sábado, agosto 18, 2007

Revista de imprensa / Lusa / Lisboa

Lisboa, 18 Ago (Lusa) - Director da Polícia Judiciária discorda da investigação ordenada pelo Procurador-Geral da República ao dossier anónimo, fiscalistas contra sigilo bancário, o caso "Maddie" e o aumento de contratos a prazo, são temas hoje em destaque nos jornais.
O semanário Sol destaca na manchete a afirmação do director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, "Este inquérito não se justifica", alusiva à decisão do Procurador-geral da República de instaurar um inquérito-crime ao conteúdo do dossier anónimo que relata alegados favorecimentos a Luís Filipe Vieira e ao Benfica na investigação do processo Apito Dourado.
O Sol noticia também na capa que a cervejaria Trindade foi vendida esta semana à Portugália por 10 milhões de euros.
"Sócrates ilibado" é outro título do semanário, adiantando que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social já deliberou (por três votos contra um) a decisão que não dá como provada qualquer interferência do Governo na comunicação social, a propósito da licenciatura de Sócrates.
A abrir a primeira página, o semanário Expresso escreve "Fiscalistas contra sigilo bancário".
Especialistas defendem que um corpo de elite do fisco deve ter total acesso às contas dos cidadãos suspeitos de evasão e fraude. Mas a quebra do sigilo não pode ser vista como retaliação para quem reclama, refere o jornal.
O Expresso salienta também na capa o título "PGR manda investigar MP do Porto", adiantando que o Procurador-geral da República recebeu uma denúncia de autor identificado que levanta suspeitas sobre o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto.
Segundo o jornal, as suspeitas relacionam-se com os processos arquivados que envolviam Pinto da Costa no "Apito Dourado", entretanto reabertos pela equipa de Maria José Morgado.
O Correio da Manhã (CM) preenche a manchete de hoje com o caso "Maddie", titulando "Novas provas apontam amigos dos pais".
O jornal revela que a Polícia Judiciária encontrou, com a ajuda dos cães ingleses, que estiveram em Portugal há cerca de uma semana, vestígios biológicos que poderão ser de Madeleine numa das viaturas usadas pelos amigos da família McCann.
As amostras encontram-se no mesmo laboratório em Birmingham, Inglaterra, onde estão a ser analisadas as amostras de sangue encontradas no apartamento da Praia da Luz e as autoridades acreditam que se o ADN corresponder ao da criança a descoberta pode dar um novo fôlego à investigação, refere o CM.
Outro destaque do jornal vai para a vitória do Sporting sobre a Académica por 4-1, titulando "Leões abrem liga com goleada", sobre uma fotografia de jogadores leoninos a comemorarem a vitória.
Diário de Notícias também dedica a manchete ao caso Maddie, realçando o título "Vizinha inglesa que abordou McCann volta a ser ouvida".
A Polícia Judiciária vai voltar a inquirir na próxima semana várias testemunhas do caso Maddie, adianta o jornal, revelando que uma delas é a britânica Pamela Fenn, de 70 anos, que vive sozinha no apartamento situado por cima daquele de onde Madeleine desapareceu.
Ao alto da primeira página, o DN escreve "Dia de recorde e caos", referindo-se à greve de dois dias dos trabalhadores do "handling", iniciada hoje, que deverá afectar todos os aeroportos nacionais e gerar o caos em Lisboa, onde está previsto um recorde de 420 voos.
No espaço principal da primeira página, o Público escreve "Contratos a prazo atingem novo máximo nos últimos dez anos".
A taxa de desemprego, no segundo trimestre do ano, fixou-se nos 7,9 por cento, meio ponto percentual abaixo do valor recorde que tinha sido registado pelo Instituto Nacional de Estatística para os primeiros três meses do ano.
Numa análise mais detalhada dos números, verifica-se que apenas o aumento do número de contratos a prazo para um novo máximo registado nos últimos dez anos permitiu que, do primeiro para o segundo trimestre deste ano, se tivessem criado 18.900 novos empregos em Portugal, adianta o jornal.
"Plantação em Silves destruída por movimento (Milho transgénico)", "Raptados podem ter sido vendidos a guerrilheiros (Venezuela)", "Max Roach: Morreu um gigante do jazz", "Fisco suspende reembolso de IRS a deficientes" e "Tranquilizantes fora de testes de droga na estrada", são outras temas em destaque na primeira página do Público.
O Jornal de Notícias (JN) destaca em manchete "Confusão no controlo de drogas a condutores", acrescentando que forças de segurança e Governo tinham versões diferentes sobre medicamentos cujo uso dará lugar a penalização.
A polémica e a confusão instalada justificam que tenha sido determinado à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) que elabore "um conjunto de normas técnicas, claras e precisas, para orientar em todos os aspectos as forças de segurança", adianta o JN.
Uma fotografia de manifestantes de cara tapada numa herdade em Silves onde é cultivado milho transgénico ilustra a capa do JN e acompanha o título "Activistas tomaram propriedade de assalto".
O 24horas também anuncia na manchete que a "PJ vai ouvir vizinha dos pais de Maddie outra vez", sublinhando que os "inspectores querem acabar com contradições".
O jornal adianta ainda que no dia em que a polícia decidiu chamar todas as testemunhas de novo, Kate e Gerry McCann contaram finalmente aos gémeos que a irmã está desaparecida".
"Polícia faz rusga na noite algarvia (ASAE fiscalizou discotecas da moda e fechou o Kasablanca)" e "Deixem o puto jogar! (Treinador de Ronaldo lança apelo em Inglaterra)", são outros títulos do 24horas.
HN.

Sem comentários: