domingo, setembro 30, 2007

Parque Mayer

Mesmo que regresse às mãos da Bragaparques por anulação judicial (eu acho que vai ser por nulidade, destruindo até ao ponto de origem todos os restantes actos), o Parque Mayer terá sempre um plano de pormenor. Quem o disse ao 'Expresso' (ver edição de ontem, pág. 9) foi Manuel Salgado.

Frente riberinha

Palco de várias oposições: Costa e Governo por causa de quem tem a última palavra em matéria urbanística: se a CML se as sociedades a criar e que vão ser corrdenadas por Júdice (ver 'Expresso' de ontem); Sá e PS por causa da criação das três sociedades para a zona.

Aeroporto

Diz o 'Expresso' que só a obra será com Mário Lino: a decisão política de construir ou não e onde está nas mãos de Sócrates exclusivamente. Normal.

Lisboa vai receber menos 10 milhões este ano?

Como sanção por ter excedido os limites de endicidamento previstos na lei, Lisboa é uma das 22 câmaras que receberam avisos do Governo de que vão receber menos essas verbas do Orçamento do Estado ain da em 2007. Segundo o 'Sol' / Economia, decorre a audição prévia da CML sobre o assunto.

Televisões

Tempos na última semana ('Sábado'): - Mourinho: 5 h 28 m; - Maddie: 1 h 30; - Sócrates: 1 h 30m; ... - Louçã: 41 m...

Promiscuidades

No Sol, edição impressa:
«As escutas (do caso Portucale) mostram como o PM (Sócrates) teve encontros com Portaas (...) a quem pediu ajuda para convencer Sampaio (a demitir Souto Moura). E como Portas aceitou e deu o seu apoio a Rui Pereira (actual MAI). Este, por seu turno, tentou ajudar Portas e outro dirigente do CDS, Abel Pinheiro, a confirmar que existia um inquérito do MP envolvendo aquele partido (CDS).»
Em Novembro de 2005, Sócrates garantira publicamente que nada tivera a ver com a substituição de Souto Moura...
mas porquê este interesse de Sócrates e do PS na substituição de Souto Moura? Diz o jornal que seria por causa da prisão de Paulo Pedroso (nº 2 do PS).

Blogosfera PS. Que história!

Os dois autores do ‘Tugir’ zangaram-se mesmo. Desde Julho, Tito de Novais já tem uma outra barbearia aberta, cheia de sarcasmos…
Leia aqui e aqui para perceber algo do que esteve por detrás.

Pérolas deste fim-de-semana chuvosito

Desgraça
Ouvido agora mesmo na TSF:
Sobre as eleições de anteontem no PSD. Mário Soares:
- É uma desgraça.
Resposta imediata julgo que de Henrique de Freitas:
- Se há desgraça é para o PS.

Apenas
manuela Ferreira Leite, depois de muito instada a pronunciar-se sobre a vitória de Menezes:
- Temos apenas que o felicitar.
Expansiva!
.
Sozinho
Também na TSF:
Paulo Bento sobre o árbitro do jogo com o Benfica e por não ter marcado um «penalty» que, diz ele, o juiz de linha queria que marcasse:
- Podia ter vindo sozinho. Não precisava dos fiscais de linha…

Senhora
Paulo Portas
em telefonema codificado sobre várias negociações mafiosas (caso Portucale, misturado com influências de Sócrates para que Souto Moura fosse corrido da PGR). Por todas escolho uma simples resposta a Abel Pinheiro que tentava que ele percebesse quem era o «Rui» (Rui Pereira, actual MAI, que ajudou a encontrar o processo na PGR – a ser tudo verdade daria pano para as mangas de um grande escândalo em qualquer parte do mundo e muitas condenações em tribunal por vários crimes. Vem tudo no ‘Sol’ de ontem. Bom, mas como pérola do dia, escolhi isto que Portas responde a Abel:)
- Sim senhora!

Moralização
Uma coisa que morreu ontem: os últimos restos do processo de refiliação de Rui Rio, os últimos restos de alguma moralização da vida interna para garantir a democracia dentro do partido.
Pacheco Pereira, blog Abrupto

Balcanização
(Lisboa foi até agora) o espelho da intolerância, perseguição, verdadeira balcanização do PSD na capital.
Pedro Portugal Gaspar

Variedade
Santana
mudou de opinião várias vezes e em várias matérias em apenas algumas horas. Leia aqui. Mas é preciso saber que na noite anterior ainda ele apelava ao adiamento das eleições… Uma terceira opinião, portanto, naquela cabecinha. E quanto à candidatura a líder da bancada parlamentar, sabe-se que na semana passada dizia «nunca», depois disse que talvez e agora já diz que sim. Que variedade neste homem!

À perna
"Irão ter-me à perna de manhã, à tarde e à noite", prometeu Menezes, durante a campanha.
.
Camionistas
"... e conheço todos os camionistas das estações de serviço» (de Leiria, como deputada pelo círculo). Frase de Teresa Caeiro recolhida pela «Sábado».

120 milhões para 26 Secundárias

Dez delas, em Lisboa: Passos Manuel, Gil Vicente, Josefa de Óbidos, Filipa de Lencastre, Pedro Nunes, Rainha Dona Amélia, D. Pedro V, Eça de Queirós, Pedro Alexandrino e Marquesa de Alorna.

CDU acusa BE

(...) A CDU afirma ainda que o BE "está a fazer o que sempre disse que não faria em numerosas matérias", como o Parque Mayer, o loteamento dos terrenos do Sporting Clube de Portugal e o Campo de Tiro de Monsanto, casos em relação aos quais denuncia a existência de "flagrantes mudanças de opinião".
Público, edição impressa

Taxa do IMI deve baixar e não aumentar

(..) Sem grande margem para erro, pode dizer-se que tal medida (aumento do IMI) irá acentuar nos próximos anos o êxodo dos residentes em Lisboa, famílias e empresas, o que agravará as consequências para a cidade, a sua economia e as condições para os que cá continuarem a viver. É claramente uma política contrária aos interesses da cidade e dos seus cidadãos. (...)
Romão Lavadinho, presidente da AIL, artigo de opinião, Público

sábado, setembro 29, 2007

Publicidade Anti-Touradas

Aviso muito sério: estas imagens são muito fortes. peço-lhe que as não veja se é impressionável. Eu vi antes de as partilhar. Evidentemente que vi por obrigação, já que me foram enviadas. Vi. Mas não voltarei a ver. Juro. Mas não são «selvagens»: são da Acção Animal. Isto é muito complicado...

Com descontos máximos...

Feira do Livro no Mercado da Ribeira, Cais do Sodré, até Novembro
Livros de todos os géneros literários estão disponíveis a partir de hoje e até 4 de Novembro com "descontos máximos" no Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, Lisboa, divulgou a organização.

Portas dá um arzinho da sua graça

E Portas que não fizesse também uma. Invejas de Santana Lopes, é o que é... O 'Expresso' garante que Portas deu ordens para que se calassem todos no CDS para que ... se ouvisse melhor a crise dentro do PSD. Só mesmo aquele mente retorcida.

Polícia Municipal

Lisboa: Policia Municipal integra hoje 150 novos agentes - A Polícia Municipal (PM) integra hoje 150 novos agentes, para reforçarem os quadros da força, provenientes da Polícia de Segurança Pública (PSP)... Público - Sociedade - 29, Sep 2007 - 09:09

IPO / Bela Vista: só umas palavrinhas

Deixei aqui uma síntese dos meus argumentos contra a deslocalização do IPO para op Parque da Bela Vista. Se se der ao trabalho, agradeço que leia.

Registo que falou

Paula Teixeira da Cruz, depois da votação no PSD: «Considero que foram derrotadas causas, valores, princípios».

Subversão editorial

Como foi possível uma tal subversão editorial? Repare na sequência e no resultado:
- Ontem, às 10.30 horas, o PCP fez chegar às redacções esta Nota sobre a «Lamentável prática política do BE na CML».
- às 18, os alertas google começam a despejar no meu computador isto que aqui vai ver:
. há 14 horas Lisboa: BE acusa PCP de coligação com PSD e Carmona - Sol
. há 15 horas Lisboa: BE acusa PCP de coligação com PSD e Carmona Rodrigues
...
Quer dizer: o PCP toma a iniciativa e critica politicamente o BE. Jornalistas ouvem naturalmente a resposta do BE. Mas o que sai é a subversão da realidade: o que vem plasmado nos títulos é que o Bloco critica o PCP... Espantoso, não é? Como é que a resposta acossada a uma denúncia de prática política sobe a título e anuncia iniciativa política? Como? Mas como??
Responda o leitor. A mim, já me vai faltando a pachorra para critérios editoriais que dão sempre no mesmo: Allô, Bloco! Allô, Fulano! Allô, Sicrano!
E o resultado é sempre o mesmo: o PCP aparece em duas envergonhadas linhas bem escondidas lá no meio. E aparece nem se sabe porquê. Na verdade nem devia aparecer. Por causa dos critérios editoriais.
Sempre igual há anos. E assim será. São critérios editoriais, meu caro!
...
Pobre país que tais critérios editoriais tem de suportar.
.
Conto a coisa aqui também.

O enigma do terreno de Entrecampos

Perguntas de Luisa Botinas hoje no 'DN'. Respostas de Manuel Salgado, vereador do Urbanismo.
(...) Qual o desfecho futuro para a Feira Popular, enquanto equipamento de diversões, e para os terrenos de Entrecampos?
Lisboa metropolitana necessita de um grande parque de diversões, mas não tem espaço. Um grande parque com 30 hectares, com divertimentos, isso não cabe aqui dentro. Por isso, deve ser um projecto em parceria com outras câmaras. Quanto ao terreno de Entrecampos, é estratégico na cidade. Tem uma localização ímpar, está no eixo central, junto a um interface de transportes. Faz sentido então criar ali uma grande centralidade com ligação pedonal ao Jardim do Campo Grande, inovadora, onde a oferta de estacionamento seja mínima, para obrigar as pessoas a usar o transporte colectivo e a percorrer o espaço público envolvente. Esta opção poderá ser uma oportunidade de melhorar também a Avenida da República ao nível das circulações, criando novos percursos e preenchendo as descontinuidades.
E quanto ao Parque Mayer?
A ideia é fazer um plano de pormenor que inclui o Parque Mayer, o Jardim Botânico, os edifícios da Escola Politécnica e os edifícios da envolvente. A Universidade de Lisboa está interessada em ser parceira desta operação. Optámos por fazer um concurso de ideias e provocar uma discussão em torno do espaço. A partir daí será escolhida a equipa para fazer o plano de pormenor.
Portanto, a solução de Gehry já era?
Existem ideias no seu estudo que podem ser aproveitadas, tal como existem ideias no estudo de Norman Foster que também podem ser aproveitadas. Como existem outras ideias. O problema agora é ver qual é a melhor e a sua viabilidade financeira.
Quanto à Torre de Norman Foster em Santos?
A câmara vai promover, não sei ainda quando, uma verdadeira discussão pública. Não será um acto burocrático do género pôr um edital à espera das reclamações. Será antes um debate, pois é um projecto provocador.
Gosta?
Gosto. É um projecto interessante. Tenho algumas interrogações sobre se aquele é o local indicado para ter uma torre. Mas é da discussão que virá a resposta. Quanto à câmara, cabe-lhe criar condições para ela acontecer e, depois do consenso, ter a palavra final. Não haverá referendos.
Leia mais no 'DN'

IPO / Bela Vista

Câmara quer fazer cidade oncológica - Correio da Manhã - (...) No entanto, a Câmara de Lisboa negociou com as entidades e se o IPO forpara a Bela Vista cederá outros espaços. Além de Lisboa, também as autarquias de Oeiras ...

Amendoeiras

Lisboa: Fundação D. Pedro IV deixou de gerir bairro das Amendoeiras quarta-feira - comissão de moradores. - 28 de Setembro de 2007, 21:11 - Lisboa, 28 Set (Lusa) - A Fundação D. Pedro IV assinou quarta-feira o auto de reversão dos prédios do Bairro das Amendoeiras para o Estado, disse hoje à agência Lusa um responsável da Comissão …

Nomeações em causa

Juristas da Câmara de Lisboa voltam a analisar nomeações para a administração da EPUL
29.09.2007, Ana Henriques (Público): Os serviços jurídicos da Câmara Municipal de Lisboa estão a analisar a legitimidade da nomeação, em Abril passado, de dois administradores para a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa. Caso Rosa do Egipto e Gama Prazeres tenham de abandonar a empresa da autarquia, o conselho de administração ficará reduzido a um elemento, o que equivale à sua paralisação.O que está em causa é se o então presidente do município, Carmona Rodrigues, tinha poderes para escolher sozinho os administradores, ou se tinha de submeter o assunto a votação em reunião de câmara - correndo o risco de estes nomes serem "chumbados".

Eixo N-S

Eixo Norte-Sul completo - Correio da Manhã - O troço a abrir entre o Lumiar eo nó de ligação com a Circular RegionalInterior de Lisboa (CRIL) a Norte de Lisboa, numa extensão de 4,4 quilómetros, ...

sexta-feira, setembro 28, 2007

Lamentável prática política do BE na Câmara de Lisboa

Nota do PCP / Lisboa sobre o Bloco
«A alardeada independência do BE face ao PS não passa de uma mistificação, uma mentira. A vida real, as votações e as declarações públicas do BE nos dias de hoje nada têm a ver com as produzidas antes do chamado «Acordo Político» PS-BE.
(...)
O PCP, como força política coerente, denuncia estas atitudes, lamenta-as e declara que continuará naturalmente a manter na CML a sua postura de defesa dos interesses de Lisboa – tarefa em que, no plano do Executivo da CML estamos cada vez mais sós, o que se constata sem surpresas, mas, em conjunto com a s populações de Lisboa estaremos cada vez mais firmes.»

Carlos do Carmo

Já foi operado em Santa Maria ao coração, dizem-me. Correu muito bem e está a recuperar.

Ponto final?

Vi bem? Mostraram-me agora mesmo a capa do Tal&Qual na RTP. Ponto final, li - e fotos de capas do jornal... Emídio Fernando: vão fechar o agora teu jornal? E a malta? Vai tudo para o Global Notícias gratuito? Eh, pá. Que gente!

Fados de Carlos Saura

... E vai haver muita polémica..

Fados de Carlos Saura

Apenas um trailer..

Artes Plásticas: mostra do acervo do SI do PCP é inédita

Mostra inédita obras arte do Sector Intelectual Lisboa do PCPObras de arte portuguesa de 1968 à actualidade constituem a primeira exposição pública do acervo de arte do Sector Intelectual de Lisboa do Partido Comunista Português, patente a partir de 03 de Outubro, no Museu da Cid...Diário Digital - Cultura (27/09/2007)
Arte: Mostra inédita de obras do Sector Intelectual de Lisboa do PCP no Mus...No total estarão patentes 70 obras, entre serigrafia, escultura e pintura, que saem pela primeira vez dos edifícios do Partido e "apenas estiveram duas vezes expostas em circuitos internos", explicou ......RTP - Nacional (27/09/2007)
Mostra inédita de obras do Sector Intelectual de Lisboa do PCP no Museu da ...No total estarão patentes 70 obras, entre serigrafia, escultura e pintura, que saem pela primeira vez dos edifícios do Partido e "apenas estiveram duas vezes expostas em circuitos internos", explicou ......RTP - Cultura (27/09/2007)

Diz a Marktest...

O PS baixa para 41% e o PSD baixa para 26. O BE baixa para 7,6%. O PCP sobre para lá dos 10%.
No PSD, Marques Mendes marca 23%, Menezes ronda os 33. Gostam mais de Menezes os eleitores do PS e os residentes no Norte Litoral.
A propósito leia esta peça especulativa do 'Semanário' sobre a paralisação do PS...

A propósito do tal terminal...

«"É um inimigo público da cidade", acusou Sousa Tavares, referindo-se a construções autorizadas por aquela entidade, tutelada pelo Ministério das Obras Públicas, que tem jurisdição sobre a frente ribeirinha da capital.»
Lusa
Porto de Lisboa
3:03 Lisboa: Administração do Porto Lisboa é «associação de malfeitores», diz Miguel Sousa Tavares
2:44 Lisboa: Júdice e Sá Fernandes confiam em alterações a terminal de cruzeiros

quinta-feira, setembro 27, 2007

Justificar o injustificável?

Tanta palavra para quê? É só ver as plantas que estavam presentes na sessão da CML e que estão patentes aqui... O que eu vejo é o IPO dentro do Parque da Bela Vista. Mas pode ser erro meu de visão. O leitor, pf, vá lá e veja os mapinhas todos! Mas faça-me um favor: clique em cima das imagens para as poder ver bem: elas são pesadas e dão uma ampliação belíssima.
... Já viu? E então? Estaremos todos cegos, que diabo?

Santana abandona estúdio da SIC Notícias em directo.... o vídeo

O vídeo do momento... Veja aqui.

Lisboa, menina e moça

No Castelo, ponho um cotovelo / Em Alfama, descanso o olhar...

Em Santa Maria


Carlos do Carmo internado com problemas cardíacos / Carlos do Carmo encontra-se internado, desde terça-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a complicações cardíacas.Diário Digital - Disco Digital - 27, Sep 2007 - 19:09.
Volta rápido, pá.

Terminal de cruzeiros: geral rejeição...



Não sei se se deu conta. Mas a Câmara está contra esta barbaridade que hoje mesmo é contestada num debate que vai começar dentro de minutos no Auditório do ISPA, ali a Santa Apolónia. O debate é organizado pela APPA (Património de Alfama) e pelo Forum Cidadania LX.
Como diz um amigo meu: «Eh, eh, eh! A APL vai ter de alterar aquilo!».

Que vergonha, Carlos Marques! (O BE na Assembleia Municipal)

Leia aqui um extracto da acta da sessão da Assembleia Municipal de Lisboa na terça-feira passada e depois diga-me se isto não é uma vergonha. Até um deputado do PSD fez notar que o BE, não fora o acordo com PS, votaria de modo diferente. E as justificações essas, então, santa Maria! Repare que só votaram contra o PS e... e quem? Adivinhe lá? ... E o BE, pois claro?

IPO ainda

Mas afinal o que é que foi deliberado sobre o IPO, perguntam-me. Eis o texto da proposta, na sua parte deliberativa:
«Autorizar o Presidente da CML a prosseguir as negociações com o Ministério da Saúde, com vista a (mesmo assim): a instalação no Concelho de Lisboa do Centro Regional de Oncologia de Lisboa, formalizando a proposta de cedência a título gratuito da área de terreno necessária à sua implantação, conforme estudos de implantação elaborados pelos serviços e anexos a esta proposta.»
Estes estudos constam de um pequeno desenho de áreas a verde em cima do verde do Parque da Bela Vista. Mas não são referidos pareceres dos serviços. Não os há ou não foram presentes à sessão?

PSD na CML

Caricato, caricato foi o facto de na SIC estarmos a ver Negrão a dizer que o IPO devia ficar em Palhavã à hora a que ele e os restantes vereadores do PSD já tinham votado uma proposta de António Costa que levará o IPO para a Bela Vista. A situação tem a ver com a gravação feita por José Manuel Mestre na CML ao longo da tarde, antes da votação que aconteceu às 21.30... Conclusão: o líder da bancada do PSD disse o contrário do que já tinha feito. Para os espectadores deve ter sido uma daquelas confusões.

Poder a quanto obrigas...

1. Anteontem, na AML, o BE juntou-apenas «presidenciais».
2. Ontem, na mesma CML, o BE votou a negociaçãse ao PS contra os contratados e similares da CML.
3.Ontem, na CML, Sá Fernandes saiu da sala para não votar a admissão de uma proposta do PCP sobre as negociações da CML com o Governo que - se a proposta fosse adimitida e aprovada, seriam pluripartidárias e não o com o Governo sobre o IPO dentro do parque da bela Vista e à borla...
Que estendal, que rol de erros... Impossível evitar a frase: definitivamente, o BE rendeu-se ao poder. Pelo poder. Todos os conteúdos do programa eleitoral, as promessas, as antigas tácticas das providências cautelares em casos destes - tudo foi ao ar num festival de cedências. Ciao, Bloco! Quem te viu e quem te vê...
Simbolicamente, coloco este post em rosa. Justifica-se. Mas devia ser em laranja. Era a minha vontade, não sei porquê. Ou sei? Olha: simbolicamente também, ficam os números a laranja. Já não fico a zero na tentação.

IPO: processo leonino, diz Ruben

(...) O vereador comunista Ruben de Carvalho também reclamou um "parecer de carácter científico" que ateste que o actual IPO está obsoleto e não pode ser reabilitado.
Para Ruben de Carvalho, "em termos económicos é uma proposta inteiramente leonina porque aquilo que o Ministério da Saúde quer é uma cedência plena" dos terrenos.
"Estamos a discutir um processo de chantagem do Ministério da Saúde e do Governo central", acusou Ruben de Carvalho. (...)

Sobre Lisboa, de ontem para hoje

Lisboa: Carris propõe alterações em 10 carreiras na segunda fase da "Rede 7" / Fonte Agência LUSA / Publicado há 3 horas: «...que servem a cidade de Lisboa, eliminando uma, encurtando...quarta-feira à Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente do conselho...negativo da Câmara de Lisboa, foi alvo da condenação pela Assembleia Municipal e pela Federação»...
Notícias relacionadas:
Lisboa: Câmara contesta novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia / Fonte: Agência LUSA
/Publicado ontem às 20 horas / «...executivo exige igualmente "ao governo que a Câmara Municipal de Lisboa seja parte da discussão e aprovação de qualquer...forma de diálogo que a Administração do Porto de Lisboa tem estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa".»

No 'Avante!' de hoje

O PCP vai reagir a esta atitude anti-democrática

Um modelo errado de governar Lisboa, acusa o PCPPS e BE com práticas autoritárias / O PCP continua atento e, em defesa dos interesses dos lisboetas, tudo fará para que a cidade ainda possa avançar na solução de problemas prementes, que vão desde a reabilitação urbana à iluminação pública. «O mandato ainda mal começou e já está inquinado de casos graves de atitudes e comportamentos políticos lesivos dos direitos de oposição», denunciaram, terça-feira, em conferência de imprensa, os eleitos do PCP, lamentando haver, no Executivo municipal «dois pesos e duas medidas».
(...) Sobre o «acordo» político entre os dois partidos, os comunistas sublinham que a autonomia do BE e do seu vereador, desde o primeiro dia, «se esvaiu em três páginas de um contrato em que o PS ficou com a parte de leão e o BE com a parte de cordeiro».

PSD

A sondagem da Aximage hoje publicada no 'CM' dá 40% a Luis Filipe Menezes e 25% a Marques Mendes.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Última hora: Santana abandona estúdio da SIC Notícias em directo...


Levantou-se e foi-se embora: «Vocês têm os vossos critérios e eu tenho os meus. Respeito os vossos. Peço que respeitem os meus». Foi mais ou menos assim.
Tudo porque a sua entrevista sobre a crise interna do PSD foi abruptamente interrompida para uma saltada em directo ao aeroporto onde estava a chegar Mourinho.
Quando voltaram ao estúdio, ele só disse: «Eu sei que o Mourinho é mais imprtante que eu. O País está em delírio. O País está todo doido. O sistema político não interessa, os partidos não interessam».
E foi-se embora. Deixou a jornalista de queixo caído. Até dá vontade de o apoiar. Mas não consigo. Porque sei que, lá no fundo, bem no fundo, ele o fez para dar nas vistas e conseguiu: até a mim me pôs a escrever sobre ele!!
.
Actualização
A coisa chegou pelo menos ao 'El País': «El Pais diz que Santana Lopes «tem ciúmes» de MourinhoA reacção emocional de Santana Lopes à interrupção da sua entrevista para filmar a chegada de Mourinho ao aeroporto de Lisboa correu mundo - a edição online do jornal ...Sol - Sociedade - 27, Sep 2007 - 21:09».

IPO

António Costa, após uma das complexas votações que aí andam agora, está mandatado para prosseguir negociações para que o IPO fique em Lisboa, mesmo à custa de duas consequências óbvias: uma, finaceira - prejuízo financeiro da autarquia (terreno talvez cedido à borla) e benefício financeiro do Estado (construção futura em Palhavã?); outra, ambiental (possível, não certa, ocupação de uma parte significativa do parque da Bela Vista).
A votação aconteceu há uma hora: eram 21.30.
.
Eis como o Sol / Margarida Davim viu a coisa: Costa mandadato para negociar IPO - A Câmara de Lisboa aprovou, esta quarta-feira, a proposta de António Costa que autoriza o presidente a negociar com o Ministério da Saúde a cedência a título gratuito ...Sol - Política - 26, Sep 2007 - 22:09

Gebalis investigada


Câmara de Lisboa: Ministério Público investiga Gebalis
Por Margarida Davim, Sol
A CNE (Comissão Nacional de Eleições) enviou para o Ministério Público o processo relacionado com o alegado pagamento de um concerto do cantor Toy, numa acção de campanha de Carmona Rodrigues, pela empresa municipal Gebalis. O presidente da empresa já pôs o lugar à disposição.

(...)

Declaração estranha

Na entrevista a Ana Henriques (com algumas das questões bem actuais e muito bem arrancadas), e face à pergunta da jornalista sobre se não estará vendido ao PS, domesticado, Sá Fernandes não respondeu e nem sequer se indignou. Se um jornalista me fizesse aquelas perguntas, não havia entrevista, de certeza... Mais e mais grave: Sá Fernandes diz que não prevê confrontos entre ele e o PS na CML... Estamos entendidos... Mais parece uma mensagem para dentro do Bloco e para dentro do PS.

É espantoso... Eu ando espantado, de surpresa em surpresa!

Como pode ser? Mas como pode ser? Leia aqui e, por favor, não deixe de se indignar. Aconteceu ontem na Assembleia Municipal.

PSD Lisboa

O PSD está a arder. Ninguém estranha o total silêncio da Distrital de Lisboa?

Notas mínimas de Lisboa

- O IMI em 2012 terá aumentado 94% em Lisboa?
- O jardim de São Pedro de Alcântara / Jardim António Nobre reabre em Fevereiro. Posso ir outra vez ao miradouro?
- Criar uma sociedade para reabilitar a zona ribeirinha é «estúpido», disse Sá Fernandes. Dito de outro modo: aquilo que o Governo e António Costa estão a preparar para entregar a Júdice é «estúpido», disse Sá Fernandes.
- A diversidade vocabular de Camacho (treinador do Benfica) só tem paralelo na diversidade vocabular do treinador do Sporting. Só que neste a fluência é menor: é quase nula. A Sefgunda Circular está bem servida.

terça-feira, setembro 25, 2007

Nota do PCP sobre a CML

Acaba de sair esta Nota em que o PCP diz que um mandato que tão mal começa, mesmo que curto como este é, não pode terminar bem... Pode ler aqui.

Nota ao leitor

Os posts sobre o plano financeiro foram todos actualizados agora de manhã. Não deixe de ler. Deve encontrar muitas matérias do seu específico interesse... Bom dia!

Prémio «Vacuidade tonitruante»

José Sá Fernandes em Conferência Internacional - «O Vereador do Ambiente e Espaços Verdes da CML interveio na sessão de encerramento da Conferência Internacional das Jornadas das Alterações do Clima, organizada pelo Bloco de Esquerda neste sábado passado» ...
Li: «em Conferência Internacional». Pensei: «Eh, pá, coisa em grande. ONU? UNESCO? Presidência Portuguesa da UE?». Logo depois, li mais: «organizada pelo BE». Pensei: «Bah, pudera. Que desilusão a minha!». Então, BA, até simpatizo contigo. Mas já viste a forma como me obrigas a «fechar» a manhã informativa? Poupa-me, meu.

segunda-feira, setembro 24, 2007

O calhamaço-quase-inútil


600 páginas e quase meio quilo de papel? Não será exagero? (Atenção: não estou a falar do 'Dicionário Ilustrado' - !!! - mas sim daquele que está ao lado para ser comparado em tamanho...) Leia aqui, pf.

Editorial

Pergunto a mim mesmo se é legítimo a António Costa fazer o que fez hoje. Estando para ser discutido na CML a 3 de Outubro o plano de saneamento financeiro - e independentemente do seu conteúdo que não é o alvo deste Editorial -, acho que o Presidente da CML não tem o direito de se antecipar e colocá-lo nas redacções hoje, 9 dias antes e apenas escassas seis horas úteis depois de o ter emntregue aos vereadores da oposição para estudo.
(Digo-o já: amigos meus, mesmo comunistas, já me fizeram sentir que sim, quie consideram legítimo. Outros, claro, não consideram isso: pelo contrário... Eu estou contra.)
Ao fazer isso, Costa deu o mote para o resto do mandato. E marcou as agendas da imprensa toda. Arrastou com isso os vereadores da oposição para um debate atabalhoado e sem o estudo profundo que a coisa merece e a Cidade precisa.
Ou seja: perdeu-se, em meu entender, uma boa ocasião para estudar com alguma seriedade uma questão tão complexa. Queimaram-se etapas. Adiantou-se serviço. Mas atrasaram-se a honestidade e a competência. Acho que você sabe do que falo. Por mais honesto e competente que um vereador seja, se é obrigado a engolir à pressa umas centenas de páginas, algo fica para trás...
António Costa fez o que fez para ganhar terreno junto da opinião pública, presumo. Com os olhos em 5 de Outubro de 2009, de certeza.
Fez bem? Fez mal? O futuro o dirá. Eu hoje acho que fez mal.
.
Nota. Como me parece evidente, devo deixar aos partidos e ao Sindicato as primeiras opiniões sobre o conteúdo conhecido pela comunicação social do plano propriamente dito.
.
José Carlos Mendes

Roseta, Carmona, Sindicato... e o plano financeiro

Carmona
No Público on line - O plano de António Costa também foi criticado pelo vereador Carmona Rodrigues, que fala num mero "saneamento de tesouraria", sem estratégia financeira ...
Roseta
Lisboa: Helena Roseta coloca reservas à proposta de António Costa - O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, apresenta esta segunda-feira o plano de saneamento financeiro da autarquia. Helena Roseta coloca algumas reservas à solução encontrada....Rádio Renascença (24/09/2007) .
Sindicato
Sindicato dos trabalhadores do município de Lisboa teme "despedimento em massa... No Público on line: O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) condena a intenção do presidente da Câmara de diminuir em 30 por cento as despesas com funcionários avençados, considerando que a medida poderá traduzir-se num "despedimento em massa". (...)

CML: PCP preocupado com possíveis despedimentos

O PCP manifestou hoje preocupação com aspectos do plano de saneamento financeiro para a Câmara de Lisboa como o aumento de taxas e a dispensa de funcionários, apresentado pelo presidente socialista, António Costa.
Em declarações à Agência Lusa, o vereador comunista Ruben de Carvalho criticou ainda o facto de António Costa ter apresentado «de forma precipitada e publicamente» o projecto de saneamento, «a dar como facto consumado uma série de coisas que carecem de estudo».
Ruben de Carvalho apontou que no calendário definido pela maioria socialista para análise do plano, só em Outubro o executivo municipal deveria deliberar sobre a proposta e então enviá-la à Assembleia Municipal.
«António Costa não tem sequer a garantia de que o plano seja aprovado, portanto esta é uma forma pouco própria e curial de fazer as coisas», afirmou.
(...)
Leia mais aqui.

O plano financeiro de António Costa

Saneamento financeiro da CML: Costa aperta o cinto a Lisboa - Por Margarida Davim - Sol: «Poupar, poupar e poupar» é o lema de António Costa na Câmara de Lisboa. O presidente da autarquia reconhece que vai ser «uma discussão difícil» na vereação, mas garante que esta é «terapia dura, mas necessária».
Imposto sobre imóveis pode aumentar para o dobro - TVI - 1 hora atrás: Já para pagar as dívidas de curto prazo, a Câmara Municipal de Lisboa vai pedir emprestado à Banca até ao final do ano 500 milhões de euros. ...
Costa aperta o cinto a Lisboa - Sol - 3 horas atrás: O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, apresentou esta segunda-feira um Plano de Saneamento Financeiro que prevê a contratação de um empréstimo de ...
CML quer reduzir em 30% despesas com funcionários - Diário Digital - 3 horas atrás: A Câmara Municipal de Lisboa tem um passivo global de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 637 milhões são dívidas a curto-prazo, revelou hoje em conferência ...
Câmara de Lisboa duplica Imposto Municipal sobre Imóveis - Público.pt - 3 horas atrás: O plano de saneamento da Câmara Municipal de Lisboa, apresentado hoje por António Costa, tem como objectivo a resolução de 637 milhões de euros de dívidas...
Costa aperta o cinto a Lisboa - Sol - A fusão das três SRU's (Sociedades de Reabilitação Urbana) eareestruturação da EPUL (Empresa de Urbanização de Lisboa) são ospróximos passos do executivo ...
António Costa vai dispensar 300 funcionários a recibo verde - Correio da Manhã - Estas "vão ser substituídas por outro tipo de trabalho, como organizar determinados serviços por turnos", exemplificou António Costa. ...
.
Texto integral da Lusa, actualizado há momentos
«
Lisboa, 24 Set (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou hoje uma diminuição de 30 por cento das despesas com funcionários com contratos de prestação de serviços, no âmbito do plano de saneamento financeiro da autarquia.
A Câmara Municipal de Lisboa tem um passivo global de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 637 milhões são dívidas a médio-prazo, revelou hoje em conferência de imprensa a directora municipal de Finanças, Manuela Vitório.
O plano de saneamento hoje apresentado por António Costa tem como objectivo a resolução do passivo de curto-prazo, de 444 milhões de euros, onde se contabiliza uma dívida de 350 milhões de euros a fornecedores.
O saneamento das finanças da Câmara passará por um empréstimo de cerca de 500 milhões de euros, a 12 anos.
O presidente da autarquia anunciou que este empréstimo será acompanhado de "medidas para que a situação não se repita".
Uma destas medidas é a redução da despesa com funcionários que tenham contrato de prestação de serviços com a autarquia.
António Costa escusou-se a concretizar quantos dos 1.038 funcionários precários poderão vir a ser dispensados, reiterando que o objectivo é a redução em 30 por cento da despesa com estes trabalhadores.
Segundo o autarca da capital, os diversos departamentos camarários estão actualmente a avaliar a necessidade que têm destes trabalhadores.
"Temos dois tipos de contratos: verdadeiros e próprios contratos de prestação de serviços e contratos de prestação de serviços que disfarçam contratos de trabalho", afirmou António Costa.
No segundo caso, o autarca disse que esses contratos "devem, aliás, nos termos da lei, ser convertidos em contratos de trabalho".
A redução de 30 por cento do valor dos subsídios prestados pela câmara a associações e outras entidades é outra das medidas contidas no plano de saneamento financeiro, bem como a redução em 50 por cento das transferências da Câmara para as empresas municipais.
ACL.
»
Mais actualização
Câmara de Lisboa vai limitar isenções das taxas de urbanismo - Jornal de Negócios - A medida decorre do plano de saneamento financeiro da autarquia, ontemapresentado por António Costa, que prevê a contracção de um empréstimode 500 milhões...

Sócrates vai mandar sozinho na investigação das polícias todas

«O futuro coordenador operacional de todos os órgãos de polícia criminal (OPC), em que se inclui a Polícia Judiciária (PJ), GNR e PSP, vai depender do primeiro-ministro» - afirma Licínio Lima no 'DN'. Polícia criminal, note: investigação criminal, portanto. Tudo em São Bento... Ninguém brinca em serviço no gabinete de Sócrates: poder, poder, mais poder!

Acusações no PSD

«Quatro sociais-democratas terão pago largas centenas de quotas de militantes do PSD nos últimos dias. Estas irregularidades foram comunicadas pelo secretário-geral do partido, Miguel Macedo, ao Conselho de Jurisdição (CJ), que hoje reúne para analisar o problema.»
Isto diz o DN: «milhares». A RTP está a dizer: «milhares».

Conferências de imprensa

Hoje, em duas conferências de imprensa, a CML fala a várias vozes: pelo PS, o Preisdente António Costa, vai apresentar o plano de saneamento financeiro.; pela sua lista, Helena Roseta e Manuel João Ramos fazem balanço destes dois meses de mandato. Vem tudo na Lusa, pela pena de Joana Haderer.
A propósito do plano financeiro, adianta o «CM»: Costa pede ao banco 500 milhões de euros - O plano de saneamento financeiro da Câmara de Lisboa, que é hoje apresentado por António Costa, contempla a obtenção de um empréstimo bancário no valor de 500 milhões ... Correio da Manhã - 24, Sep 2007 - 02:09.

Desmentidos em barda...

BE-PS ao rubro: Lisboa é o motivo oculto?
Três desmentidos em três dias para Louçã - Diário de Notícias - Lisboa - 6 horas atrásA conflitualidade acentuou-se logo a seguir à assinatura entre o BE eo PS de um acordo para a governação da Câmara Municipal de Lisboa, vivamente contestado ...

Vai para obras?

Segunda Circular
Segunda Circular está a pedir obras - Jornal de Notícias - 5 horas atrás - Até ao fim do mês, uma comissão técnica nomeada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa deverá fazer o levantamento das situações de perigo ...

RTP dixit

Por mais que dê voltas ao miolo, não tenho memória de alguém alguma vez me ter dado esta paçavra a ler. Mas ok. Deve estar nos dicionários. Nem me dou ao trabalho de ir ver agora. Só achei estranho: na última notícia antes do jornal das 7, há dois minutos, lá estava a legenda na imagem de uma jovem que falava sobre confecção de pratos antigos: «arqueologista». Portanto, meus amigos Jorge, Ana, Paulo (poupo os vossos nomes de família), eis a nova designação da vossa especialidade na RTP: «arqueologistas»...

domingo, setembro 23, 2007

Dois anos depois

..............................Por acaso este jardim tem o nome de António Nobre. Sabia?

Lisboa: Obras em São Pedro de Alcântara recomeçam amanhã - As obras no jardim de São Pedro de Alcântara, Lisboa, reiniciam-se segunda-feira, após uma interrupção de quase um ano por falta de pagamento da Câmara de Lisboa ao empeiteiro...Diário Digital - 23, Sep 2007 - 12:09.

Ainda a greve do lixo desta semana que passou

«PCP Setúbal denuncia utilização dos aterros da AmarSul para pôr em causa o direito à greve dos trabalhadores da ValorSul. Segundo nota do PCP, Setúbal, em declarações aos microfones da TSF, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, afirma estar a resolver o depósito de resíduos de municípios do distrito de Lisboa no aterro da AmarSul, na Península de Setúbal, com a suposta concordância dos municípios da região.
Refere o PCP que – “António Costa omite que os contactos feitos pela AmarSul receberam como resposta dos municípios da Península de Setúbal a defesa dos direitos dos trabalhadores da ValorSul que estão em greve, suscitando as maiores preocupações sobre o depósito de lixos de outras regiões nestes aterros, tendo em conta os seus impactos nas populações. (...)»

Prémio «Sim, mas... e a Concelhia do PS de Setúbal?»

Por mais que a Federação Distrital de Setúbal do PS se esforce, nada apaga a posição e os silêncios da Concelhia do mesmo PS do mesmo (agora do concelho de) Setúbal...

BP, Setúbal, Nacional 10

Vá lá. Como não me atiraram com o habitual Benvindo, já tive sorte... Foi assim: agora mesmo fui a Setúbal por motivos profissionais. De Sesimbra a Setúbal, via Azeitão e seguindo pela Nacional 10, é um tiro. No regresso, parei para meter gasolina num posto da BP. Quando fui pagar, a maquneta do multibanco onde tinha de escrever o código, no final da operação atira-me com dois erros em quatro palavras: Bem vindo á BP. Assim mesmo. Em vez de Bem-vindo à BP. Olhei. Torci o nariz. Disse ao empregado: «Estão aqui dois erros em quatro palavras». E ele, moita carrasco. E eu: «Quer saber quais são?» E ele, com a cabeça que sim. E eu: «Aqui devia ter um tracinho entre o Bem e o vindo. E o a devia ter o acento para o outro lado». E ele: «Por acaso essa do acento sabia. A outra não» E eu: «Mas é. Boa tarde e obrigado». E ele: «Boa viagem».

joan manuel serrat - sinceramente tuyo

Acrescento que o vídeo abaixo transporta uma canção cantada por Violeta Parra....

Joan manuel serrat - volver a los 17-estadio nacional chile

Uma sugestão que agradeço a Vitor Dias. Mas há que tempos que estava para blogar o Serrat! É hoje. Boa.

Iniciativa de associação de Lisboa: passeio na Arrábida, na zona de Palmela


É no dia 30 de Setembro. A Associação Sol e Anoitecer enviou-me um mail a pedir que divulgue esta «caminhada contra a obesidade». É referido que «este convite se estende a todos (Associações, Grupos Desportivos, Empresas, etc...) aqueles que se queiram solidarizar connosco nesta iniciativa que além de humanitária pode ser um dia diferente dos outros em virtude de ser passado num espaço muito lindo cheio de vegetação e moinhos de vento».

Serão 13 km de saúde, na Serra do Louro, Palmela. «Este passeio irá certamente ficar gravado na memória de quem participar nesta iniciativa. O caminho tortuoso no alto da serra, os odores inebriantes de orquídeas os caminhos ladeados de mato de urze, rosmaninho, amoras silvestres, carrascos, oliveiras centenárias. Ao longe até podemos ver um coelho a fugir assustado ou até mesmo uma raposa ou ginete. Mais adiante podemos observar Chibanes povoado habitado entre o sec. III e I A.C. que apresenta materiais vestígios de materiais do calcolítico e da idade do Ferro. Se olhar para Norte vê a Serra de Sintra, para sul a Serra dos Gaiteiros e o vale dos Barris, a Serra de S. Luís, o rio Sado. A norte, na nossa caminhada, podemos observar a Quinta do Anjo e as grutas, monumento funerário que remontam à Época do Neolítico Recente/Final. O regresso faz-se pela encosta sul, avistamos daí Alcube Serra de S. Francisco e aves de rapina».
Já agora: INSCRIÇÕES: na sede da Associação, Alameda da Estação n.º 32-B - 1600-878 Lisboa (junto do Centro Comercial Gemini). E também o e-mail: soleanoitecer@iol.pt. É só clicar e enviar...

Cidade de Lisboa: Semana da Mobilidade-2006 / Semana da Mobilidade-2007

............................. Imagem: Câmara de Almada, onde a Semana é levada muito a sério há vários anos...

A propósito da Semana da Mobilidade em Lisboa, compare esta postura do ano passado por esta altura com esta outra de ontem e... pense pela sua cabeça.
Parecem duas entidades diferentes a falar sobre a mesma questão. Com apenas um ano de diferença, quanta diferença de posições…
Há silêncios e balbuciadelas que valem por si. Nem precisam de comentário. E como ninguém é tanso… Pensará o BE que andamos sempre todos distraídos? Que pode escapar das suas responsabilidades por entre os pingos da chuva?
No ano passado, o BE tinha um plano de intervenção completo para esta ocasião. Este ano não só não fala de plano como ainda se limita a umas referências escassas e fluidas sobre uns esgotos no rio e umas vagas alusões a dificuldades existentes em Lisboa nesta matéria… Não sei quê de um parque que cobra um euro, mais umas ligações entre jardins e com parcelas da Cidade – o que é que isso tem a ver com o Dia Europeu Sem Carros ou com a Semana da Mobilidade a sério?
Mistério!
Uma pobreza.

O BE deve conhecer os objectivos da iniciativa: «O objectivo desta iniciativa é promover uma mobilidade urbana mais sustentável e sensibilizar o público para os impactes ambientais decorrentes da actual tendência da mobilidade urbana» (in site do Centro de Informação Eupeu Jacques Delors).
Ao contrário do que acontecia em 2006 em que foi apresentado um plano completo e tonitruante, este ano só se falou de banalidades.
Que aconteceu ao plano? Sumiu-se entretanto?
Uma tristeza.
Este BE de agora só me dá desgostos.
.
Síntese noticiosa instrutiva...
Sá Fernandes admite falta de condições para excluir carros - Publicado há 44 minutos - Sá Fernandes admite falta de condições para excluir carros. O vereador da Câmara Municipal de Lisboa para o ambiente, José Sá Fernandes, admitiu no sábado, no Dia Europeu Sem Carros, que ainda faltam soluções que permitam entrar...
Notícias relacionadas:
há 16 horas:

sábado, setembro 22, 2007

Governo encara hipótese de trafulhada para 2009...

Eleições simultâneas: Governo admite antecipar legislativas
Hoje O Governo já entregou ao grupo parlamentar do PS o estudo tendo em vista a realização de eleições simultâneas em 2009. A dúvida é se as legislativas serão em conjunto com as europeias, em Junho, ou com as autárquicas, em Outubro ...
Pois é: se for com as autárquicas, vai ser a grande trafulhada: baralhar uma eleição nacional com 300 e tal é meio caminho andado para enganar o pessoal.

Novo aeroporto: manobras que nem sequer são de aterragem...

«Ministro pede estudo sobre mancha florestal a sul do Tejo»
«O ministro da Agricultura encomendou em Junho um estudo sobre a mancha florestal a sul do Tejo, que pretende ser «um contributo» para a discussão sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa, disse à Lusa fonte do ministério.
O semanário Expresso noticia hoje que o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, «encomendou aos serviços do Ministério um estudo sobre o impacto que o novo aeroporto terá na Companhia das Lezírias».»
.
Nota minha
Esta companhia das Lezírias é a tal para cuja privatização foi encomendado projecto de Decreto-lei (DL) à... Amorim: uma interessada directa. Imoral, diz Marcelo. Era como a Rússia encomendar a lei da privatização do petróleo a Abramovitch, digo eu... Leio no 'Expresso' de hoje que quem fez o DL foi, claro, José Miguel Júdice. Quem o encomendou? Claro: Carlos Tavares, o então ministrop das Finanças. Que agora diz que não se lembra de nada. Coitadinho do esclótico alzheimeriado...
.
Continuando a citar o DD: «O jornal adianta ainda que o primeiro-ministro «chamou a si a condução política» do dossiê relativo à construção do novo aeroporto de Lisboa, uma informação desmentida hoje de manhã pelo gabinete de José Sócrates.
«No âmbito das suas competências, a coordenação do processo da construção do novo aeroporto é feita pelo ministro das Obras Públicas, engenheiro Mário Lino, não existindo qualquer alteração deste procedimento e facto, como especula e insinua a falsa notícia do semanário Expresso», adiantou à Lusa o gabinete do primeiro-ministro.» ...
Diário Digital

80

Radares a 80 km - Correio da Manhã - 11 horas atrás - A Câmara Municipal de Lisboa constituiu recentemente uma comissão de estudo para avaliar eventuais mudanças noutras zonas. ...
Autorizado mais um radar a 80 km/hora - Jornal de Notícias - 10 horas atrás - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, disse ontem que esta alteração resultou da "insistência" da autarquia junto da ex-Direcção Geral de Viação, ...

Disparate é mesmo. Mas porquê só agora se levanta a voz?? Truques eleitorais e nada mais?

Menezes não aceita nova lei autárquica - Diário de Notícias - "É um total disparate", diz Menezes, que apostaria numa solução em que o presidente de câmara eleito teria a liberdade de escolher o seu executivo ...
Os homens de Menezes na Assembleia da República têm andado calados que nem uns ratos durante toda a fase de compromissos no seio do centrão. Agora que tem as eleições directas perdidas, segundo me dizem, Menezes deita mão de todos os truques. Fraude mais fraude não há. A menos que as minhas fontes de conversa sobre estas matérias estejam compeltamente enganadas: e oxalá que sim. Por esta, pelo menos. Porque, de resto, é um deus-me-livre: venha o diabo e escolha...

Várias sobre Lisboa

"Táxi Seguro" chega a Lisboa - TSF Online - Lisboa,Lisboa,PortugalUm total de 700 táxis, em circulação na Área Metropolitana de Lisboa edo Porto, já experimentaram esta ligação. Os primeiros 200 equipamentosvão ser ...
Lisboa: ruas fechadas - Portugal Diário - Lisboa,PortugalA circulação automóvel vai estar interdita sábado em algumas ruas deLisboa, como o Marquês de Pombal e as avenidas da Liberdade e AlmiranteReis, ...
APD mostra dificuldades de deficientes em Lisboa - TVI - A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) resolveu mostrar que essas dificuldades são reais na cidade de Lisboa. Circular pelo Largo do Rato, ...
Museus: Lisboa candidata a acolher congresso do ICOM - Diário Digital - Lisboa é uma das cidades candidatas para acolher em 2011 o congresso internacional do ICOM - International Council of Museums, uma organização...
Vereadores recebem plano de saneamento - Rádio Renascença - António Costa entrega ainda esta sexta-feira a todos os vereadores o plano de saneamento financeiro da Câmara Municipal de Lisboa. ...

sexta-feira, setembro 21, 2007

Vá passear, diz Câncio

«(...) alguém que acha que o problema do comércio da Baixa é causado pelas lojas "de chineses" é alguém que, para além de exibir a xenofobia descomplexada que se espera de uma salazarista, ainda não percebeu nada da Baixa. Perante isso, que, convenhamos, nem indicia competência nem garante bons resultados, Costa não pode senão mandar Zezinha passear.»

Preocupante, muito preocupante

Na semana de 13 a 20 de Setembro, pelas contas da 'Sábado', as televisões dedicaram mais de 11 horas do seu tempo de informação a Maddie e 3 horas a Scolari (depois, hora e meia a Sócrates, etc.). Este período apanhou parte da semana da mobilidade - que não teve mais do que uns escassos segundos em cada canal.
Isto é preocupante.

Único

Bilhete único para Carris e Metro de Lisboa a partir de Novembro - Público - Este novo conceito de bilhete multimodal será progressivamente alargadoaos restantes operadores de transporte público da área metropolitana deLisboa, ...

Special mais special não há. (Não haverá?)


Claro que o dono do clube (dono, mesmo, sim) está-se nas tintas para mais milhão menos milhão, já que o petróleo russo que lhe foi oferecido há anos ((sim, oferecido: roubado ao Estado e dado a este agora magnata - que grande espanto que seja o tipo mais rico do mundo: é no que dá o gamanço)... bom, retomo: claro que a Abramovitch tanto se lhe dá pagar 20 como 40. Mas honra seja feita a Mourinho. Com este facto de nem se demitir nem ser despedido arrecada o dobro: foi o que ele negociou com o homem do petróleo russo... Ontem de manhã, eram referidos 21,5 milhões de euros de indemnização se fosse despedido. À noite, já se falava de cerca de 40 milhões envolvidos na negociação. Ora Mourinho não é propriamente um homem do petróleo: mais 20, menos 20 fazem diferença para ele, acho eu. Galáctico é ele... Até nisto foi um «special one»...

Claro. Esperava-se o quê?

Setúbal: Associação de Municípios não quer mais lixo de Lisboa na margem sul - 21 de Setembro de 2007, 01:00 - Setúbal, 21 Set (Lusa) - O Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal afirmou quinta-feira que a deposição de lixo de Lisboa em aterros sanitários da região, devido à greve …
O Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal e da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, defende, no entanto, que "a deposição de lixos urbanos do distrito de Lisboa nos aterros sanitários da AMARSUL não se pode repetir, tendo em conta os impactos negativos que poderá ter para a população e para a região".
"Não é aceitável a repetição deste tipo de opções dado que põem em causa, em qualquer circunstância, a qualidade de funcionamento dos aterros sanitários e por consequência o serviço prestado aos Municípios que integram o Sistema Multimunicipal dos Resíduos Sólidos Urbanos", sublinha Alfredo Monteiro.
Lusa

Carris e Metro

Rede de transportes da Carris adapta-se ao Metro - A Carris pretende alterar 22% da rede de transportes, com a entrada prevista em funcionamento do Metropolitano entre a Baixa-Chiado e Santa Apolónia. As alterações, ...
Semanário - 20, Set 2007 - 23:09

Estudo para «Alcochete»

Sócrates terá estudo do aeroporto em Alcochete no fim do mês - O primeiro-ministro, José Sócrates, terá nas mãos o estudo sobre o aeroporto em Alcochete no fim deste mês. A garantia foi dada ao Jornal de Negócios por José Manuel Viegas...
(Jornal de Negócios - 21, Sep 2007 - 06:09)

«Não respeita o PDM»


«(...) A CDU, que ainda não decidiu se tomará a mesma iniciativa (que o PSD, que prometeu levar o caso a tribunal), afina pela mesmo diapasão sobre a apreciação que faz à deliberação tomada. "O projecto urbano no qual se baseia o loteamento agora aprovado não respeita o Plano Director Municipal", disse ao DN Carlos Chaparro, dirigente da estrutura concelhia do PCP. "O local para onde foi aprovado este loteamento está classificado no PDM para uso de equipamentos desportivos", sublinhou o mesmo responsável que não deixa escapar a oportunidade de criticar a postura assumida pelo vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes. "Foi um verdadeiro flic-flac à retaguarda", referindo-se ao voto favorável à proposta, assumido pelo vereador do BE. (...)»

Gehry: ponto final

Esta passagem de Franl Gehry por Lisboa parece estar arrumada: Gina Pereira, JN: «(...) o abandono do projecto de Frank Gehry não vai acarretar quaisquer gastos para o município. O mesmo foi confirmado por Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara, adiantando que "tudo o que Gehry fez foi antes de Outubro de 2005 e está pago [pela EPUL]". Depois disso, Carmona voltou a falar com o arquitecto perguntando-lhe se estava disponível para reformular o projecto, de modo a integrar a reabilitação do Capitólio, mas garante que nada foi contratualizado.»

Construir um terminal de cruzeiros em Alfama?

Preocupados com as notícias que têm vindo a público sobre as intenções da administração do Porto de Lisboa de construir um terminal para barcos de cruzeiro em Alfama, a APPA e o Fórum Cidadania Lx vão realizar um debate público no dia 27 de Setembro, pelas 21h, no auditório do ISPA (R. Jardim do Tabaco, nº34, junto ao Museu Militar em Santa Apolónia) e para o qual convidámos uma série de individualidades, instituições, Administração do Porto de Lisboa, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e, claro, a população de Alfama.
Isto e mais ainda pode ser lido no sítio da APPA: aqui.

quinta-feira, setembro 20, 2007

Ambulâncias de Peniche às Caldas em perigoso excesso de velocidade


Um leitor «pede deferimento» para que eu alerte aqui o Ministério da Saúde para esta questão. OK. Está deferido! Recoloco aqui a matéria e peço que alguém chame a atenção do ministro da Saúde.

Gehry: assunto «datado», diz António Costa

Câmara de Lisboa abandona projecto de Frank Gehry - TVI - 46 minutos atrás - A Câmara de Lisboa decidiu abandonar em definitivo o projecto do arquitecto Frank Gehry para o Parque Mayer. O presidente da autarquia, António Costa, ...

Cinema Odeon

A propósito dos 80 anos do Odeon, assinei com outros cidadãos do Forum Cidadania LX este referencial que pode ler aqui.

Áreas Metropolitanas em causa

A Junta Metropolitana de Lisboa (JML), composta por 18 municípios, decidiu hoje, «por unanimidade», discordar da segunda versão da proposta do Governo para o futuro quadro institucional para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto... (Sol).

Foi hoje de manhã...

Costa na Junta Metropolitana: investidura.

Na Margem Sul

Autarquia recorreu a aterros da Margem Sul para depositar lixo - TSF Online - 7 horas atrás - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa esclareceu que a autarquia tem recorrido a aterros na Margem Sul do Tejo para depositar lixo que não pode ser ...

Temporizadores em vez de radares?

ACP sugere à CML substituição de radares por temporizadores - Diário Digital - ... caixas para iludir o local onde está o dispositivo são algumas propostas de um estudo do Automóvel Clube de Portugal (ACP) entregue àCâmara de Lisboa. ...

Primeiro que o Plano de Pormenor? Oh, diabo! Aqui vai haver gato...

Ideias para o Parque Mayer - Portugal Diário - O presidente da Câmara de Lisboa anunciou hoje que a autarquia vai abrir um concurso público de ideias para seleccionar cinco equipas técnicas,...

Fazê-las e gabar-se é isto...

Câmara de Lisboa aprova loteamento do Sporting - Esquerda - Na reunião da Câmara Municipal de Lisboa, foi aprovado o alvará de loteamento do Sporting, depois de ter sido aprovado o acordo (...).

Sessão longuíssima da CML: mais uma...

Textos sobre parcelas da sessão de ontem:
- Campo de Tiro de Monsanto e Sessões públicas descentralizadas (Gina Pereira, JN).
- Sporting e Parque Mayer (Ana Henriques, Público, Local).
- Sporting (PD).

Diz que não sabia... Pois, o que havia de dizer?

Eh, pá. Aviso à navegação. Haverá casos até mais antigos e de maiores verbas que estão por aí parados. Mas pagar será o melhor. Melhor: o melhor é não fazer despesas para lá da receita...

Arre que é de mais...

E o homem insiste em falar, falar, falar - para que ninguém o esqueça...

Prémio «Pudera!»

Teresa Almeida faz balanço positivo do trabalho como governadora - Setúbal na Rede - 8 horas atrás - A antiga governadora começou hoje a trabalhar na câmara municipal de Lisboa, naquele que considera ser mais “um desafio pessoal”, com o qual espera poder ...
Pudera! Quem é que há-de gabar a noiva - como diz o Povo - se não a mãe que a vai casar? Neste caso nem é a mãe: é a própria noiva. Um título destes e um espaço para isto, só mesmo no Setúbal na Rede (ou não?)...

STAL acusa Costa de desumanidade

Anulação de concursos em Lisboa
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) acusa o recém eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa de atitude «leviana, demagógica e desumana».Pronunciando-se sobre a questão dos trabalhadores com vínculo precário, o Sindicato defende a reabertura dos concursos anulados e exige a salvaguarda dos postos de trabalho.Em causa está o despacho de António Costa que em Agosto passado anulou 13 concursos externos de ingresso, alguns dos quais decorriam desde 2004, decisão que o STAL entende lesar «gravemente as expectativas profissionais de mais de meia centena de trabalhadores que há diversos anos desempenham funções efectivas e de carácter permanente na autarquia».

quarta-feira, setembro 19, 2007

Derrame - Parque das Nações

Derrame - A mancha de combustível que, esta quarta-feira de manhã, deu à costa junto à zona do Parque das Nações, em Lisboa, terá sido provocada por um camião cisterna no aeropo...
(TVI - Informação - 19, Sep 2007 - 21:09)

«Ela que experimente»...

Ministério da Educação ataca DECO - Correio da Manhã - (...) O que se viu foi um escândalo sem classificação! Ela que passe um ano a dar aulas no Alentejo, no interior do país ou num subúrbio de Lisboa oudo Porto. ...

27,6 M € / ano

Colombo vale 28 milhões por ano aos cofres da Câmara - Portugal Diário - O Centro comercial Colombo, da Sonae Sierra, paga mais de 27,6 milhões de euros por ano aos cofres da Câmara Municipal de Lisboa (CML). (...)

Endividamento da CML

Endividamento passa dos 400 milhões Rádio Renascença - «Na semana em que António Costa prometeu apresentar aos vereadores o plano de saneamento financeiro da autarquia, a Renascença divulga o relatório de execução fianceira» do 1º semestre deste ano...

Táxi? Para o aeroporto, por favor!

Estudo: 69% das deslocações de táxi são para aeroporto Lisboa - Diário Digital - Sessenta e nove por cento dos utilizadores de táxi em Lisboa recorrem aeste meio de transporte para deslocações para o aeroporto, segundo um estudo ...

Lisboa sem recolha de lixo

Lixo: Greve na grande Lisboa até amanhã - Correio da Manhã - O protesto, provocado por desacordo salarial, impede remoção de lixo em Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.
Actualização
Lisboa: recolha de lixo normalizada - Fonte: Portugal Diário - Publicado há 25 minutos
Lisboa: recolha de lixo normalizada 2007/09/19 22:35 Garantia é dada pela Câmara Municipal da capital (...)
Greve Valorsul: CML garante recolha de lixo hoje à noite - Fonte: Sol - Publicado há 37 minutos:
...municípios da Margem Sul», os lixos de Lisboa vão ser levados para «o aterro de Palmela...paralisação. A recolha de lixo na cidade de Lisboa vai fazer-se hoje à noite como habitualmente...sólidos Valorsul, disse fonte da Câmara Municipal da capital (...)

À atenção de José António Cerejo, jornalista do 'Público'

Caro José António Cerejo,

Na edição de hoje do teu jornal, o ‘Público’, enganaste-me. Fui atrás. Fui crédulo. Julgava que tu, pelo menos tu, não farias uma coisa daquelas, já que pelo teu jornal não poria as mãos no fogo.
Trata-se daquela frase assassina contra uma técnica da CML. No caso, da área da Comunicação. Segundo já sei, enganaste-me em dois pontos, pelo menos: os materiais relativos à sessão da CML de ontem foram para a tua redacção – por acaso até sei que foram para cinco (repito: cinco) pessoas… e tu, como editor, podias / devias ter perguntado aos «teus» jornalistas; nunca te nem nos foi impossível contactar a referida técnica. Nem ontem fizeste grande esforço para isso.
Acho que expor os técnicos é quase sempre errado. E no caso vertente parece que não tinhas campo de manobra que justificasse uma coisa destas.
Resumindo e concluindo: não esperava isto de ti – de ti, não, mesmo! – e acho que deste mais uma facada na credibilidade infelizmente já rasteira do jornalismo político no Portugal de hoje.
Conto que emendes a mão.
Sempre atento, como sabes,
JCM

MM / LFM

Se não viu, pelo menos veja este resumo.

Prometer não custa: 2009 é já aí à esquina... E fazer? É já a seguir...

Quando o próprio António Costa anda a poupar ao tostão e a fazer o seu caminho com base na limpeza, passeios de bicicleta pelas ruas que já existem etc., vem-me este agora e enche as linhas com novos percursos de imediato. Ninguém acredita, mas... A ver vamos. Mas lá que parece tudo uma grande falta de bom senso ou dehonestdade política... lá isso parece. E dessa ninguém o safa. Se não, veja o que segue.
.
Sá Fernandes propõe 86 quilómetros de percursos ligando espaços... Destak - O vereador lisboeta dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, quer 86 quilómetros de percursos a ligar os espaços verdes da capital até 2009, ...
.
Ou seja...
Ligar Monsanto ao Parque Eduardo VII e à Quinta da Granja, em Benfica, este último ao Parque Periférico, em Carnide ("hoje uma lixeira") e à Quinta das Conchas, no Lumiar, (...) Outra das ligações que pretende é entre o Campo Grande, a Mata de Alvalade e o campo de golfe da Belavista (...)
Ao JN, Sá Fernandes disse que, até Dezembro, será possível dizer quais destes percursos vão avançar primeiro, mas garantiu que "no final de 2008 já haverá alguns deles prontos". O vereador admitiu que em todos eles há "pequenos problemas" - como o terreno não ser da Câmara ou conflitos de tráfego - mas mostrou-se confiante de que as dificuldades serão superadas. Garantiu também que a via ciclável à beira-rio, entre o Parque das Nações e Algés, está entre as prioridades do Executivo.
.
O que pensam os ambientalistas?
"Ambicioso" foi como os ambientalistas classificaram o projecto. "Eu fazia as coisas mais devagar. Primeiro abria um percurso e consolidava-o, para então fazer outro", sugeriu Eugénio Sequeira, da Liga para a Protecção da Natureza, alertando para a importância de os percursos serem mantidos em condições. Opinião idêntica tem Manuel Verdugo, da Plataforma Por Monsanto, alertando para a necessidade destes trajectos serem ocupados e seguros. Carlos Costa, do Geota, teme a falta de "prioridades" e considerou alguns percursos "artificiais". "Não é assim que as pessoas circulam", disse.
Gina Pereira, JN
.
... Como quem dissesse: «É já a seguir», pois então. E têm razão os ambientalistas. A minha mãe, na sua sabedoria popular, costuma dizer em casos destes: quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Nós diríamos de outro modo mais frio: veresmos daqui a uns meses se isto não é tudo e só um processo demagógico que agora começa e se vai acelerar até à campanha eleitoral de 2009... Mas de pouco servirá: tal como aos pais da menina inglesa, é a imprensa que faz brilhar e é a imprensa que apaga algumas das estrelas... Todo o cuidado seria pouco.

Chinatown

Lisboa: criação de Chinatown é «inaceitável» - Portugal Diário - O Observatório da China repudiou esta terça-feira as afirmações da ex-vereadora da Câmara de Lisboa Maria José Nogueira Pinto, que este mês defendeu uma ...
Leram aquela da Salazarinha do Rui Tavares no Público (edição impressa) de ontem? Eh, pá!

Já estão aqui? E o MAI não diz nada?

Lisboa: Correios assaltados no Restelo - Correio da Manhã - Dois homens armados com caçadeira assaltaram ontem à tarde a estaçãodos Correios do Restelo, em Lisboa. A Polícia Judiciária deteve dois indivíduos ...

terça-feira, setembro 18, 2007

De mal a pior

Para a rentrée da grande marrada política, PS e PSD preparam-se para dar uma machadada na democracia alterando, se puderem e como puderem, o sistema eleitoral das autarquias de preferência para eles, parece, já para as eleições de 2009. Se Cavaco Silva e o Tribunal Constitucional deixarem passar a coisa, o monstro vai parir algo que se siyue entre estas duas aberrações:
«- o projecto do PS pretendia acabar com a eleição directa das Câmaras Municipais (direito que os portugueses exercem há 31 anos !), tornar Presidente da Câmara o primeiro candidato da lista mais votada para a Assembleia Municipal e, num patente reforço da personalização e presidencialização municipais, permitir a esta pessoa formar o executivo municipal que muito bem lhe aprouvesse de entre os eleitos para a AM, e assim excluindo todos os outros partidos da vereação municipal;
- o projecto do PSD pretendia manter a eleição directa da Câmara Municipal mas concedendo ao partido mais votado, no caso de apenas obter uma maioria relativa, um bónus (administrativo, acrescento eu) de vereadores, de forma a ter sempre a maioria no executivo municipal, onde continuariam a ter lugar eleitos de outros partidos, embora com uma representação diminuída em consequência do bónus dado ao partido mais votado.»
Entre estas duas «coisas» mal engendradas perante o regime democrático mas muito bem engendradas para chegarem ao domínio quase total do centrão, venha o diabo e escolha...

Políticos de papel

«Marques Mendes é um político de papel» - Portugal Diário - Lisboa,Portugal - Algumas horas antes desse encontro, o Portugal Diário em parceria com o Rádio Clube, no programa «Cadeira do Poder», entrevistou Marco AntónioCosta, ...
Veja-se como eles se respeitam...

segunda-feira, setembro 17, 2007

Diversos...

Pub? É só pub?
Percebo, mas que isto apareça como publicidade no briefing, dá nas vistas logo à partida: depois entende-se: «Governo promove utilização de transportes públicos». É uma campanha que vai ser apresentada hoje, no âmbito da Semana da Mobilidade...
Desactivados
Hoje de manhã, os sites dos semanários on line estavam um assim e outro assim... Coincidências...

Showbizz

Sócrates faz 'jogging' nas ruas de Washington - Hoje de manhã, às oito horas - meio-dia em Lisboa - José Sócrates vai fazer o seu jogging habitual no mall de Washington, capital dos EUA. Vai correr junto aos memori...Diário de Notícias - 17, Sep 2007 - 02:09

Velocidade doentia

Leio: «De Peniche às Caldas: Ambulâncias em excesso de velocidade para cumprirem tempo de socorro».
E penso: um país que tal exige deve estar mesmo doente.

Explicar é preciso

Paula Sanchez, DN: «(...) Ontem o DN tentou contactar, repetidamente, a assessoria da presidência da câmara de Lisboa, o vereador da Mobilidade e o porta-voz do INEM, mas sem sucesso. Igualmente, no Centro de Orientação de Doentes Urgentes ninguém esteve disponível para prestar esclarecimentos».
Isto é que é errado. O resto, foi um acidente. Agora que ninguém explique...

Táxis de Lisboa com problemas

José Manuel Viegas, IST: táxis colectivos e mototáxis - soluções para reflectir... Artigo no «DN» chamam a aatenção para estes assuntos.
A propósito: taxistas de Lisboa apresentam as suas queixas no I Festival Internacional - que se realizará na capital. Radares e mobilidade, falta de condições e imagem pública - alguns problemas que sentem. Ver JN de hoje.

domingo, setembro 16, 2007

Salão Nobre do CN em risco

Assinei, com muita gente, uma carta aberta: «Salvem o Salão Nobre do Conservatório Nacional». Vem hoje no 'Público'. Pode ler aqui, clicando para ampliar.

sábado, setembro 15, 2007

Liberdade!

Olha tantos amigos. Orgulho-me de vocês todos, os que conheço. Mesmo que à mistura esteja essa aventesma chamada Luis Delgado.
Você já é leitor habitual deste blog de um grupo enorme de jornalistas pela liberdade? Não?! Então frequente já!