segunda-feira, março 21, 2005

Jornal das 11 / Dia 21 de Março

Lisboa: primeiro o que é primeiro

Sabemos agora oficialmente várias coisas sobre as candidaturas à esquerda para Lisboa e Porto.
Primeiro: que no Porto o BE não quer coligação com a CDU e o PS porque a CDU votou não sei o quê com o PSD… Peço ao meu amigo Calos Marques que telefone para lá e diga só o seguinte ao Lopes de lá: «Cala-te com isso, pá. Nós (Bloco) aqui em Lisboa também votámos com o PSD e o PS aquela vergonha do acordo Parque Mayer/Terrenos da Feira Popular. Ajudámos politicamente o Carmona e o Santana e ajudámos financeiramente os empresários envolvidos, com milhões de lucros à custa do erário municipal». E já agora, Carlos, peço que lhe peças só isto: «Tu, está mas é caladinho!».
Segundo: sabemos que estão na calha conversações PS/PCP e certamente também PS/BE, e depois com certeza PS/PCP/BE para lista conjunta a fim de derrotar esta maioria.
Terceiro: da parte do PCP sabemos agora duas coisas: que a coligação, se a houver, deve corrigir as malfeitorias da direita na CML; e que, em primeiro lugar, devem ser discutidos programas de acção e só depois nomes e quotas e lugares.


Candidatos

A Eurosondagem fez mais uma consulta para o «Expresso», a SIC e a Rádio Renascença. Em causa, a comparação de votações para candidatos PS e PSD. Resultados, por esta ordem: do lado do PS: Carrilho, Ferro Rodrigues, Mega Ferreira; do lado do PSD: Carmona, Seara, Santana.
O que a Eurosondagem não sabe é que podem aparecer outras candidaturas, quer de um lado quer do outro…


Candidatura PS

Aleluia! Esta semana da Páscoa vai saber-se quem vai titular a candidatura do PS à CML. Mantêm-se na «poole position», declaradamente, Carrilho e Soares. Ferro diz que não. Mega disse que não. Não digo que não estão. Digo o que leio que disseram.
Mas intuo que pode interferir aqui uma hipótese de «quotas» de solução/compensação. Para a semana falamos.


João Soares

Apaixonado, perdeu/perdemos. Apaixonado quer ganhar Lisboa. Está na corrida: «Eu incluído», disse à Cristina Rita, do «Correio da Manhã». E mais: «A Concelhia de Lisboa do PS nunca foi decente comigo». Mas «faça-se uma sondagem com os nomes todos para ver de quem os lisboetas gostam mais».

PS concelhio

A Rui Arala Chaves, também do «CM», Miguel Coelho, líder concelhio, disse que, em coligação, o PS quer a parte de leão, como titula o jornal: «presidência da CML e a maioria em todos os órgãos, Assembleia e juntas incluídas». Não será muito? Esta Concelhia, está convencida de que o PS ganha sozinho, porque julga que o PSD está morto. Mas não está. E há riscos.

Nível mais alto

A discussão destas matérias, ao que se sabe, sobe ao mais alto nível. E pode abranger vários casos, além de Lisboa e Porto: «as grandes urbes», como disse Mário Soares. Há umas semanas escrevi aqui exemplos: Gaia, Gondomar, Sintra, Cascais.

Art’s, na Parque Expo

O «Expresso»/ Economia da sábado traz a história de um empreendimento na Expo, o Art’s Busness & Hotel Center. Não tem licença de utilização. E pelos vistos vai demorar até que tenha. A menos que o novo vereador responsável pela zona, Fontão de Carvalho, meta mãos à obra e desembrulhe o imbróglio.
O empreendimento pertence a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.
Mas qual é a admiração desta situação? Simples: Hélder Martins, o autor da peça, vem dizer-nos que a Refer, empresa do Estado (portanto: o Estado) está apagar a esta situação ilegal uma renda de 9 milhões de euros em cinco anos de contrato de aluguer para os seus escritórios de engenharia.