domingo, outubro 15, 2006



Lisboa Jovem
40 milhões?


Sempre achei estranho este número: num ano, o Lx Jovem – belíssimo portal da Juventude de Lisboa – poderá ter tido 4º milhões de «pageviews», visitantes de página. Claro que são muitas páginas e cada pessoa que acede conta logo um porradão de visitas de páginas. Mas repare nesta conta: isso dá algo como 110 mil visitas por dia ou seja quase 5 000 por hora ou seja 50 e tal por minuto, em cada minuto duarnte as 24 santas horas do dia.
Não me atrevo a contestar. Mas lá que acho estranha, isso acho. Algum dia alguém ainda me há-de explicar isto. E há-de ser alguém do portal, ele mesmo… Tenho a certeza.
E já agora veja como aquele número astronómico que é vendido repetidamente contrasta com os modestos 50 jovens que frequentam os espaços da Juventude por dia em Lisboa. Não é por minuto: é por dia: 24 horas, 1 440 minutos…
Quem o escreve é Liliana Rocha, no Local Lisboa do ‘
Público’ de hoje: «O balanço do site Lx Jovem, dedicado aos jovens de Lisboa, é positivo. O site - disponível no endereço electrónico www.lxjovem.com - registava, em Junho deste ano, e apenas com um ano de existência, mais de 40 milhões de "pageviews". Diariamente passam, em média, cerca de meia centena de jovens pelos espaços da Juventude». Foto: Lx Jovem

.

5 comentários:

Anónimo disse...

mais um post seu a demonstrar duas coisas:
- uma enorme vontade de "malhar" em tudo o que é responsablidade pelo executivo, mesmo que sem razão
- um total desconhecimento de regras básicas do uso de internet.
mas enfim, já nos vamos habituando a isso.

José Carlos Mendes disse...

:)
Qual é o truque. Ensine-me, homem, não se acanhe. Já fiz a caminhada desde a rejeição da informática, há uns 22 ou 23 anos, aquando dos primeiros passos dela no 'Diário de Lisboa' de boa memória (as fitas perfuradas) e, depois, na Heska Portuguesa ainda na Venda Nova - fiz essa caminhada toda até aqui: já avancei um pouco, você não acha? Mas quero ir mais longe.

Deixe-se lá de empatanços e explique-me.
Agradeço mesmo.
40 milhões propagandeados assim sem explicações é truque para enganar quem?
Explique.
Gosto de aprender.

Atenção: isto não retira nenhum mérito, mas mesmo nenhum, ao portal - que, como digo no post e você não quis ler, é um belíssimo portal.

Não seja cego/a: leia com atenção cada linha, pf.
Habitue-se antes a isto: ler tudo.

Obrigado pela atenção que o blog merece.
É para isso que o edito.

Anónimo disse...

Na minha opinião, o autor deste post demonstra apenas uma ENORME e IRRITANTE ignorância acerca do meio Internet (onde vão os tempos em que as pessoas se informavam antes de escrever baboseiras....aí, saudade...)
Mas eu explico: Pageviews = páginas vistas (como o nome indica). Isto não quer dizer visitas únicas, ou seja utilizadores... quer dizer páginas consultadas...ou seja 1 único utilizador (ou visita) pode navegar por várias páginas...e assim PAGEVIEWS é o numero de páginas visitadas.... tá percebido?
Agora retrate-se vá (se for honesto deve-o fazer).

BTW (isto quer dizer "by the way" - ou "já agora") não tenho nada a ver com o site em questão... chateia-me apenas ver como os blogs são utilizados neste país... se calhar por isso é que a produtividade é baixa...as pessoas passam o tempo no local de trabalho a escrever baboseiras com o intuíto de descarregar as suas frustrações lá de casa...

Pedro Afonso Martins (ISEC)

Anónimo disse...

Caro José Carlos Mendes,

"Tropecei" aqui neste seu blog e deparei com este seu post relacionado com o Lx Jovem e não pude deixar de lhe dizer uma ou duas palavrinhas.

De facto, como outros já explicaram, grande confusão (ou ignorância) vai na sua cabeça pois pageviews e utilizadores são coisas bem distintas - se não sabe o que é, informe-se antes de escrever asneira.

Por outro lado, eu, enquanto utilizador frequente deste site - Lx Jovem - aquilo que me interessa, e que gostaria de ver referido por si, é o serviço extremamente interessante e útil que nos presta a nós, juventude desta cidade, informando-nos do que se passa, promovendo o que nos interessa, alertando-nos para assuntos que talvez nem nos lembrassemos, etc.

Se calhar, é por isto tudo e não só que o Lx Jovem tem tantas pageviews...

António Pereira

José Carlos Mendes disse...

Eh pá!
Tanto explicador.
Calma. Longe vão os tempos em que se lia com atenção antes de comentar...
Mas: THANKS A LOT (isto quer dizer: MUITO OBRIGADO).

Please, vão lá ver no post o que eu escrevi: «Claro que são muitas páginas e cada pessoa que acede conta logo um porradão de visitas de páginas».

Achavam que não sabia? Calma. Mas quero aprender sempre. E gostei de ver esta desmontagem vinda de quem está dentro (eu tinha exactamente provocado para que isso mesmo fosse escrito aqui e não por mim, quando escrevi no comentário: «Ensine-me, homem, não se acanhe»).

Quanto ao portal LX Jovem:
Longe vão, também aí,os tempos em que as pessoas liam antes de comentar.

Veja o que eu escrevi já por duas vezes (uma no post e outra no comentário): «Atenção: isto não retira nenhum mérito, mas mesmo nenhum, ao portal - que, como digo no post e você não quis ler, é um belíssimo portal». Agora fica aqui pela terceira vez. Bolas!...

Conheço muito bem o portal e a sua utilidade. E digo-o, com honestidade. Como sempre. Mas já o tinha dito (no post) e repetido (no comentário), caramba. Não estou de castigo, pois não?

Caro António Pereira, claro que, como vê, reconheço, como gostaria de ver, «o serviço extremamente interessante e útil que (o LX Jovem)... presta... à juventude desta cidade».

Não sou burro. Tranquilizem.

Uma opinião: não sejam tão lestos a falar de «ignorância» (nem «enorme» nem «irritante») nem a falar de «confusão» (e muito menos «grande»): informem-se primeiro.

Mas a sério: agradeço a intenção e agradeço a informação. E acredito até na boa-fé dos dois comentadores aí em cima.

Caro Pedro Afonso Martins (ISEC), se está a falar da escola da Alameda das Linhas de Torres, digo-lhe que, por acaso, quem me tinha explicado isso muito bem, antes, fora alguém dessa escola. Alguém que talvez tenha estado hoje, terça-feira, a dar aulas lá até às 15...

Obrigado, em todo o caso.