segunda-feira, março 14, 2005

Jornal das 11 / Dia 14 de Março

Túnel e Metro

O Partido Ecologista Os Verdes vem agora também juntar-se ao coro dos que reclamam que seja concluído o processo de avaliação dos impactes ambientais do Túnel do Marquês, que o governo Santana Lopes interrompeu abruptamente.
Por outra parte, e ainda em relação ao mesmo Túnel, Fernanda Ribeiro, no «Público», publicou aquilo de que já se falava: que o Túnel do Marquês obrigou a alterações da programação da obra de prolongamento da chamada Linha Vermelha do Metro (Alameda/São Sebastião). Os atrasos deram já direito a uma indemnização à empresa construtora no valor de 2,6 milhões de euros.
Arrota, Estado! Arrota, cidadão!

Zona ribeirinha

À atenção do novo ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território:
1. A degradação progressiva da zona ribeirinha de Lisboa, desde Algés/Pedrouços até à zona da Expo é por demais evidente.
2. As carcaças do que já foram empresas de renome por ali permanecem. Um ou outro bar, discotecas, restaurantes, pequenas ocupações espaciais não retiram nada do que se teme: que a orla do Tejo esteja a ser cobiçada por grandes investidores – alguns dos quais, aliás, já deram fortes sinais.
3. Por exemplo, ali para os lados da Praça da paz (a da Pomba colorida, está a ver?). 4. Mas o que é facto é que quase toda esta zona se encontra em degradação acelerada.

Já reparou?

Lembra-se dos cartazes gigantescos da CML a perguntar-nos: Já reparou como a sua rua está bonita? Já reparou que pusemos aqui 50 árvores? Etc.. Lembra-se?
Pois bem. Sugiro à CML que coloque uma nova rede desses ‘outdoors’ mas com perguntas como estas:
1. Já reparou que parámos as obras de reabilitação do Jardim da Estrela que já deviam estar prontas em Setembro? E sabia que nem sequer demos uma explicação nem ao menos ao presidente da junta da Lapa, que até é nosso aliado na coligação de direita? E que não fosse… não ligamos a esses ‘piquenos’… mesmo que tenham idade para ser nossos avós…
2. Já reparou que deixámos degradar o Pavilhão Carlos Lopes, o fechámos e ainda lançamos as culpas para cima do João Soares e da sua antiga coligação… do século passado?
3. Já reparou como deixámos degradar completamente o Parque da Bela Vista, que tinha custado uns milhões?
4. Já reparou que com a nossa fúria de construir o malfadado Túnel do Marquês demos cabo do programa de construção do túnel do Metro, o que já obrigou o Metro (ou seja: o Estado, ou seja: nós todos) a indemnizar a empresa construtora em vários milhões (milhões de euros)? 5. Já reparou que fizemos do seu bairro um bonito recanto do Iraque? As casas foram demolidas, o entulho continua aí, a paisagem melhorou significativamente… Já reparou? Já?