quinta-feira, agosto 23, 2007

«O valor da abstenção de Costa pela Portela+1»

No Editorial do 'DN' de hoje:
«A Câmara Municipal de Lisboa adoptou ontem, por maioria, uma recomendação ao Governo: quer que o estudo do LNEC sobre o novo aeroporto de Lisboa abranja a hipótese Portela+1. A proposta foi apresentada por Helena Roseta. Mas, tendo sido aprovada, passou a ser de toda a câmara. O que quer dizer que a Câmara de Lisboa, presidida pelo PS, recomenda ao Governo, do PS, que faça um estudo sobre um cenário que o Governo tem rejeitado em absoluto.
Esta é a primeira vez que se manifesta publicamente o facto de António Costa governar sem maioria a maior autarquia do País. E logo numa recomendação contra o sentido oficial da posição do Governo do qual fez parte. À parte do conteúdo concreto da recomendação, é um sinal preocupante para a estabilidade da capital: como se sabe, a falta de maioria absoluta do anterior presidente foi uma das razões principais que conduziram à queda do executivo camarário. Perante a proposta de Roseta, o PS absteve-se (António Costa incluído). Quer dizer: não votou contra. O que quer dizer isto? Bom, para já, uma evidência: enquanto ministro, Costa era frontalmente contra a hipótese Portela+1. Agora, enquanto presidente da câmara, já deixou de ser contra, apenas se abstém. Falta saber se este voto é um passo de Costa ao encontro do seu novo eleitorado (os lisboetas), ou se é, de certa forma, um primeiro sinal de uma possível evolução do Governo.»
Eventualmente, uma terceira via: a expectativa ou quase certeza de que a posição do LNEC não prejudica as opções do PS no Governo...

Sem comentários: