segunda-feira, novembro 06, 2006

.



Plano Director de Lisboa
Apresentação vai ser a 10 de Novembro

O site da CML (fui alertado pelo Cidadania LX: tinha-me passado esta) garantiu na sexta-feira que a 10 de Novembro vamos ter o PDM. Segue-se uma série de reuniões sectoriais entre 16 de Novembro e 21 de Dezembro. Mais: «A discussão e votação da proposta na Assembleia Municipal deverá acontecer em Dezembro de 2007. Só no ano seguinte será possível submeter o plano a ratificação do Conselho de Ministros e proceder à sua posterior publicação».
Diz o Cidadania: ainda dois anos sem plano. Mas não é verdade. Lisboa tem um Plano Director Municipal de corpo inteiro. Está em vigor. E tem de ser respeitado. O PCP, por exemplo, já tem em Tribunal oito processos contra a CML por desrespeito do PDM. E nalguns casos o MP já lhe deu razão. Como tem de ser.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

ao contrário do q algumas sumidades deste país têm afirmado, o actual PDM, não é assim tão mau como isso.
com todos os erros que tem, com muitas hesitações naturalmente, tem sido um obstáculo a que muitas aberrações por aí pretendidas tenham sido aprovadas.
vamos lá ver se, para não fugir á regra muito actual, á custa de tanto querer mudar, não deitamos fora o menino com a água do banho...
fiquemos esperando muitos e especializados comentários das tais sumidades...
um abraço
gac

Anónimo disse...

Caro JCM
Obrigado pela menção.
Claro que existe PDM, só que o que existe dá muitas folgas ao "contorcionismo" da CML e dos promotores... como se vê pelos atentados urbanísticos que se vai fazendo por essa cidade, inclusive desde o início de entrada em vigor deste mesmo PDM, o que é sintomático quanto ao nenhum interesse que a CML vê nele, antes o considerando um empecilho ao "progresso" de Lisboa.
Espera-se que o novo PDM não permita tais coisas. Aguardemos...
Abraços
Paulo Ferrero

Anónimo disse...

caro paulo ferrero:
o problema é q há muitos atentados urbanísticos aprovados com a cobertura (falsa) do PDM;
o problema é q há dirigentes municipais que mentem quando dizem q tal ou tal empreendimento estão de acordo com o PDM;
o problema é q o poder judicial é pouco conhecedor nesta matéria e não dispõe de peritos;
o problema é q os interesses do capital financeiro e da especulação se sobrepõem a toda a nossa argumentação técnica;
o problema é q há muita gente a comer da gamela do imobiliário...
arrisco a vaticinar q infelizmente o próximo PDM não vai resolver nenhum destes problemas. antes pelo contrário, vai contribuir para o seu agravamento (agravamento para a cidade claro).
um abraço.
gac

Anónimo disse...

li que no relatório do pdm se diz que a revisão começou em 2003. em abono da verdade devo esclarecer que a revisão se iniciou em 1999 no departamento de planeamento esrtatégico da cml, que dirigi, tendo sido produzido um relatório preliminar com propostas de actuação em 2001. não teve qualquer andamento por parte da administração municipal da altura.
um abraço
Guilherme Alves Coelho