quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Sócrates e a mensagem

Haverá erro ou verdade na mensagem?

Será o Governo que está a governar mal - para que se juntem aos 30 mil em torno de um serviço de urgências lá para o Norte, a lembrar a fibra dos antepassados daquele povo de meados do século XIX: Patuleia, Maria da Fonte etc.? Ou será que Sócrates está a governar muitobem, mas os tipos que fazem o marketing são burros que nem casas?

Esta dúvida metódica atormenta.


1
LNT, no Tugir: «Se a mensagem fosse correcta, ter-se-ia hoje ouvido dizer que o Governo ia apresentar na AR um plano de reestruturação da segurança para garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Assim como se deveria, em tempos, ter falado na reestruturação das urgências/emergências, na melhoria dos cuidados prestados nas maternidades, na melhoria das condições de ensino, etc., em vez de se anunciar a destruição e o encerramento deste ou daquele serviço.
As reformas têm de se fazer para atingir, com os recursos disponíveis, eficácia e eficiência.
Destinam-se a construir. Destinam-se a melhorar, não a prejudicar.
A questão tem estado sempre na mensagem e na forma como é transmitida e ninguém me convence que o problema é só da comunicação social. Perece, isso sim, resultar da estratégia errada como é transmitida à comunicação social».

2

A menos que…a mensagem esteja certa e a realidade não seja a dos desejos de LNT.
É que me parece que se pode admitir, em cúmulo, ainda outra hipótese: que exterminar seja mesmo o objectivo. E que afinal a mensagem seja adequada ao objectivo… Simples, meu caro Watson.

1 comentário:

Anónimo disse...

aí segue uma curiosidade histórica para ajudar a compreender.
uma passagem do livro " a crise da democracia", da universidade de nova yorque, de 1975, citada numa reunião da comissão trilateral pouco tempo depois:
"o igualitarismo e as pressões resultantes da participação das massas têm aumentado o hiato entre as promessas e a expectativa (do seu cumprimento)."
ou seja, a falta de eficácia dos governantes é atribuida ás exigências descabidas das massas...
ainda há dúvidas?