quarta-feira, março 16, 2005

Jornal das 11 / 16 de Março

Notas prévias

1. Sócrates prevê quatro meses de tréguas dentro do PS. É um exagerado. Cá para mim, as guerras já começaram e ele bem o sabe. Nota-se de fora, e sem binóculos. E não é só por causa das autárquicas. Mas esse vai ser um dos pratos fortes, que já começou a ser servido neste banquete, neste festim que se aproxima (ver adiante). É uma «pecha» do PS que sempre foi assim, e da qual sempre me dei conta, a começar lá pela minha casa paterna de antanho…
2. Bem-vindas, Secretarias. Lisboa vai ser anfitriã de uns turistas muito especiais. As Secretarias de Estado que Santana Lopes tinha «deslocalizado» estão de regresso. Não chegaram a aquecer o lugar, lá por andaram, em seis cidades espalhadas pelo país. Agora retornam à cidade-mãe. Bem-vindas.


Câmara

Ainda esta semana vai ter lugar uma sessão da CML. A primeira já com Pedro Santana Lopes (PSL) a presidir. É na sexta-feira, às 10.30. Vai voltar a pergunta de sempre: é ou não é aberta à comunicação social? Vá, comecem a telefonar e a perguntar (-me?). 'Malandragem', como diz o outro...

PSL quer prestar contas

É ou não é louvável que um candidato eleito queira prestar contas? De todas as expressões do primeiro comunicado do (de) novo presidente da CML, respigo uma: aquela em que Santana Lopes diz que quer «cumprir o programa sufragado em 2001», ou seja: afinal quer mesmo prestar contas aos lisboetas em relação ao que prometeu há três anos e tal na campanha eleitoral.

Candidaturas a Lisboa

Consta que, da parte do PS, os cabeças-de-lista mais prováveis são, por esta ordem, Ferro Rodrigues ou Manuel Maria Carrilho. Mas há quem me afiance que é cedo para ser tão assertivo. Que essas duas candidaturas se anulam uma à outra e que pode estar a surgir uma terceira via, já em negociação ao mais alto nível. E não é ao nível João Soares, segundo julgo saber.

Registo

Saúdo o jornal «A Capital» pelo reaparecimento da editoria de «Local». Com as autárquicas na calha, era a altura certa para esta experiência. Bom trabalho e um abraço às editoras, Ana Gomes Oliveira e Ana Kotowicz.

Actividades juvenis em São João

A junta de freguesia de São João comunica que há ali actividades da Semana da Juventude até 2 de Abril e que a 9 desse mês vai fazer entrega de prémios na sede da junta. A 19 de Março há um peddy-paper. A 20, um torneio de ténis de mesa. Outros exemplos: jogos florais até 21, semana radical até 24. Informe-se pelo mail juntafreguesiasjoao@mail.telepac.pt

Um ‘blog’ a menos

Há malta nos ‘blogs’ que se farta depressa. O «porlisboa», nascido há meia dúzia de dias, já se despediu: «Confirmado! Está confirmado o regresso de Pedro Santana Lopes à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, pelo que este blog deixou de ter razão de existir. Queremos deixar um agradecimento àqueles que ao longo de 2 semanas colaboraram e participaram, discutiram e debateram os méritos de tal regresso.Obrigado! Por Lisboa, sempre.»

Lembram-se do «sr. Silva»?

Ontem de manhã, no Rádio Clube Português, o comentador Nuno Rogeiro, que se dava como tão amigo do dr. Santana Lopes («o meu amigo dr. Santana Lopes», e tal), quando perguntado sobre a sua opinião acerca do regresso de Santana à CML, surpreendeu-me pelas palavras usadas: «a pessoa em causa» para aqui, «a pessoa em causa» para ali e tal… Parecia Alberto João Jardim há uns tempos a referir-se a Cavaco Silva como «o sr. Silva».

Pelouro das Finanças da CML

Se de facto Fontão de Carvalho não aceitou o pelouro das Finanças ao serviço de Santana como o tinha aceitado ao serviço de Carmona, colocam-se de imediato duas questões:
1. Em que situação fica?
2. Quem fica com o pelouro?
Há comentários entre jornalistas acerca desta saída airosa tais como: «Um bom pretexto para saltar de um barco que se está a afundar a olhos vistos».
Mas Fontão ainda pode reconsiderar – tenho cá uns botões que andam a conversar comigo neste sentido.
É que as envolventes destas coisas são muito, diversificadas e, às vezes, nada inesperadas e até muito óbvias.
Mas pode ser que sim, que Fontão rejeite o pelouro. Sei lá.
Em todo o caso, que raio de momento para largar o pelouro, agora que tinha pronto um orçamento para levar à sessão da CML e depois à Assembleia…


Reformados colaboram no ‘blog’

Há centenas de milhares de reformados em Lisboa, como há dias aqui referi. A esse propósito, respigo algumas linhas de um texto do MURPI, o Movimento dos Reformados, apresentado ao governo anterior, aquando da elaboração do Orçamento de Estado: «Dos 2,6 milhões de reformados, pensionistas e idosos, receberão este formidável «aumento» de 50 cêntimos/dia cerca de 400 mil pessoas, que também são de carne e osso, e que têm despesas muitas vezes maiores de medicamentos e de assistência médica, hospitalar, etc..
As nossas reivindicações
são mais do que justas!
Perante estes cenários, que legitimidade tem o Poder para recusar aos Reformados aumentos dignos?
Eis pois a nossa reivindicação, mais do que equilibrada: 27 euros para o regime não contributivo e contributivo até 15 anos; 22 euros: regimes contributivos até 30 anos; 17 euros: regimes contributivos de mais de 30 anos.
Estamos fartos de passar mal. Parem com esta política! Exigimos aumentos dignos.»
Estas reclamações, então levadas ao Governo de Santana Lopes, devem constituir um aviso ao governo Sócrates, sugiro eu. Maria Vilar, dirigente nacional do MURPI, garantiu-me já hoje que, na Assembleia Geral do dia 19, vai ser apresentada uma Carta Reivindicativa para ser entregue na Assembleia da república aquando da discussão do Programa de Governo. Esperemos para ver se se há ajustamentos.