sábado, agosto 25, 2007

LNEC dá «luz verde» a Alcochete

O laboratório tem até final do ano para fazer o estudo comparativo entre Ota e Alcochete

Última actualização às 13:42 de hoje
Alcochete é uma localização viável para o novo aeroporto. É o parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
O estudo foi feito por 20 especialistas de diversas áreas, mas o relatório final só chegará às mãos de Mário Lino no início do próximo mês. No entanto as conclusões do laboratório nacional de engenharia civil já são conhecidas: de acordo com o jornal «Expresso», o estudo dá «luz verde» à localização do novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete.
A principal barreira à localização em Alcochete foi demolida com a disponibilidade manifestada pelo ministro da Defesa, Mário Lino, que cedeu 7500 hectares do campo de tiro. As questões da população de sobreiros ou das aves migratórias também não representam problema de maior para a equipa que realizou o estudo.
Depois de definida a viabilidade do campo de tiro de Alcochete, o laboratório terá agora que realizar, até ao final do ano, um estudo comparativo entre as duas localizações: Ota e Alcochete. Prazo considerado muito apertado pelos responsáveis do estudo.
TVI

LNEC está a estudar Ota e Alcochete / José Sócrates: Governo decide localização do novo aeroporto no início de 2008 / 25.08.2007 - 15h36 Lusa, in Público Última Hora
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o Governo vai decidir no início do próximo ano a localização do novo aeroporto de Lisboa, com base num estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que está a comparar a Ota com Alcochete.
"O LNEC vai estudar a comparação entre esse sítio [Alcochete] e o da Ota de forma a que o Governo possa tomar uma decisão no princípio do próximo ano", disse José Sócrates. (... ): leia o resto da notícia, clicando sobre o link do Púb Ú H. E leia mais notícias sobre esta matéria, aqui.

Sem comentários: