.
Lisboa
Demagogia feita à maneira
A CML prepara-se para assobiar para o lado em grande estilo: uma autarquia sem um chavo vai pagar seguros de vida – o que acho muito bem –, aos miúdos que venham a nascer na Cidade a partir de 1 de Janeiro de 2008, desde que os pais residam em Lisboa. Quem faz o anúncio é Carmona Rodrigues hoje no ‘DN’. "Este projecto insere-se numa política social que pretende incentivar a população jovem a fixar-se em Lisboa e assim criar condições de competitividade na cidade", disse o autarca. E justifica: "Queremos assumir um papel predominante na política de apoio à família".
O tema faz manchete no ‘DN’ de hoje, meus. Hoje que é o dia da sessão de Câmara em que toda a oposição vai pisar em cima do que aconteceu na terça-feira no Fórum Roma.
Quem é que anda a dizer que nos Paços do Concelho falta prática política? Aprendam, mas é. Quem foi que falou de truques palacianos?
.
7 comentários:
Esqueci-me das aspas no título - que, naturalmente, fui roubar à canção.
Sorry.
Perguntam-me por que razão aludo à demagogia.
Explico:
1. Toda a gente percebe que há aqui uma fuga para a frente e que este é um truque de marketing desencantado à pressão no momento de apertos vários em que a CML está mergulhada.
2. Mas, muito pior: então e as casas municipais em mau estado em que as criancinhas vão nascer e ter ainda mais problemas de saúde?; então e os parques infantis em degradação, onde as criancinhas têm de brincar para serem saudáveis?; então e os polidesportivos sem condições pra que elas pratiquem um desporto sa~udável?; então e uma política desportiva para «mente sã em corpo são»?; então e as escolas em estado miserável?; então e a alimentação nas escolas? etc. etc. - isso também são obrigações da CML, e já estão em défice há muito tempo.
Esta pólvora agora descoberta soa muito mal, neste quadro e até neste momento.
Desculpem qualquer coisinha...
ó seu ingénuo. então se tudo isso estivesse a funcionar como é que se davam esmolas?
É realmente tudo demagogia. Quais casas se vão vender a 50% do valor de mercado. Ninguém sabe. Património disperso devoluto . Há anos que ouço falar em tal património e nunca ninguém fez uma lista nem as existências nem do estado de conservação. E como é a venda? a Câmara primeiro faz as obras ou nem por isso. Estou curiosa de ver no concreto a tal proposta.
A Camara começou a vender as casas de habitação social aos inquilinos vendeu uns milhares em 2005 e 2006 e agora a empresa que as vende diz que está tudo suspenso por ordem do Vereador Lipari até nova ordem. Tenho colegas que tinham empréstimos bancários já aprovados e agora nem sabem quem lhes paga as despesas que tiveram e caducaram por via do Sr. Vereador não dizer se é para continuar ou não.
Realmente na mesma reunião tanta coisa"boa" anunciada. Como se diz na minha terra quando a esmola é grande o santo desconfia.
Não tem de quê! De facto uma proposta destas vinda do actual presidente da Câmara incomoda muito. De facto, pelas razões que apresenta ficamos a saber que o direito à Saúde tem muito menos valor para a esquerda do que imaginávamos. Li que nesde último ano se atingiu os 99% das crianças de Lisboa que têm direito a alimentação no Ensino básico, que foram disponibilizados €30 milhões para reabilitação do parque escolar; novas 7 piscinas em locais tão insuspeitos como Moscavide, Marvila; Ameixoeira; Campo de Ourique, Casal vistoso, enfim... nas suas palavras parece que a degradação de Polidesportivos, Piscinas e escolas aconteceram apenas nos últimos anos. Isso sim é demagogia! Por momentos, fez-me lembrar um outro, que foi para outras paragens, que num rasgo iluminado disse: - " não haverá novo aeroporto enquanto houver listas de espera nos Hospitais".
O problema não são os numeros apresentados em abstrato são a forma como são aplicados. Das tais casas falaremos daqui a algum tempo quanto ás crianças :
é assim a Deco fez há pouco tempo um estudo em que indicava que nas nossas escolas primárias (responsabilidade Municipal) as crianças comem mal.
Quanto ao Parque escolar é só dar uma vista de olhos por essa cidade fora e ver como estão as escolas e os recreios . Quanto ao prolongamento do horário das escolas a Cãmara segundo se dise na ultima reunião da AM não pagou á empresa que prestava esse serviço tendo essa empresa sido substituida por uma associação da qual faz parte um Vereador da Câmara, não estou a inventar ouvi isso na AM.Quanto ás piscinas parece que a visita do PR hoje á do Oriente diz tudo.Não posso deixar passar em branco o facto do que se diz aí no ultimo post. A saúde não é querida para a esquerda? Essa agora quem neste país lutou pelo serviço nacional de saúde,mas não é dando um seguro de saúde ás crianças que elas serão mais saudaveis , um estudo de hoje diz que temos as crianças mais infelizes e com a maior falta de escolaridade dos países comunitários . Daqui para a frente serão isto tudo mas com um seguro de saúde dado pelo Senhor Presidente da Câmara num dia em que precisava desesperadamente de qualquer coisa que lhe fizesse subir a credebilidade junto dos Lisboetas.
O estudo da Deco é sobre o pré-escolar no grande Porto e na GRANDE LISBOA, o que não propriamente "Lisboa"´, e é de novembro de 2006. Como recebo em casa, aproveito para destacar :
“Embora o funcionamento da maioria das cantinas não tenha apresentado problemas, algumas das falhas encontradas merecem reparos importantes”, alerta a DECO PROTESTE. Enquanto alguns defeitos são estruturais e, por isso, difíceis de resolver, como a realização de obras (nas instalações sanitárias para os funcionários da cantina, por exemplo), outros têm fácil resolução. Por vezes, é uma questão de implementar maior disciplina na gestão dos procedimentos, como na limpeza das cozinhas, armazéns, vestiários e sanitários e na lavagem do equipamento e utensílios. A lavagem e desinfecção das mãos podem fazer a diferença. Cabe ao Conselho Executivo de cada escola assegurar todas estas práticas.
A lei dos requisitos necessários ao bom funcionamento da restauração é bastante completa. Por isso, é essencial que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica continue a assegurar uma fiscalização eficaz neste sector. " Existem pois, entidades que fiscalizam, analisam a qualidade da alimentação, com profissionais experientes. Mas os dados são dados, em 2006 99% das crianças passam a ter refeição - com garantias de qualidade por entidades idóneas - no ensino Básico. repito "99%" - Isso é bom? ou nem por isso?.
Efectivamente os valores per si não dizem nada. A sua aplicação será avaliada por quem de direito - os eleitores. E essa avaliação tem um momento - as eleições. Agora dizer, hoje, que é demagogia que é Marketing, tem tanta credibilidade como os valores só por si.
Se existe algum Vereador que esteja associado a uma empresa que presta serviços para a Câmara e se alguém na AM o disse, só tem uma obrigação : Denunciar!
Ter um seguro de saúde é negativo? Os pais poderem levar o seu filho a um hospital qualquer sem ter que ir para as "excelentes" urgências dos hospitais públicos ou dos "eficientes" Centros de Saúde não devia ser um direito de todos sejam do bairro da Boavista ou de Belém?
Os dados do estudo da UNICEF de hoje são de Portugal e os conjunto de critérios de análise são diversificados. Acho pouco sério projecta-los para Lisboa e daí tirar as conclusões que pretende.
Enviar um comentário