domingo, novembro 19, 2006


Lisboa
Paula Teixeira da Cruz
Frases que são lâminas

Pela primeira vez, li um elogio de PTC a Carmona e à acção da CML. Foi hoje, na edição impressa do ‘DN’. Deve ser da descompressão,depois da tensão que foram as últimas semanas, com Nogueira Pinto a pesar. Mas, mesmo assim, PTC deu com uma mão e tirou logo com outra. Foi assim:
Pergunta:
- Está satisfeita coma actuação do presidente da câmara, e da própria câmara, na gestão da cidade?
Resposta:
- Estou extremamente satisfeita.
Mais adiante:
- Não sente que há um certo marasmo em Lisboa? Que há muito pouca coisa feita e muito por fazer?
- Sente-se.

Palavras que são lâminas
Na mesma entrevista, três outras expressões fatais:

1. «Aquela»

Pergunta:
- A vereadora do CDS/PP extravasou a ética política?Resposta:- Não é suposto o fiscalizado dizer ao fiscal como deve ser fiscalizado. A AML não serve só para se sentar e levantar. E isso comigo jamais será assim. Se isso causa incomodidade é um problema daqueles, ou daquela, a quem causa incomodidade. Há aqui questões de conduta e de ética política, com toda a franqueza.

2. «Ou não»

- E o que acontece agora com o plano para a Baixa-Chiado?- A questão da Baixa-Chiado está longe de estar terminada. O documento apresentado é de enquadramento a 20 anos, com um conjunto de pressupostos de financiamento que assentam em grande parte no sector privado. E, portanto, que se podem realizar, ou não.

3. «Dra. Maria José»
(Nunca referiu o nome dela, se não aqui e foi apenas isso:Dra. Maria José…):

- Ficava chocada se visse Maria José Nogueira Pinto unir-se a um partido mais à esquerda?
- As pessoas têm a sua liberdade e exercitam-na. A dr.ª Maria José tem a sua liberdade pessoal e política... Quanto à questão que me coloca, se me choca? Não, a mim na vida choca-me muito pouca coisa.

Sic: tal e qual. Assim mesmo.

2 comentários:

José Carlos Mendes disse...

lamento ter faltado neste post o link do 'DN' - mas ali só encontrará uma parte dos registos: coisa agora cada vez mais frequente no DN on line, infelizmente...

Anónimo disse...

É verdade sim senhora! O DN num exercício de pluralismo político, não só iniciou a campanha a favor de Paula Teixeira da Cruz, como também deu realce ao vereador da cultura Amaral Lopes, numa lógica de reforçar o executivo camarário de Carmona Rodrigues. Importante realçar, que dado o endividamento da Câmara Municipal de Lisboa, não só à banca, como também a fornecedores tão diversos e comezinhos, como os do papel higiénico, onde arranjou dinheiro para aquisições de pintura contemporânea e onde as vai guardar? Reservas Marl? Loures agradece! Ah e a propósito, o DN perdeu a oportunidade única de averiguar, sobre o paradeiro da maqueta “Lisboa antes do terramoto”, 3D em suporte multimédia para o Museu da Cidade (sob gestão de Ana Cristina Leite), e que não consta, apesar do avultado investimento de milhares de euros que, dariam para saldar algumas dívidas. Isto sim, interessaria aos munícipes de Lisboa, fartos de sucessos! Contem-nos dos insucessos, que esses sim terão certamente muito peso na divida astronómica da Câmara Municipal de Lisboa à banca. A quem se assacam responsabilidades? Á classe politica e às hierarquias na sua maior parte de nomeação política? Teixeira dos Santos delegou-lhes a responsabilidade de denunciarem os desperdícios !…