segunda-feira, agosto 14, 2006

«Os Verdes» requerem esclarecimentos

Semana da Mobilidade

O meu amigo José Luis Ferreira, deputado de «Os Verdes» dirigiu-se assim à Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa:

Exma Senhora
Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa
Lisboa, 11 de Agosto de de 2006
Exma Senhora Presidente,
Ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar junto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa no sentido de me ser facultada a seguinte informação:
Segundo a Comunicação Social, a ACAM-M, a Quercus e o Fórum Cidadania Lisboa apresentaram, em finais de Julho, uma proposta conjunta de iniciativas para o Dia Europeu Sem Carros, que a Câmara Municipal de Lisboa terá recusado.
Por considerar que a mobilidade assume hoje uma expressão determinante na qualidade de vida e organização das sociedades, a Assembleia Municipal aprovou já diversas recomendações sobre mobilidade, através das quais recomendava à Câmara Municipal que participasse no conjunto de iniciativas internacionais de adesão municipal para a sensibilização, divulgação, experimentação e avaliação da mobilidade e transportes – como sejam “a semana da mobilidade”, “na cidade sem o meu carro”, “walk to school” e outras – com vista à melhoria da qualidade de vida e eficiência do sistema de transportes e da mobilidade e à redução dos impactos negativos dos transportes.
Estas iniciativas para além de constituírem uma jornada de informação, sensibilização e promoção de uma mobilidade alternativa, constituem-se enquanto laboratório urbano para experimentação e avaliação do impacto real de medidas de mobilidade e por fim é um momento de avaliação da situação e do impacto ambiental e urbano nas cidades resultante da mobilidade e dos transportes.
Considerando, porém, que estas iniciativas, porque alteram rotinas, porque confrontam conceitos sobre qualidade de vida, conforto e outros, nem sempre recolhem uma adesão imediata por parte das pessoas, sobretudo se essas iniciativas não forem previamente objecto de fortes campanhas de informação e sensibilização,

Requeiro nos termos regimentais aplicáveis a seguinte informação:
1 – Que iniciativas vai a Câmara Municipal de Lisboa promover no âmbito da Semana da Mobilidade?
2 – E no dia Europeu Sem Carros?
3 – De que forma pondera a Câmara Municipal de Lisboa proceder à divulgação prevista dessas iniciativas?

José Luís Ferreira
Agrupamento Municipal “Os Verdes”

Sem comentários: