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Lisboa
Circular das Colinas divide
Nem a maioria se entende entre si
A Circular das Colinas, prevista como elemento central no plano da Baixa-Chiado, afinal não recolhe a unanimidade nem sequer dentro do PSD e da maioria que este partido mantém com o CDS/PP. Quem o diz é Ana Henriques no ‘Público’ de hoje, que esteve nas conferências de imprensa de ontem à tarde mas mal ouviu os argumentos de Dias Baptista e de Ruben de Carvalho, cujos nomes desconhecerá(?) e que, da oposição – em bloco contra a Circular das Colinas e colocando toda ela em dúvida o modelo de financiamento e por isso a exequibilidade do plano – só ouviu a sério e bem as palavras de Sá Fernandes, cujo nome duplica em três linhas. Coisas… Ai, Ana, Ana... Honra seja aqui feita a Margarida Davim, 'Sol', Filipe Morais, 'DN', Ana Fonseca, 'JN', António Neves, 'Lusa', entre outros, que procuraram registar nomes e também argumentações.
Lisboa
Circular das Colinas divide
Nem a maioria se entende entre si
A Circular das Colinas, prevista como elemento central no plano da Baixa-Chiado, afinal não recolhe a unanimidade nem sequer dentro do PSD e da maioria que este partido mantém com o CDS/PP. Quem o diz é Ana Henriques no ‘Público’ de hoje, que esteve nas conferências de imprensa de ontem à tarde mas mal ouviu os argumentos de Dias Baptista e de Ruben de Carvalho, cujos nomes desconhecerá(?) e que, da oposição – em bloco contra a Circular das Colinas e colocando toda ela em dúvida o modelo de financiamento e por isso a exequibilidade do plano – só ouviu a sério e bem as palavras de Sá Fernandes, cujo nome duplica em três linhas. Coisas… Ai, Ana, Ana... Honra seja aqui feita a Margarida Davim, 'Sol', Filipe Morais, 'DN', Ana Fonseca, 'JN', António Neves, 'Lusa', entre outros, que procuraram registar nomes e também argumentações.
Em todo o caso, leia os extractos do 'Público' que nesta parte acrescenta mais-valia à matéria (elogio por essa razão para a autora) e que por isso mesmo aí lhe deixo. Referem-se às dissenções entre vereadoras do PSD e destas, claro, com Maria José Nogueira Pinto por causa da Circular das Colinas.
«Apesar do seu voto favorável ao documento, Marina Ferreira faz questão de frisar que os vereadores apenas se comprometeram com o princípio geral de reduzir o tráfego na Baixa, e não com as soluções concretas apontadas pelos autores do estudo, como a construção da chamada "Circular das Colinas".Ligando a Infante Santo ao Vale de Santo António, a via implica a construção de vários túneis, nomeadamente no atravessamento da Estrela e da Penha de França. Integrando uma série de artérias já existentes (Av. Álvares Cabral, Largo do Rato, Alexandre Herculano, Conde de Redondo e Rua de Angola, por exemplo), a sua construção é vista pelos autores do projecto como indispensável ao sucesso do plano de revitalização da Baixa-Chiado que gizaram».Para Marina Ferreira «a mobilidade em Lisboa tem de ser vista a uma escala metropolitana, e o local certo para fazer isso é o Plano Director Municipal ou até o planeamento estratégico. Só depois de traçados os grandes objectivos a nível da mobilidade nos podemos debruçar sobre as soluções".
Ana Henriques escreve que Gabriela Seara garante que «a Circular das Colinas vai mesmo por diante e que as únicas dúvidas que existem dizem respeito ao seu traçado e à forma como passará nalguns pontos da cidade - em túnel ou à superfície, por exemplo».
«Apesar do seu voto favorável ao documento, Marina Ferreira faz questão de frisar que os vereadores apenas se comprometeram com o princípio geral de reduzir o tráfego na Baixa, e não com as soluções concretas apontadas pelos autores do estudo, como a construção da chamada "Circular das Colinas".Ligando a Infante Santo ao Vale de Santo António, a via implica a construção de vários túneis, nomeadamente no atravessamento da Estrela e da Penha de França. Integrando uma série de artérias já existentes (Av. Álvares Cabral, Largo do Rato, Alexandre Herculano, Conde de Redondo e Rua de Angola, por exemplo), a sua construção é vista pelos autores do projecto como indispensável ao sucesso do plano de revitalização da Baixa-Chiado que gizaram».Para Marina Ferreira «a mobilidade em Lisboa tem de ser vista a uma escala metropolitana, e o local certo para fazer isso é o Plano Director Municipal ou até o planeamento estratégico. Só depois de traçados os grandes objectivos a nível da mobilidade nos podemos debruçar sobre as soluções".
Ana Henriques escreve que Gabriela Seara garante que «a Circular das Colinas vai mesmo por diante e que as únicas dúvidas que existem dizem respeito ao seu traçado e à forma como passará nalguns pontos da cidade - em túnel ou à superfície, por exemplo».
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10 comentários:
tipico de quem gere a camara como se fosse uma mercearia (e isto é uma ofensa às mercearias). A Sra Vereadora acha que a única dúvida é o traçado e as soluções de construção.
E isso não é tudo. Decidiram que fazem. Ainda não sabem como. Mas decidiram que fazem. Fabuloso.
Planos, planeamento, o que é lá isso.
Mas digam-me lá uma coisa que ainda não percebi - exactamente o que é que foi aprovado?
Como é que é possível o Professor Carmona Rodrigues deixar que o atem a uma coisa que não se sabe bem o que é, quanto vai custar, o que implica? Pôrra, é mesmo preciso não perceber corno de política. Vai enterrar o PSD!
enterrado já ele está. Entregue à ambição de vereadores e respectivos nomeados. Cegos pelo poder e pelo que opder lhes pode dar, mesmo que a prazo.
Triste sina a de Lisboa.
Sou muito amigo pessoal da Ana Henriques e ela sabe-o.
Criticar é uma coisa, ofender é outra. Isso, aqui, não pode acontecer, como tenho repetido.
Todos os comentários que se referiam a ela vão ser apagados e ficam gravados em meu poder.
E nem sequer me dói a alma por apagar, nestas circunstâncias.
Tenham mas é calma.
Usemos o blog para coisas elevadas e dexemo-nos de coisas miudinhas que não servem a Cidade. Ok?
Obrigado.
a censura escolhe os argumentos que lhe dão mais jeito para ser exercida! Agora não se pode criticar uma amiga jornalista que utiliza mal a sua profissão para tomar partido político?
O SNI precisaria de si!
O lápis azul poderia regressar, mesmo qu fosse só para defender os amigos! Não acha?
Claro que não! Nunca o admitirá! Mas que faz censura, com este pretexto - o da amizade -, lá isso faz!
Por acaso, até vi pelo menos um dos comentários e pensei cá para mim: o zé carlos devia apagar isto. É que insultava mesmo a jornalista - que nem conheço.
Não acho censura.
Um blog, para manter as coiisas num registo de dignidade, e não cair na lama que se vê por aí, tem de ter mão de ferro.
Ainda se as pessoas assinassem, a responsabilidade podia ser delas. Mas ainda agora li um dia destes que lá para não sei onde um blog foi levado atribunal por injúrias.
Eu apoio esta parada de dignidade que o zé carlos mantém.
Se não, nem abria o blog - como eu e outras pessoas amigas já não abrimos alguns (por exemplo um de Oeiras) que líamos todos os dias no gozo.
o debate da circular das colinas está deslocado. é obvio que substituir o atravessamento nascente-poente da baixa pela circular das colinas só pode ser uma opção do pdm. porquê? porque não é uma questão local ou de pormenor. é uma opção de fundo. repare-se que o actual pdm tem um túnel no terreiro de paço, o que por sinal, me parece mais aconselhado.
caro Zé Carlos: faça favor de colocar o projecto de plano no seu site para nós irmos comentando, ok?
um abraço
gac
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