quinta-feira, agosto 09, 2007

Bloco - PS, acordo de Lisboa hoje, governo do País em 2009?

Momento 1
Vem o DN e coloca uma questão: o Bloco estaria a preparar-se para entrar num governo de Sócrates minoritário em 2009. Foi isso que eu li, para lá do que estava escrito. O treino seria o actual acordo PS-BE na câmara de Lisboa.

Momento 2
Vem um dirigente nacional do BE, António Chora, e confirma sem rebuço que assim pode vir a ser. O BE avança.

Momento 3
Tareia de criar bicho entre blogs do PS e blogs do BE por causa dessa mera hipótese. O 'Tugir' e o PS do Lumiar leram as declarações d eAntónio Chora e não lhe perdoam a aleivosia.

Momento 4
Marcelo, em declarações à imprensa, reduz tudo isso à sua fórmula mais simples: vai ser assim: o BE é isso que quer. Isso mesmo vem dizer Louça que Marcelo diz. Mas nega a hipótese com argumentação tão banal que até dói a alma ler. Não será assim porque o BE é coerente. Ponto final, diz ele: Não, não vai haver governo PS-BE, diz Louçã. É assim que o Bloco responde a Marcelo. É como se dissesse: «Não, não vai haver coligação ou acordo porque não. Porque eu digo que não». E pronto: a sua palavra basta, acha ele. Mas não basta para o comum dos mortais, digo eu.

Momento 5
Adeus, liberdade do Bloco – diz Pedro Lomba no 'DN' de hoje. O acordo com o PS significa que o Bloco abdicou da liberdade de discordar irrestritamente e em público daqueles que governam Lisboa; significa, no fundo, que abdicou do efeito-surpresa que à oposição sempre se exige. Por isso, adeus oposição.


Perante tudo isso, só digo: 'Yo no creo en brujas. Pero que las hay, las hay'… Ou seja: não acredito que isso vá a contecer, mas lá que há quem o pense, há. É intuitivo pensá-lo. Não que o PS agora o verbalize. Isso, não. Mas que o Bloco o deseja, o exprima, o alardeie, «malgré» Louçã, que quis vir apagar um fogo em crescendo com uma latinha de água, isso não convence nenhuma daquelas opinadoras personalidades atrás citadas... nem a nós, verdade se diga.

Depois venham-me cá dizer que sou mauzinho, que ando a perseguir o Bloco, que este blog marcou o Bloco e tal… Não: o Bloco não perde uma oportunidade para se pôr a jeito: avança, avança, avança; propaga, propaga, propaga. Mau seria se eu não desse conta e por isso não comentasse ou se, dando conta, também não comentasse…

3 comentários:

Anónimo disse...

O BE começa a incomodar o PCP a tal ponto de o nosso querido amigo JCM não conseguir escrever absolutamente mais nada no seu blog.
Olhe escreva aí algumas coisas sobre as coligações que tem com o PS e juntas de LX, o partido do Governo. Aí não existe "governamentalização" pois não?
Coerência...

E as coligações PCP / PSD? Ai Ai

José Carlos Mendes disse...

Estranho era que eu não falasse do que se passa. De-me ao trabalho ontem de fazer uma estatística do peso relativo do BE neste blog. Nos últimos dois meses: 3%. Bah!!!

José Carlos Mendes disse...

Correcção: «Dei-me» ao trabalho...