sábado, novembro 04, 2006

.


Lisboa
Unanimidade do PSD / AML em torno de PTC, bye-bye!


Agora é o grupo de deputados municipais do PSD que se mostra dividido. Porquê? Por causa de um comunicado distribuído à imprensa na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa do dia 23 de Outubro. Há quem diga (e é verdade) que não teve conhecimento e que o texto não foi discutido.
O comunicado apoiava Paula Teixeira da Cruz (PTC) contra Maria José Nogueira Pinto.
Que análise que, do ponto de vista político, se pode fazer, à parte questões pessoais (o PSD é um partido de facções, como se nota: sá-carneiristas, ninguém se atreve a não ser; balsemistas, poucos; cavaquistas, quase todos; barrosistas; santanistas; mendistas… e dei lá mais o quê – cada qual com seu feudo e com direito a servidão)?

De tudo isso e do que leio hoje na imprensa, concluo o seguinte:

- Unanimidade do PSD / Assembleia Municipal em torno de PTC, bye-bye.
- Incidentes destes são um acepipe para alguns, que não se coíbem de aproveitar a ocasião – mesmo que com isso dêem um empurrão e salvem por mais um tempo a estabilidade da coligação. É que nem todos os que estão agora contra PTC querem e aceitam a coligação com o CDS/PP, pelo que se vai percebendo.
- O que tudo isto deu foi uma declaração de solidariedade de Carmona Rodrigues a Maria José Nogueira Pinto (MJNP) e maior aparente coesão na coligação em sede de CML.
- Concomitantemente, por razões de agendamento da matéria em Ordem de Trabalhos da CML, a proposta da Baixa-Chiado aparece assinada por Carmona enquanto Presidente da CML e por MJNP enquanto vereadora com esta delegação específica – uma matéria que devia ser tratada por Gabriela Seara – que detém o pelouro do Urbanismo –, não fora a exigência de mais competências por parte de MJNP há dez meses atrás… Ora este reforço formal do peso do Plano da Baixa, e portanto de MJNP, acontece ao mesmo tempo que pairam no ar esta polémica e esta divisão dentro do PSD (e talvez sobretudo por via do calendário que MJNP sabiamente tem imposto como se de um relógio político se tratasse).
- O CDS/PP aparece agora mais coeso do que antes, ao nível local de Lisboa, e mais coeso do que ao nível nacional. Um exemplo: no mesmo dia, na mesma edição, a de hoje, o ‘DN’ reporta declarações de Telmo Correia apoiando MJNP e, noutro ponto, declarações de guerra do mesmo Telmo Correia contra Ribeiro e Castro.
- PTC: «NP é que quer romper a coligação».
- NP: «PTC quer eleições para se candidatar à Presidência da ML».
- PTC: «Nunca me candidatarei a Lisboa».
- NP: «A coligação é na CML e não na AML. Por isso não está em risco».
- PSD: «Entendam-se lá. Olhem que mesmo que acabe a coligação não haverá eleições antecipadas».
- Ângela Silva, ‘Expresso’, fantasiando: «Se a coligação acabar, o PSD não põe de lado entender-se com Gaioso», agora sem a confiança política do PS / Lisboa. Isto não tem pés nem cabeça, acho eu. Leia o meu post de hoje aí em baixo.

Nota
Não deixe de visitar sempre os blogs lisboalisboa2 e lisboalisboa3. Vale a pena. Como alguém já escreveu: «sempre bem informados»...

.

11 comentários:

Anónimo disse...

A democracia constrói-se pela divergência e o PSD e PS como grandes partidos têm essa divergência.O PSD com cerca de 55 deputados municipais e o PS com cerca de 30, já o PCP , BE; PP e PEV não pode se dividir pois a sua expressão é muito próxima da unidade. De referir até o exemplo do SR. deputado da Freguesia da Madalena,Jorge Ferreira, que entra na AML assina o ponto e saí. Tenham vergonha. Pela boca morre o peixe!

Anónimo disse...

Este comentário anterior faz sentido. De facto o Sr. assessor Carlos Mendes podia sugerir a referido presidente de Junta a sua substituição legal, que penso seja possível.

Anónimo disse...

e o presidente da CAMARA,nâo falta?

Anónimo disse...

falta, mas faz-se representar..

Anónimo disse...

O presidente da Junta da MAdalena é uma vergonha para a cidade. Ainda há pouco tempo, a CML tinha quase resolvida a situação dos moradores do nº 151 da Rua da madalena, e este senhor foi "meter o bedelho" e no que deu? Agora está tudo parado, graças a esse senhor

Anónimo disse...

Vergonha para a cidade é este exucutivo,não tem capacidade para resolver os graves problemas com que a cidade acorda todos os dias.

Anónimo disse...

faz-se reprentar?vejo a cadeira vazia.

Anónimo disse...

O problema é que na bancada do PSD estão algunes amiguinhos do Filipe de Gaia e querem que a Paula se dê mal. Mas a sorte de Lisboa é que a Paula é mais inteligente que eles todos juntos. Sabe que a divergência de alguns não resulta de convicções nem de posições fundamentadas, pois não passam de mostrar serviço e fazer favores ao chefe à espera de reconhecimento futuro. Podem esperar sentados!

Anónimo disse...

Há gente que não percebe mesmo nada.
A PTC quer fazer cair a câmara. Até o Marques Mendes já percebeu e já teve de intervir para sossegar os ânimos dela! Vejam o Expresso deste fim de semana!

Anónimo disse...

Ao anónimo 8
Como é que o Filipe da Gaia (carago!) conseguiu fazer passar 2 ou 3 apoiantes pelo crivo do 'preto' que limpou tudo o que 'cheirava' ao homem do norte?
Ou o 'preto' é parvo, ou o Filipe tem apoiantes muito bons, que conseguiram disfarçar tão bem. Coloque aqui os seus nomes e eu propô-los-ei para o SIS...

Ih!ih!ih!ih!ih!

Anonimo com humor

Anónimo disse...

ó josé carlos! então você anda para aí a dividir o psd e o cds em vez de andar a tomar conta dos seus camaradas? que vergonha josé carlos!
bem feito. quem o manda ser ingénuo e andar a dar guarida a propaganda partidária gratuita?.
lembre-se: benzina para tirar nódoas anónimas.
um abraço
gac