Câmara nas próximas eleições de 2009.
Rádio Macau
E disse mais: à pergunta «Isso quer dizer que é cada vez mais remota a hipótese de assinar com António Costa um acordo como aquele que José Sá Fernandes assinou?» respondeu: «Os Cidadãos por Lisboa decidiram nesse sentido. Não estou em condições de aprovar nenhum acordo. E não vamos mudar de opinião de oito em oito dias.»
DN

Reforços para investigar a CML

A equipa liderada pela procuradora-adjunta Maria José Morgado no âmbito dos inquéritos do processo Apito Dourado poderá ser reforçada com mais elementos da Polícia Judiciária (PJ) para investigar agora a Câmara Municipal de Lisboa. Segundo apurou o DN, este grupo, até agora composto por cinco magistrados e cinco elementos da PJ, poderá integrar mais um ou dois inspectores, "tudo dependerá da complexidade do trabalho que irá receber", disse ao DN fonte policial.
DN

Venda de imóveis da CML

Câmara de Lisboa põe à venda 100 milhões em imóveis
... Desse trabalho resultou já a inclusão prioritária de dois lotes emEntrecampos (junto ao empreendimento da EPUL, na Avenida das Forças Armadas).
... DE

terça-feira, agosto 21, 2007

As amêijoas de Lisboa

Sá Fernandes com aquela das amêijoas pôs-se a jeito. Não admira que vários comentadores e bloguistas tenham vindo a terreiro. Um deles é o autor de «O Tempo das Cerejas». Sá Fernandes nem as pensa - o seu rumo é a agenda mediática. Mesmo que ponha as amêijoas a salvar o orçamento da CML... Vitor Dias é que lhas dá boas... Leia aqui.

Lisboa: Vereadora da Habitação Social da CML, Ana Sara Brito: «BE criticou por falta de esclarecimento»

É a primeira reacção que vem dos lados do PS a este incidente que afinal o não será.
«A vereadora do PS com o pelouro da Habitação Social diz que o comunicado do Bloco de Esquerda contra os despejos nos bairros sociais de Marvila «não tem nada que ver com o acordo» entre bloquistas e socialistas na Câmara de Lisboa (...). A vereadora sublinha que a questão da habitação social está fora do compromisso político, pelo que considera natural a tomada de posição da concelhia do Bloco e o facto de não ter sido consultada pelo vereador José Sá Fernandes antes da emissão do comunicado.»
Sublinhado meu.

PSD acusa; Roseta queixa-se; Sá Fernandes propõe

PSD acusa PS de querer usurpar competências às juntas de ...
Sol - 2 horas atrásO PSD votará, assim, contra a proposta que será discutida quarta-feira na reunião do executivo municipal que decorre, pelas 09h30, à porta fechada.
«É como se não existissemos»
Sol - 3 horas atrásDe fora da reunião de câmara desta quarta-feira vão ficar uma proposta sobre a consolidação das contas do sector empresarial municipal e outra sobre «obras ...
Sá Fernandes quer que CML institua Orçamento Participativo
Diário Digital - 4 horas atrásO vereador José Sá Fernandes vai propor à Câmara Municipal de Lisboa (CML) que elabore uma proposta para a instituição de um Orçamento Participativo na ...

CDU propõe equipas de intervenção rápida para o espaço público

Os vereadores da CDU na Câmara de Lisboa vão propor quarta-feira na reunião do executivo municipal a criação de equipas de intervenção rápida para resolver problemas nos passeios, espaços verdes ou iluminação pública.
...

Grande bronca que o PSD deu

Lisboa, 21 Ago (Lusa) - Funcionários da Novodesign referiram à Polícia Judiciária que foi o PSD que pediu que as facturas dos serviços prestados por aquela empresa ao partido fossem emitidas à construtora SOMAGUE, revela um acórdão do Tribunal Constitucional (TC).
O acórdão do TC, a que a Agência Lusa teve acesso, deu como cabalmente provado que a SOMAGUE, SA pagou em 2002 uma factura no valor de 233.415 euros por serviços prestados ao PSD e à JSD pela empresa Novodesign.
Este tipo de pagamentos configura, à luz da lei do financiamento dos partidos políticos, um donativo indirecto punível com coima e perda a favor do Estado dos valores ilegalmente recebidos. (...)

Isto é o que se chama fazer peito

Transgénicos / Louçã exige que Sócrates esclareça insinuação do ministro da Agricultura / Francisco Louçã, exige que o primeiro-ministro esclareça se apoia a insinuação do ministro da Agricultura de que o partido estaria envolvido na destruição de milho transgénico em Silves...

Equipas nos serviços para melhorar Lisboa – propõe a CDU

Ruben de Carvalho ao ‘JN’, a propósito da tese proposta pela CDU de que devem ser criadas nos serviços da CML equipas polivalentes para intervenções no espaço público de Lisboa: «"É importante afastar a ideia de que para boa parte das intervenções em Lisboa carecem do recurso a empreitadas externas", diz o vereador. E dá os exemplos de substituição de lâmpadas na via pública, repintura de sinalização no chão da cidade».

JN
Provavelmente a pintura de passadeiras em frende das escolas podiam ter cabido no âmbito de equipas deste tipo - avento eu a hipótese que seria, a ser possível, bem mais vantajosa para a CML do que contratar a empresa de Oeiras que o fez há uns dias ou ainda estará a fazer. Primeira regra: pôr os serviços a trabalhar no máximo de obras e intervenções, poupando recursos financeiros e rentabilizando os riquíssimos recursos humanos e apetrechamento dos próprios serviços, os quais, nestes anos, se de alguma coisa se quixam é se desaproveitamento. A todo os níveis e em todos os sectores de actividade. Mais: os critérios de decisão não podem ser procurados naqueles (exactamente naqueles) que nestes anos colocaram os serviços na prateleira e encomendaram tudo fora... Isso parece-me evidente. Será mau princípio e má estratégio se se for por aí.

Venda de património do Estado em causa: gabinete justifica por que é que António Costa não agendou proposta dos vereadores do PCP

Câmara de Lisboa aquece
O Primeiro de Janeiro - A mesma fonte acrescentou que “foram agendados três pontos do PCP”, sublinhando que “o agendamento das propostas é uma prorrogativa do presidente. ...
CDU acusa Costa de não agendar proposta por «critérios de ...
Sol - A mesma fonte acrescentou que «foram agendados três pontos do PCP», sublinhando que «o agendamento das propostas é uma prorrogativa do presidente».

segunda-feira, agosto 20, 2007

Revista da imprensa de Lisboa

Dê uma olhadela pelos títulos todos. Aqui.

Falta de pessoal no DIAP

“Só no DIAP de Lisboa concentram-se mais de 55 mil inquéritos pendentes de cumprimento de despachos de arquivamento”, lê-se na nota da procuradoria-geral distrital (PGD) divulgada na internet, que reitera “as dificuldades de resposta de magistrados e/ou oficiais de Justiça, num grupo significativo de comarcas, de que se destaca Lisboa (DIAP), Loures, Açores, Montijo, Mafra, Torres Vedras, Funchal, Sintra, Lourinhã e Benavente”.
No entanto, Van Dunen, também aponta o dedo à Direcção-Geral de Administração da Justiça (DGAJ), lembrando mais uma vez que já houve vários pedidos de intervenção, designadamente devido à “inadequação” do quadro de oficiais de justiça e o “deficiente nível de preenchimento” do mesmo.

Contratações congeladas na CML

António Costa proíbe contratações até 2010 / A Câmara de Lisboa vai congelar as admissões nos próximos três anos, diz o vereador das Finanças em entrevista ao Diário Económico. Cortes nas despesas chegam aos 300 milhões.
A admissão de novos funcionários na Câmara de Lisboa vai ficar suspensa nos próximos dois a três anos. A garantia foi dada, em entrevista ao Diário Económico, pelo vereador das Finanças do novo executivo camarário, José Cardoso da Silva, que afirma que nos próximos anos a Câmara tem de “ir emagrecendo”.
Nos planos do Executivo de António Costa não está prevista, no entanto, a dispensa dos funcionários com vínculo contratual, garante o vereador responsável pelas contas da Câmara de Lisboa. Em matéria de pessoal, o espírito de contenção transversal à estratégia do novo líder das finanças da maior autarquia do país dita, isso sim, a “redistribuição dos funcionários”. Até porque, explica Cardoso da Silva, “há serviços onde as pessoas fazem tarefas desnecessárias”. Assim, “é muito natural que não haja admissões nos próximos dois a três anos.
.

domingo, agosto 19, 2007

Miles Davis - Human Nature

Jazz puro e duro... como a natureza humana do tema...

Um estudo de Eugénio Rosa

Começa assim:
«Neste momento assiste-se, de novo, a uma gigantesca e articulada campanha de manipulação da opinião pública visando convencer os portugueses que a crise que o País enfrenta deve-se à “rigidez” das remunerações nominais e das leis laborais em Portugal. O Banco de Portugal, pela mão de V. Constâncio, no seu Relatório de 2006, e o Expresso na sua edição de 4.8.2007, culpabilizam a “rigidez das remunerações nominais” pela crise actual».

Neste estudo, o economista afirma que o «Governo PS prossegue a ofensiva contra os trabalhadores». E que «o governo PS, utilizando os instrumentos do Estado, nomeadadamente o Banco de Portugal, prossegue a sua ofensiva contra os trabalhadores e os seus direitos. José Sócrates já não consegue disfarçar com o chavão da "eficácia" a sua clara opção de classe».

PS-BE em Lisboa: os factos políticos encavalitam-se…

Se eu conheço o espírito dominante no PS, se as pessoas que conheço conhecem Ana Sara Brito… sinto que já há muito mal-estar. O silêncio do PS sobre as provocações permanentes do Bloco é ensurdecedor. Nem uma palavra? Ninguém? Que raio se passa? Esta coligação ou acordo acaba ainda antes de começar, ela que não leva a lado nenhum que se anteveja? Ao PS isto traz o quê para lá destas afrontas? Vamos ver o que acontece na sessão de quarta-feira…
Mas os factos políticos e a sua promoção desastrada começam a encavalitar-se:

1
Louçã avisa que Sá Fernandes vai confrontar muitas vezes António Costa.

2
Vêm dirigentes nacionais do BE e dizem: «O PS precisa deste acordo – mas... e o Bloco?»

3
Concelhia do BE exige medidas de apoio social para despejados de Marvila (mesmo que seja só isso – apoio social, que é coisa pianinha –, mas a linguagem não cai bem no PS que conheço).

4
«O verador José Sá Fernandes anunciou que vai pedir explicações sobre os despejos à vereadora da Habitação e Acção Social, Ana Sara Brito» - li aqui e aqui agora mesmo…

É muita fruta. É todo um contexto. É toda uma linguagem («Bloco condena» e tal). É todo um clima. Ná. Sinto que há algo que não bate certo com um acordo entre parceiros. Pode ser que esteja enganado. Mas acho tão estranho o à-vontade do BE como o concomitamte silêncio do PS. Isto não vai longe, digo-lho eu…

Coisa esquisita mesmo, na CML

A CDU acaba de divulgar esta Nota

«Situação inédita
Não agendamento de proposta por critérios de oportunidade política
Em causa proposta do PCP sobre Património Imobiliário do Estado em Lisboa

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa rejeitou inserir na Ordem de Trabalhos para a reunião de dia 22 de Agosto próximo, uma proposta dos Vereadores do Partido Comunista Português, atempadamente apresentada para o efeito (...) »


Texto integral da Nota da CDU no LL2. Aqui.

As fraquezas e as forças do PSD

«Então, ele (Marques Mendes) que hipotecou a vitória do partido na capital deste distrito (Setúbal) ao empurrar, ingloriamente, o dr. Fernando Negrão para as eleições intercalares de Lisboa, é que vem agora falar de vitórias?»
Li isto ontem nas Crónicas Alfacinhas e nem quis acreditar. E agora relaciono o que Ângelo Correia deve ter querido dizer com aquela que cito aí em baixo quando fala de vencer Setúbal: era deixar lá Fernando Negrão (ver aí adiante).
Pergunta-se: à pala de quê é que se presume que depois dos vários tiros no pé em Setúbal o PSD está ou alguma vez esteve em condições de ganhar a câmara?
Acho que são duas confissões de impotência numa só, mas ambas disfarçadas de forças: «fazer das fraquezas força», diz o Povo. É disso que se trata aqui?
.
“A dr.ª Paula Teixeira da Cruz é uma das grandes responsáveis pela crise em Lisboa e, em vez de fazer um mea culpa, lança-se no escuro ao classificar os militantes “entre elites e a ralé”. Uma ideia que Ângelo Correia considera “perigosa” e “antidemocrática”. Ao líder lembra que “não só deu a Câmara de Lisboa ao PS como retirou a possibilidade de ganhar em Setúbal”, afirmou à SIC Notícias. Antes, fez uma análise do PSD e concluiu que Cavaco Silva “foi tão bom primeiro-ministro como mau presidente do partido”.

Em causa declarações de Ana Salgado

Ministério Público do Porto sob investigação
.
Pinto Monteiro solidariza-se com Morgado e elementos da PJ e abre inquérito visando magistrados do PortoO depoimento de Ana Salgado está a causar uma verdadeira guerra no Ministério Público. Foi na sequência daquele e das suspeitas à volta da sua motivação e da forma como foi obtido, que Pinto Monteiro, procurador-geral da República (PGR), decidiu abrir uma investigação, que recai sobre o comportamento de magistrados do DIAP do Porto.

Xarivari múltiplo no PSD

O PSD anda em grande convulsão e está febril. De um lado, Ferreira Leite que se cala e todos a querem. Do outro, Lopes da Costa que garante ter os filhos ameaçados de morte. Nada menos. E ainda uma senhora que é credora mas que tentou uma trafulhada qualquer. Agora nem lhe aceitam o pagamento nem lhe dão a massa. Ou ainda não deram… Resumo assim: esta é que se chama Fátima. Mas esta é que é a nossa senhora a quem todos pedem e querem… E os filhos desta outra senhora é que as sofrem.

Revista da imprensa de Lisboa

Leia-a aqui. Escuso-me de a transcrever: é só clicar em cima do link

Espantosa comunicação social esta!

Se não visse não acreditava. Estava casualmente interessado no resultado do Benfica-Leixões. Primeiro estranhei. Depois irritei-me com os jornalistas. Desesperei. Corri uma série de artigos de vários jornais e nada de resultados. Comentários, muitos. Opiniões do Fernando santos é mato. Informação, nada. Fiquei gago. Fui aqui e aqui e aqui e aqui. Finalmente, aqui, lá soube.

sábado, agosto 18, 2007

Notas a fechar, hoje

- Museu da Nota e da Moeda.
- Diferenças...

Muitos anos em 67 minutos: os 67 minutos mais longos da netosfera…

Quando li que tinha desaparecido outra menor inglesa, desta vez em Sintra, dei o alarme caseiro: «Outra?». Um pouco depois, li e disse: «Afinal era uma idosa de 77 anos». É nisto que dá encherem-nos a cabeça de raptos e desaparecidos: desvalorizamos.
Agora, dá-me para brincar com a GNR. Como ela cresceu em 67 minutos, entre as 8 e 25 e as 9 e 32 desta noite… Ou: acertem lá as aguilhas, senhores da GNR… Ou: …

Duke Ellington and his Orchestra

Estamos em 1955...

Prémio «Não fui eu, foi aquele menino»...

Ex-autarca garante que não sabia de nada
Câmara de Lisboa "deu" salas a mandatário de Santana
18.08.2007 - 15h20 José António Cerejo
«O centro de arbitragem da associação Projuris instalou-se gratuitamente numa quinta da Câmara de Lisboa, no início de 2005, mediante autorização verbal de um director municipal. A Projuris tinha sido criada no âmbito da Faculdade de Direito de Coimbra e era dirigida por João Álvaro Dias, o então professor daquela faculdade que, logo a seguir, foi mandatário de Santana Lopes nas legislativas.
Quem hoje se dirigir à Quinta do Conde de Arcos, nos Olivais, onde a câmara tem as suas escolas de jardinagem e de calceteiros, verifica que uma parte do antigo palácio está ocupado pelo Instituto Português de Ciências Jurídicas. No local, funciona um centro de arbitragem de conflitos, cuja criação foi autorizada no ano passado pelo Ministério da Justiça, a pedido de Álvaro Dias, depois da extinção da Projuris. Nos serviços camarários, porém, não há qualquer registo relativo à cedência das instalações a quem quer que seja.
Uma pista anónima permite, porém, deslindar o segredo: "Quem tratou disso foi o dr. Pedro Cordeiro, que era director dos Recursos Humanos e está agora no Gabinete de Apoio à Presidência". Confrontado com o caso, o ex-director confirma. Explica que Álvaro Dias, de quem é amigo, o contactou para que o centro de arbitragem se instalasse num espaço municipal e estabelecesse um protocolo com a câmara. Entendendo que essa ligação poderia ser "útil" ao município, permitindo-lhe resolver muitos litígios através da arbitragem da Projuris, com custos muito inferiores, Pedro Cordeiro diz que se limitou a propor a cedência das instalações. "Eu não autorizei nada, nem podia, quem autorizou foi o vereador Moreira Marques", acrescenta.» (...) Este, que era vereador dos Recursos Humanos, nega veementemente: "O dr. Pedro Cordeiro propôs, mas o meu jurista deu um parecer desfavorável. Eu não autorizei nada. O prof. Álvaro Dias foi orientador do doutoramento do dr. Pedro Cordeiro e ele, se calhar por causa de algum favor que ele lhe fez, meteu-o lá".
...

Eles não se entendem...

Carta com acusações a Luís Filipe Vieira e Maria José Morgado
Director da PJ critica investigação da procuradoria-geral a dossier anónimo
Lusa - 18.08.2007 - 11h23 PUBLICO.PT
O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, discorda da decisão do procurador-geral da república de investigar o dossier anónimo sobre alegados favorecimentos ao Benfica, considerando que "não se justifica", noticia hoje o semanário "Sol".
O procurador-geral, Pinto Monteiro, ordenou a abertura de um inquérito-crime para avaliar o conteúdo e origem de uma carta anónima, escrita em papel timbrado da directoria da PJ, que relata alegados favorecimentos a Luís Filipe Vieira e ao Benfica na investigação do processo Apito Dourado.
...

Desafinado-Stan Getz In The UK

Não desanime: o Stan Getz entra aos 25 segundos...
(Esta é uma recomendação de Vitor Dias no seu Tempo das Cerejas que agradeço)

O que diz Sá

Criar uma marca de vinhos e azeites de Lisboa e comercializar as amêijoas e as corvinas que se pescam no Tejo são algumas das «ideias radicais» que José Sá Fernandes está a desenvolver para aumentar as receitas da Câmara de Lisboa. O vereador eleito pelo Bloco de Esquerda diz que «é preciso ter criatividade» para fazer face às despesas do município...
Quando li, ao meu lado alguém disse logo: «Mas isso é verdade ou é no gozo?». Antes de mais, Sá Fernandes podia ir ver as condições em que são pescadas e apanhadas as espécies de que fala. Talvez fosse óptimo começar por melhorar essas condições - e isso levará outros tantos anos quantos levou a deixar as águas do Tejo naquele estado. Quanto ao vinho e ao azeite, salvo melhor opinião, julgo que chegam a Lisboa (pelo menos à Cidade de Lisboa - e julgo que é dessa que se trata) já engarrafados... Não estou a ver os olivais e as vinhas dentro da Cidade. Não conheço. Mas deve ser lapso meu, devo estar enganado, «prontos».
«Para fazer face às despesas do Município»????? Mas então vamos pôr os Serviços Municipais a cultivar vinho e azeite e a apanhar amêijoa e corvina ali no Estuário??? Que diabo deu às pessoas?