quarta-feira, abril 13, 2005

Jornal das 11 / dia 13 de Abril

Nota
Ainda esta tarde: o Túnel e o Impacte Ambiental e outros temas!


Coligação/coligações

Hoje à tarde, em Lisboa, discute-se se há coligação/coligações entre o PS e o PCP e se com mais alguém e onde. Eleições autárquicas em causa. Candidatos, já toda a gente tem. Sondagens também. Programas de acção, já os há. Projectos, também.
A ver vamos.

25 de Abril

Haverá este ano 25 de Abril? A CML terá tempo para isso? Alguém estará interessado em saber? Luísa Botinas, do ‘DN’, bem perguntou, perguntou… mas ninguém lhe podia responder: ninguém da maioria naquela casa tinha pensado no assunto!

6%

Está em cima das mesas o Relatório de Actividades da CML em 2004. A maioria fez um plano de actividades e não só não o cumpriu como descambou em alguns sectores para percentagens ridículas por si mesma reconhecidas neste documento. Alguns casos preocupam. Chega a haver taxas de cumprimento que vão aos 6 ou aos 12%.
Se alguém tivesse estas notas no Secundário, não entrava nem numa privada daquelas abandalhadas!
Uma criança geria melhor. Um interno da Av. do Brasil dava mais garantias a Lisboa.

Degradação

Degradam-se as calçadas. O espaço público. As áreas verdes ajardinadas.
Os candeeiros, de vez em quando, foi um ar que lhes deu…
É o Cinema Europa. A casa de Garrett.
São as casas nos bairros municipais.
Agora, até as igrejas: a de Campolide (que não é da CML, atenção) precisa de obras. Mas a verdade é que os arrabaldes do templo estão em degradação: passeios, trânsito, estacionamentos – e tudo isso é com a CML. Não há desculpa.

Água

A seca preocupa. Há 300 a 400 anos que não era assim. Elogio pois a preocupação se «Os Verdes» com os desperdícios de água em Lisboa e elogio a decisão da CML de poupar água na rega de jardins através da instalação de equipamentos simples. E censuro a EPAL porque as suas condutas perdem água em pontos visíveis da Cidade. Fora o resto, o que a gente não vê. Acordem, seus desleixados broncos.

Afastado

Pedro Passos Coelho não pode com Santana. Marcelo também não. Leonor Beleza não o quer em Lisboa. Ferreira Leite ainda menos. Como é que podia não acontecer? Santana vai iniciar o seu período de luto mesmo profundo. Tem aí para dez anos. E o que é que adianta os jornais virem dizer que os santanistas estão irritados com as ambições de Carmona? Para quê Santana andar agora a humilhar Carmona e a obrigar as suas assessoras a demitir-se? Santana tem aí para dez anos de interregno, digo-lho eu...
… E agora, ao correr da pena. O meu delírio do dia.
Por que é que toda a gente delira e eu não teria esse direito?
Então, queira seguir-me.
… Santana tem aí para dez anos, porque Borges, que vem a seguir, também o não grama. E ainda hão-de ir buscar o tal Mexia que se afastou de Santana e há-de ser o herói desta fita. E há-de contar histórias mirabolantes sobre este seu ex-amigo.
E Mendes? Começou cedo. Já vai nas creches e nos lares de idosos. Seguem-se as feiras e mercados. E depois as discotecas e bares. Santanetes de vários tons serão então recuperadas.
Einstein só errou numa coisa: é possível também ouvir o futuro!

Registo

Estudantes

O Secundário está em luta. As aulas de 90 minutos e os programas curriculares em causa. Querem, mesmo, as aulas de Educação Sexual previstas e nunca concretizadas.

Ota

Mário Lino disse duas coisas a ter em conta: a Ota vai mesmo receber o aeroporto, o que será decidido em Julho; e: as SCUTS só têm borla garantida até ao fim deste ano.
Avisos a ter em conta…