quarta-feira, março 02, 2005

Túnel

Antes de mais, acrescento uma informação ao que atrás ficou escrito sobre a obra do Túnel do Marquês: o Tribunal de Contas decidiu fazer uma fiscalização concomitante à obra. É bom lembrar isso.
Ontem um taxista surpreendeu-me duplamente: pelo nível de informação sobre o túnel do Marquês e por ter uma posição forte contra a obra por razões técnicas bem explicadinhas. Explicou-me tudo: que a inclinação era demasiada e perigosa, que o túnel estava a poucos centímetros do Metro, que se um dia há um pequeno tremor de terra pode ser o diabo, que se um camião fura um tubo dos travões vai ser uma chacina etc. etc.. E garantiu-me, sem me conhecer de lado nenhum: «Eu nunca vou entrar naquele buraco, mas nunca mesmo». E mais adiante: «Isto foi a pior ideia daquele homem» (claro que se referia a Santana Lopes).
Achei que era dose forte de mais e perguntei-lhe: «Então o senhor está todo satisfeito por o Sócrates ter ganho as eleições». Resposta surpreendente: «Eu? Não, senhor. Nem sequer fui votar».
A conversa continuou até ao meu ponto de destino e dei comigo a ter pena de que pessoas esclarecidas sobre túneis, depois não votem…
Mas lá que o homem está assustado com o buraco do túnel, disso não restam dúvidas. E está bem informado.