terça-feira, fevereiro 27, 2007

Lisboa: Alto da Ajuda


Plano de pormenor ainda em actualização

JAC, no ‘Público’ de hoje: «Estado vende terrenos para urbanizar na zona envolvente do Palácio da Ajuda / 27.02.2007, José António Cerejo / Sete anos após a venda ao desbarato de 27 mil m2 quadrados de terrenos que se destinavam a requalificar a envolvente do palácio, o Estado prepara-se para vender o que ali lhe resta / A Quinta do Seminário, um espaço murado de 21.200 m2 existente a sul do Palácio Nacional da Ajuda e que era uma peça central do plano de salvaguarda da zona, elaborado há quase 20 anos, vai ser vendido pelo Estado. Um anúncio publicado nos jornais de sábado não deixa dúvidas: os terrenos, situados entre as ruas do Guarda Jóias e Dom Vasco, destinam-se a construção.»
Foto: Ivo Gomes (Palácio Nacional da Ajuda).
Construção: 1796

1 comentário:

Anónimo disse...

já o disse publicamente e repito:
há que impedir que o estado ou as câmaras vendam qq terreno sem que para o local se saiba com exactidão o que lá se pode construir. porque esta é a única forma de se saber quanto vale.
e isso, por vezes, só é possível após a aprovação dos respectivos instrumentos de planeamento. porque também só assim se pode saber se esse espaço ou edifício continuará ou não a ter interesse para o estado ou município.
para quem pensava que o processo parque-mayer era uma excepção aí tem a prova de que este método já está há muito interiorizado por alguns governantes.