quarta-feira, abril 18, 2007

Lisboa: cães de raças perigosas à solta num espaço verde nobre? E niguém faz nada? E miúdos a atiçar os animais? E ninguém faz nada? Não pode ser!




Pitbulls e outras raças perigosas à solta na Bela Vista, denuncia cidadã neste blog

A coisa é muito séria. Leia este comentário que foi inserido por uma cidadã anónima aí mesmo a seguir, mas que eu quero chamar à primeira página, dada a importância do assunto. Leia com atenção e concordará comigo. Diz assim:

«Não posso deixar de apontar uma nota. O Parque da Bela Vista , especialmente a zona de prolongamento, inaugurada há poucos dias, que para mim e tantos outros que nesta zona habitam deixe de ser um agradável espaço para usufruir em família, passeios ao fim de tarde ou mesmo fazer um pouco de exercício - por medo.
Medo porque, mesmo estando referenciado como um dos locais em Lisboa em que se efectuam lutas de cães de raças potencialmente perigosas, ninguém faça nada para tentar travar esses hábitos.
É uma constante ver pitbull etc…. (mesmo não percebendo nada de raças) nesse espaço, sem trelas nem açaimes, chegando ao ponto de vermos os mesmos a serem atiçados por miúdos. A CML sabe… a PM sabe… a PSP sabe …… Após vários (a leitora não escreveu o resto da frase...?).
Ninguém faz nada porquê??? O medo chegou às forças do poder? Não quero acreditar que assim seja. E depois temos publicidades a programas de policiamento de proximidade etc…. temos uma página da PSP na Internet …. Que para quem a visita parece que estamos no país mais seguro do mundo. Com 2 telefonemas apenas para a PSP a denunciar estes casos e a imagem cai. Desculpas de responsabilização constantes de uns para outros. A PM manda para CML … A CML para a PSP …. A PSP diz nada poder fazer pois quando chegam já não estão lá os prevaricadores. Então pergunto eu … e o policiamento de proximidade não significa conhecer bem o espaço …. Conhecer bem as pessoas da zona e, acima de tudo, fazer rondas mais regulares?
Falo do Parque da Bela Vista que era o espaço para onde desde (que ela era) bebé ia com a minha filha passear e apanhar um pouco de ar. E que agora não vou.
É que sou Cidadã e sinto-me insegura».

É esta a mensagem. Sei que muitos assessores da CML lêem este blog. E ainda bem. Sei que assessores do vereador António Prôa me lêem. E ainda bem. Pois bem: agora o meu apelo: amanhã mesmo, façam alguma coisa para acabar com isto. E falem com as pessoas de lá. E devolvam a confiança e a segurança a estas pessoas. Esta não será uma questão de política. Será uma questão de cidadania.

Aguardo uma acção positiva e eficaz.
Força.
A população agradece.

21 comentários:

Anónimo disse...

Reencaminhe um e-mail. É mais fácil (e rápido).

PS Você até conhece os intervenientes todos...

Anónimo disse...

Por coincidencia estava a iniciar este comentário quando a televisão noticiou o caso de uma mulher que foi morta por 4 rotweillers.
Mas o que queria referir é que em bairros da Câmara Municipal há quem tenha pitbuls fechados em sotãos para efeitos de lutas. depois roubam os cães dos vizinhos para servir de saco.
Isto é do conhecimento geral, mas ninguém denuncia por medo de represálias.

Anónimo disse...

Sou proprietária de um Dogo Argentino, considerado raça perigosa devido ao tipo de mordedura, após ler o seu testemunho venho por este meio salientar que não existem cães perigosos mas sim donos perigosos.
Os animais não devem pagar pela irresponsabilidade dos seus donos, o cão muitas das vezes se não sempre é um espelho da personalidade do seu dono.

Anónimo disse...

"Lisboa: cães de raças perigosas à solta num espaço verde nobre? E niguém faz nada? E miúdos a atiçar os animais? E ninguém faz nada? Não pode ser!"

Os cães passam muitas vezes o seu dia num local de dimensões reduzidas (apartamentos), logo o ir passear e o por a correr num espaço amplo é lhes imprescindivel para a sua condição fisica.
Se os querem banir dos jardins públicos, porque não criarem certas zonas verdes especificas para os cães...? onde estes possam estar á sua vontade e fazer exercicio.
É repugnante a perseguição que é exercida pelos mass média e alguma população em torno dos cães.
Será que com isto querem abulir os cães da cidade? ou vida?? lol

Anónimo disse...

Concordo plenamente com quem diz que não há cães perigosos, mas sim donos perigosos. Os cães não têm culpa de os quererem transformar em animais de combate. E acho também muito perigoso estar-se agora a criar este clima de terror, pois os cães e os animais em geral já são bastante maltratados nesta cidade (e noutras). Claro que não me são indiferentes as vítimas dos ataques dos pitbuls e outras raças, mas é preciso estudar a melhor forma de acabar com esta triste realidade. Por exemplo, fiscalizando a sério os locais os decorrem as lutas de cães que são horríveis, não as permitindo, multando quem as protagoniza.... Na Amadora chegam a atirar os animais ainda com vida para os caixotes de lixo. Isto é um crime!

Anónimo disse...

Há cães perigosos sim, e é uma tremenda parvarise pensar que não há... Eles não são animais racionais e não tem hora para atacar, possuem uma arma letal, que é a mordida e como vocês tem a certeza de que eles nunca irão atacar uma pessoa ? Eles não foram feitos para pensar !!! possuem instintos próprios e não possuem nenhum mecânismo para obedecer ordens... Quandos casos existem de cães que atacaram o próprio dono sem nenhum motivo e olha que estes cães eram muito bem tratados...
Realmente fico decepcionado em imaginar que existem pessoas que acham que não existem cães perigosos...

Anónimo disse...

bem li varios comentarios e como é obvio nao concordei com alguns. ja tenho caes a muitos anos, desde rafeiros, canixes, pastor alemao, serra da estrela, boxer e agora tenho um pitt bull. de todos os caes que me passaram pela mao so o pastor alemao se atirou a um sujeito que por mero acaso vaguiava no meu quintal... no meu ver o cao nao fez mais do que bem, pois os muros deliniam bem o dito quintal. eu acho piada quando as pessoas falam dos pitt´s e outras raças de caes de grande porte como prigosas, mas eu ainda nunca ouvi falar na t.v, nos jornais de pessoas atacadas por canixes, gatos, etc... -sera que nao as há???? o que me espanta muito a quem diga que nao, porque eu proprio ja sofri na pele uns valentes arranhoes de um gato. as pessoas so se têm que mentalizar, assim como a seres humanos capaz de matar outros, a animais inrracionais capaz de atacar outros e tambem matar outos, tudo vai da educaçao dada a eles... é bom que refelita um pouco antes de se dizer que o pitt é um cao extremamente pergoso e o belo do caniche é a princesa bem comportada... vamos atrender a viver com o que nos rodeia em vez de pensar-mos em aniquilar tudo o que axamos que nao presta.

Anónimo disse...

Realmente a televisão faz milagres... Raças perigosas existem?? Quem faz uma afirmação como esta não pode nem dizer que sabe o que é um cão. Tenho em casa por companhia um Rottweiler, logo sei bem do que estou a falar. Conheço bem o Parque da Bela Vista e têm toda a razão em dizer que a lei não é cumprida, mas porque só falam nas raças que algum ignorante decidiu de chamar perigosas? Que eu saiba a lei não distingue raças em relação à trela. Porque não fala dos caniches e afins que lá passeiam sem trela? Não, a tv diz que aquele cãozinho é mau e as Marias e os Maneis que nunca tiveram qualquer contacto com cães ficam logo de pé atrás para com os bichos e seus donos.
Sei bem que se o meu cão morder alguém não tem o mesmo efeito que um cãozinho que pese 2kg, por isso é que o treino deve ser ministrado com bastante autoridade.
Pensem um bocadinho no que escrevem para verem as barbaridades que dizem. Não existem cães perigosos, mas sim maus donos.
A lei que foi aprovada sobre as raças consideradas perigosas não é coerente. Porque é que Rottweiler, Pittbull-Terrier, Tosa Inu, Dogo Argentino, etc são consideradas perigosas e ficam fora desses parâmetros o Serra da Estrela, Rafeiro Alentejano,Doberman, etc?
Pensem um pouco e logo vêem que a perigosidade é autenticada por alguém que nada percebe de cães.

Desculpem este desabafo, mas não consigo ficar calado perante tamanha ignorância.

Anónimo disse...

nao ext caes perigosos sao os putos de hg em dia q tem a mania qe os caes deles e o maior porque os caes deles tem a repotacoa na zona eu nao gosto diss eu ten u cao e sou

Anónimo disse...

OHLA IDIOTA SEJÁS LÁ QUEM FORES NÃO DIGAS MAL DE CAES CONSIDERADOS PERIGOSOS EU NÃO TENHO NENHUM MAS AO PÉ DA MINHA CASA Á UMA ROTTWEILER E É MEIGA POR ISSO NEM TODOS OS CAES COMO PITBULLS OU OUTROS SÃO PERIGOSOS ELES APRENDEM COM QUEM OS ENSINA E SE NÃO PERSEBES DE CÃES NAO INVENTES E Á PESSOAS QUE FORAM ATACADAS POR CAES DESSES MAS V´´E SÓ ISTO AU PÉ DA MINHA ESCOLA Á UMA PITBULL E Á RAPAZES QUE SE METEM COM ELA SE UM DELES FOSSE MORDIDO OS AMIGOS DIRIAM QUE ELE NÃO FES NADA E AS OUTRAS PESSOAS ACREDITVAM LOGO NELES E POR ISSO OS CAES VAM GANHANDO MÁ FAMA ALGUMAS DAS PESSOAS DA TELEVISAM QUE SÃO ATACADAS NÃO VÃO DIZER QUE ATIÇÁRAM O ANIMAL DIZEM QUE IAM DIREITAS E ELE ATACOU

Anónimo disse...

é pa nao me venham com essa conversa de caes perigosos os animais sao os espelhos dos donos . um cao bruto so ta a demostrar o que a porcaria de dono tem

Anónimo disse...

tenho 2 pit bull's e nenhum deles é mau, estes caes so sao maus se os donos os tratarem mal e ensinarem-lhes a fazer mal. nao me venham ca com hxtorias de k sao maus e pronto, pk nao é asim... nao tenho razao de queixa dos meus animais, pois sao mt carinhosos, tanto para os de fora como para s de casa.

Anónimo disse...

Para mim um cão considerado de raça perigosa é sempre perigoso independentemente do tipo de dono que tenho, pois faz parte do seu código génico, portanto um cão deste tipo de raça deveria SEMPRE andar com assaime.
Na rua onde morro já por 2 vezes 2 desses cães se pegaram simplesmente por se sentirem ameaçados pela presença de outro.
Quem me garante a mim que não se vai sentir ameaçado por mim ou por uma criança que ande pelo parque a Brincar!!! Não me sinto segura!!Especialmente quando levo a minha bébé ao colo!
São cães muito instáveis.Não culpo nem donos nem os cães mas sim o Incumprimento da lei! Usem por favor os assaimes!

Obrigado

Anónimo disse...

bem , vi aqui um individuo afirmar que estes ca~es ditos perigosos na~o fazem mal, sa~o completamente inofensivos a menos que sejam atiçados !
Bem, caro amigo, devo chamar-lhe a atença~o pela barbaridade que disse, pois praticamente todas as pessoas teem medo ou respeito a estes ca~es , logo, por logica, sabendo como estes sa~o jamais iriam provocar o animal !
Admiro quem defende os animais , sim, mas tudo tem limites ! qual seria a logica destes animais atacarem os seus donos se eles sa~o assim ta~o inofensivos e amigos do dono !
Convem-me salientar que estas raças na~o podem jamais ser comparadas com caniches ou ate' com gatos ! E' um autentico distparate ! Sabe-se da historia de algum gato ter morto uma pessoa ? pois, desconhece-se esse caso, pois e' completamente ridiculo fazer comparaço~es dessas ! Ok, tudo bem um gato pode ser agtressivo, mas ao ponto de simples arranhoes !
Estes ca~es sa~o perigosos, SIM, na~o tenho medo em admititr isso . Estes ca~es foram criados especialmente para serem ca~es de ataque. Quem tem um ca~o destes em casa tem uma arma, e' so' estalar os dedos para a utilizar . Concordo plenamente com a lei destes ca~es serem todos abulidos em portugal, ok, admito que na~o sa~o os unicos , e que depois destes deveriam -se abuliir muitas outras raças, mas a verdade e' que tem de se começar por algum lado, e se o governo acha estas sete raças as mais perigosas, quem sou eu para criticar. O governo está a fazer um favor a muita gente ! Qualquer pessoa que se depara comum ca~o destes na rua , com o seu dono e sem assaime, tem medo. So' os donos destes ca~es, na~o digo todos mas os ue esta~o ligados a coisas ilicitas, como lutas, na~o percebem o perigo que estes animais representam para a humaninade . Possso estar a serv injusta com os donos de caes dete porte que teem tudo em ordem e cumprem a lei, mas quem sabe se algum dia o "chip" que esta dentro desse ca~o na~o lhe diz para o atacar a si ou aos seus ?
Ainda acha que esta inocente criança atiçou o ca~o ?

www.geocities.com/australiancats/30361.jpg


Obrigado !

Anónimo disse...

as pessoas q dizem barbaridades sao aquelas que falam do que nao sabem, tais como aquelas que diziam q a culpa é do animal, que ninguem atiça o animal. tudo bem, podem ate nao atiçar e o animal atacar na mesma, mas neste caso, n tera o animal sido tratado para tal? n tera o animal sido ensinado a atacar tudo o q mexa? para quem nao viu a reportagem da tvi, eu transmito para aqui o q foi dito por alguem dono de um pitbull usado para lutas de caes, o sujeito dizia o seguinte " vou continuar a fexar o meu cao, a ensina'lo a ser mau, ate que um dia ele n possa nem ver as pessoas". agora digam'me, quem é mau aqui? o animal ou o dono? a resposta é simples, é o dono obviamente! todos os animais sao o reflexo do seu dono, o reflexo daquilo que lhe é ensino. tal como todo o ser humano é o reflexo de outro, daquilo que lhe foi ensino enquanto crescia. a situaçao é a mesma! so nao ve quem nao quer e quem anda na pura ignorancia! o meu irmao tem 2pitbulls, macho e femea, ambos sao a coisa mais docil que existe! agora pensem um pouco antes de falarem do que nao sabem!

Anónimo disse...

Bom de facto existe aqui um grande equivoco, ou então não estamos a falar de "pitbulls" é isso? animais? o melhor amigo do homem?
Antes de mais devo dizer que para aquele cujo cão o mordeu, jamais gostará de ca~es quer seja pitbull ou não, é natural, ganha aquele "ódio", medo. até compreendo, agora aquelas pessoas que não tem animais, não sabem seque reconhecer a sua raça, como é que podem ter medo SOMENTE de pitbulls? demonstra o muito do EGOISMO e falta de informação que as pessoas tem.
Um animal de estimação, repito de estimação é para estimar, amar, e como tal educa-se, quem não educa o seu animal terá sérios problemas, o animal pode morder, agora quem deve ser responsabilizdao?o animal ou o seu dono? penso que a resposta seja óbvia!
" NÃO EXISTEM CÃES BONS NEM CÃES MAUS, EXISTEM DONOS RESPONSÁVEIS OU DONOS IRRESPONSÁVEIS"
O 1º comentário relata a pura ignorância, pois o que diz a LEI, é que não existem raças perigosas como certas pessaos dizem, diz que existem raças consideradas EVENTUALMENTE perigosas, mas claro que o tipido portugues mesquinha tem a tendencia para generalizar.
Outro assunto é o que outros países adoptaram....Já muitos anos que a inglaterra tem nos seus quadros policiais cães da raça pitbull , rotweiller, pastor alemão, pastor belga,entre outros, a servir as autoridades, quer em aeroportos, buscas e salvamento, detecção de explosivos e droga, etc.... portugal só agora resolveu fazer o mesmo, sim existem cães das raças "ditas" perigosas a servir as autoridades, esses já não saõ maus? ahh...e não são porque? la está porque foram educados para tal.
Penso que esta lei não vai avante pois não tem pés nem cabeça, um dono tem que ser responsavél e dar provas disso, assim que seja apanhado a prevaricar deve levar uma coima e ficar inibido de ter este tipo de animais, pois o homem e o cão desde sempre foram AMIGOS. Não vamos acabar com esta amizade pura e verdadeira!!!!!

(Adriano)

Patrícia Lança disse...

Quem deve ser punido são os donos e não os animais. Os cães só se tornam agressivos se forem motivados para tal. Julgo ser importante mudar as mentalidades e perceber-se de uma vez por todas que as raças consideradas perigosas são os humanos que "utilizam" indevidamente os cães e não os pobres animais que acabam por ser vítimas da maldade e necessidade de demonstrar virilidade por parte de muitas pessoas.

Bruno Gomes disse...

racas perigosas nao ha racas perigosas ha simplesmente caes mais fortes doque outros de outras racas que merecem ser tratados de tal modo como por ex: pastor alemâo tenho um pitbull e um rafeiro sao maravilhosos

Mário Peralta disse...

de facto consigo ver razão em todas as partes , não ha na verdade raças perigosas ha é muita ignorância da parte de alguns donos que possuim um destes exemplares sem o minimo conhecimento para os treinarem, estou de acordo com as pessoas que gostam de passear com as familias sem terem receio de serem atacadas por um pitbul um dog argentino , um caniche ou um pincher que se não forem socializados podem todos morder , logicamente que os ultimos dois so provocariam uns arranhões . Eu tenho um Canecorso que esta fora da lista das raças consideradas potencialmente perigosas mas como qualquer canecorso tem uma aparencia que mete respeito é um cão que esta socializado desde os 2 meses de idade , é de uma meiguice extrema tanto com outros cães como com crianças e adultos mas porque foi treinado nesse sentido pois tem capacidade de matar com facilidade qualquer um assim como eu ou quem diz mal dos pitbuls ou rotwaillers podemos matar alguem com uma faca ou uma pistola não o fazemos porque a nossa formação não o permite mas como nao podemos garantir que assim é deveríamos todos ir passear com algemas não nos va passar alguma coisa pela cabeça e apertar o pescoço a alguém. estou de acordo com fiscalização mais apertada da parte das autoridades mas nunca contra determinada raça e sim sobre quem erradamente tem um animal sem o saber cuidar e sobretudo quem os usa conscientes da sua força e bravura para amedrontar pessoas que pacificamente passeiam nos parques. ha espaço para todos eu quero o meu e em consciência vou continuar a passear o meu canecorso garantindo sempre a minha e a segurança de quem divide o mesmo espaço . e já agora sempre que virem alguem com medo do vosso cão tentem em vez de lhes chamarem burros e maricas , mostrar-lhes que são iguais ou melhores que os caniches de que tanto gostam . forte abraço Mário Peralta

Anónimo disse...

Tenho dois pitt bulls mas tenho medo de caniches. Já fui atacado por vários caniches e fiquei com alguns ferimentos graves. Com os pitt bulls nunca tive problemas. É pena esses cães pequenos poderem andar à solta e atacar pessoas e outros cães à vontade, embora as atenções estejam sempre nas "raças perigosas".
Abraço

Sofia Lima disse...

As raças consideradas perigosas são raças que têm uma maior propensão à agressividade, seja perante humanos seja perante outros cães. Mas é sobretudo a sua mordedura que faz a diferença. A força que aplicam com as suas mandibulas. Não conheço nenhum caso de um caniche matar uma pessoa ou outro cão. Já um cão de raça potencialmente perigosa não posso dizer o mesmo. Concordo que cada caso é um caso, mas nunca se deve dizer que um cão não morde. Ele tem boca e dentes. A diferença está no "estrago" que podem fazer. E acima de tudo as leis são feitas para serem cumpridas e respeitadas. E em Portugal no que respeita aos cães há muitos incumprimentos a todos os niveis